Notícias

Professora da rede municipal de São Paulo está entre os 50 finalistas do “Global Teacher Prize”

Premiação é considerada o "Prêmio Nobel da Educação" e tem abrangência mundial

Publicado em: 11/01/2019 11h18 | Atualizado em: 04/05/2021

A Professora Débora Garofalo, da Rede Municipal de Ensino de São Paulo, está entre os 50 professores que disputam o “Global Teacher Prize”. A premiação é considerada o “Prêmio Nobel da Educação” e tem abrangência mundial.

Garofalo é a primeira mulher brasileira que pode conquistar o prêmio de um milhão de dólares oferecido pela Academia do Prêmio Global de Professores. Nesta edição, concorreram 10 mil educadores de 179 países.

Na próxima etapa, em fevereiro de 2019, a academia vai anunciar os 10 finalistas. A premiação final ocorre em março de 2019 em Dubai, capital dos Emirados Árabes.

Sobre a professora – Débora Garofalo tem formação em Letras e Pedagogia e há 13 anos trabalha como professora. Há quatro anos leciona na EMEF Almirante Ary Parreiras e há três está à frente das aulas de Tecnologias para a Aprendizagem. Cerca de 700 estudantes do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental possuem aula com ela semanalmente.

Em seu projeto, os estudantes constroem protótipos móveis utilizando sucatas coletadas na própria comunidade. O trabalho envolve questões sobre o descarte consciente, a sustentabilidade e conhecimentos sobre programação.

Sua escola está localizada no bairro Jardim Leonor, na periferia da zona sul de São Paulo. Por meio do seu trabalho, cerca de 1 tonelada de materiais recicláveis já foi retirada do entorno e transformada em protótipos. O trabalho integra várias áreas do conhecimento, como tecnologia, língua portuguesa, ciências, geografia e matemática.

Saiba mais sobre o trabalho desenvolvido pela professora Débora Garofalo clicando aqui.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Público acompanha uma atividade durante a Bienal do Livro, em espaço interno do evento. Pessoas estão sentadas diante de um palco, enquanto outras acompanham a programação ao fundo, próximo aos estandes de livros.

DRE Guaianases participa da 28ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo

Publicado em: 15/09/2026 5h48 - em Diretoria Regional de Educação Guaianases

Tamanho Site (74)

CET apoia ação educativa com ônibus itinerante na Semana da Mobilidade 2026

Publicado em: 15/09/2026 4h42 - em Secretaria Municipal de Educação

Grupo de pessoas em uma sala de leitura de uma escola olhando livros espalhados

EMEF Benedito Calixto cria feira literária inspirada na Bienal do Livro

Publicado em: 15/09/2026 3h14 - em Secretaria Municipal de Educação

Imagem da fachada do 1º CEU Sustentável

SME abre cadastro para contratação de profissionais de Educação Física para atuar nos CEUs 

Publicado em: 15/09/2026 12h24 - em Secretaria Municipal de Educação

Card de divulgação do Seminário Juntos pela Aprendizagem. Sobre fundo azul-escuro, há o logotipo do seminário e, na parte inferior esquerda, o texto: “Educação Especial Inclusiva – Acessibilidade Curricular e Práticas Anticapacitistas: da reflexão à ação”. À direita, o fundo apresenta faixas curvas em diferentes tons de azul.

Juntos pela Aprendizagem promove seminário sobre Educação Especial Inclusiva 

Publicado em: 14/09/2026 4h00 - em Secretaria Municipal de Educação

«1 2 3 1.698