Notícias

Prêmio Heitor Villa-Lobos está com inscrições abertas para Escolas Municipais

Premiação, que foi instituída em 2019, homenageia o maestro e compositor brasileiro, Heitor Villa-Lobos

Publicado em: 14/05/2020 14h47 | Atualizado em: 06/08/2021
No too da imagem, ao lado esquerdo, o título: Prêmio Heitor Villa-Lobos 2020, logo abaixo, Uma professora (ilustração, está orientando 7 estudantes com diferentes tipos de instrumentos. No rodapé, os dizeres: O Prêmio Heitor Villa-Lobos é destinado às unidades escolares municipais e aos respectivos professores que apresentem projetos inovadores e promissores na área da Educação Musical.

Entre os meses de abril e agosto estarão abertas as inscrições para a 2ª edição do Prêmio Heitor Villa-Lobos, que é destinado às unidades escolares municipais e aos respectivos professores que apresentaram projetos ou trabalhos inovadores e promissores na área da Educação Musical. O concurso é realizado anualmente pela Câmara Municipal de São Paulo. As inscrições devem ser realizadas exclusivamente no e-mail premiovillalobos@saopaulo.sp.leg.br.

Podem concorrer os projetos que, na data da inscrição, estejam ainda em andamento, que se encerraram no ano vigente ou no ano imediatamente anterior ao da premiação. Portanto, mesmo com as aulas suspensas por conta da pandemia, a inscrição de projetos no prêmio é possível.

Os projetos ou trabalhos precisam ser inovadores e promissores na área da Educação Musical e promover inovação emancipatória, desenvolvendo autonomia dos envolvidos em processos de desenvolvimento criativo musical e elementos de inovação como uso de tecnologias, metodologias ativas, aulas invertidas, dinâmicas, aperfeiçoamento da escuta musical, desenvolvimento da autoconsciência e do espírito crítico-musical. É importante que os projetos demonstrem uma Educação Musical personalizada, adaptativa e contextualizada.

Os projetos serão avaliados por uma Comissão Julgadora composta pelas seguintes entidades: Secretaria Municipal de Educação – SME; Secretaria Municipal de Cultura – SMC; Comissão Permanente de Educação, Cultura e Esportes da Câmara Municipal de São Paulo; Fórum Municipal de Educação; Ordem dos Músicos do Brasil (OMB) – Regional São Paulo; Associação Brasileira de Educação Musical (Abem) – Regional São Paulo; Sindicato dos Profissionais da Educação do Ensino Municipal de São Paulo – Sinpeem.

Breve histórico do prêmio – O Prêmio Heitor Villa-Lobos da Educação Municipal foi instituído em 2017 e faz uma justa homenagem ao maestro e compositor brasileiro, Heitor Villa-Lobos, um dos maiores entusiastas da Educação Musical nas escolas. Destacou-se por ter sido o principal responsável pela descoberta de uma linguagem peculiarmente brasileira em música, sendo considerado o maior expoente da música do modernismo no Brasil, compondo obras que contém nuances das culturas regionais brasileiras, com elementos das canções populares e indígenas.

 

DETALHES:

Inscrições para o Prêmio Heitor Villa-Lobos 2020

Quando: de 30/04/2020 até 04/09/2020

Como: por e-mail para premiovillalobos@saopaulo.sp.leg.br

CONTATO: Equipe de Eventos – Tel. (11) 3396-4932 ou 3396-4239

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

mão feminina preenchendo gabarito de prova de concurso
ilustração de crianças usando uniforme escolar azul e branco, com silhueta da cidade ao fundo com balões representando idiomas variados simbolizados pelas bandeiras dos países.

Estudantes da Rede Municipal de SP podem manifestar interesse em aprender idiomas no CELP

Publicado em: 19/01/2022 11h05 - em Centro de Estudos de Línguas Paulistano

Imagem de uma mão sobre o computador.

SME abre processo seletivo interno para coordenador de Polo UniCEU

Publicado em: 14/01/2022 5h27 - em Secretaria Municipal de Educação

fotografia de professora atendendo um garoto em sua mesa. Todos usam máscara facial.

SME publica classificação definitiva dos candidatos para eventual contratação

Publicado em: 14/01/2022 10h30 - em Secretaria Municipal de Educação

fotografia de dois notebooks sobre uma mesa
1 2 3 1.211