Notícias

Professora de SAAI cria estratégias para o desenvolvimento do currículo escolar no ensino regular

Cada aluno com deficiência acessa o currículo por meio de estratégias diferenciadas

Publicado em: 06/07/2016 15h48 | Atualizado em: 30/11/2020

curriculo_escolar_ensino_regular_740_x_430.jpg

A Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Maria Aparecida Magnanelli Fernandes da Diretoria Regional de Educação (DRE) Guaianases, desenvolve estratégias de ensino diferenciadas, que favorecem a aprendizagem de todos e todas, e eliminam as barreiras de participação e aprendizagem com os alunos e alunas com deficiência e autismo, de acordo com o objetivo estipulado para cada criança, no Plano de Atendimento Educacional Especializado, elaborado pela professora da Sala de Apoio e Acompanhamento a Inclusão (SAAI).

A professora de Matemática da sala regular e regente da SAAI, Marinélia Alves Rios de Andrade, promove articulações importantes entre o trabalho realizado na SAAI e na sala regular. A atuação colaborativa destes dois agentes permite que as crianças tenham total acesso ao currículo, por meio de recursos e estratégias, como imagens e materiais concretos que auxiliam no aprendizado.

Os Coordenadores Pedagógicos e os professores da unidade em conjunto com Marinélia observam os maiores desafios e barreiras dos alunos com deficiência e elaboram práticas pedagógicas que garantam a participação e o conhecimento em todas as disciplinas e para o desenvolvimento do processo de aprendizagem em sala de aula. Durante as reuniões da Jornada Especial Integral de Formação (JEIF), a equipe discute os casos e elabora os objetivos gerais de cada disciplina, e os objetivos específicos, a serem alcançados com cada aluno, como, por exemplo, fortalecer o processo de leitura e escrita em todas as disciplinas.

Dentre as questões discutidas na JEIF está à organização de registros das atividades, que resulte em um documento que auxilie os outros professores, na hora de desenvolver as atividades e para que sejam memorizados os objetivos gerais e específicos, do plano de trabalho dos professores.

Sala de Apoio e Acompanhamento à Inclusão (SAAI) – As Salas de Apoio e Acompanhamento à Inclusão, instaladas nas Unidades Educacionais da Rede Municipal de Ensino, são destinadas ao Atendimento Educacional Especializado – AEE em caráter complementar ou suplementar aos educandos que apresentam algum tipo de deficiência, transtorno global do desenvolvimento ou altas habilidades/superdotação. Atualmente, a RME conta com 552 SAAIs instaladas nas escolas regulares.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

DRE Capela reabre inscrições para coordenadores de polos

DRE Capela reabre inscrições para coordenadores de polos, agentes de recreação e oficineiros

Publicado em: 06/05/2016 9h56 - em Diretoria Regional de Educação Capela do Socorro

Leituraço na EMEF Almirante Ary Parreiras

Leituraço na EMEF Almirante Ary Parreiras

Publicado em: 06/05/2016 9h49 - em Diretoria Regional de Educação Santo Amaro

Estão abertas as inscrições para o curso de formação do DOT- Educação Infantil em parceria com o DAE

Novo fluxo para recebimento do recurso federal – PNAE/FNDE

Publicado em: 05/05/2016 4h12 - em Alimentação Escolar

CEU Cidade Dutra recebe o espetáculo “Reviveri”

CEU Cidade Dutra recebe o espetáculo “Reviveri”

Publicado em: 05/05/2016 3h44 - em CEU e COCEU

Alunos mobilizam a comunidade sobre a prevenção ao Aedes aegypti

Alunos mobilizam a comunidade sobre a prevenção ao Aedes aegypti

Publicado em: 05/05/2016 2h34 - em Diretoria Regional de Educação Penha

1 1.234 1.235 1.236 1.237 1.238 1.447