Notícias

Prefeitura de São Paulo dá 20% de aumento para bônus de professores

Pagamento será feito até abril de 2022; pesos dos indicadores para composição do bônus foram alterados

Publicado em: 29/12/2021 15h55 | Atualizado em: 29/12/2021
fotografia de professora atendendo um garoto em sua mesa. Todos usam máscara facial.

A Prefeitura de S. Paulo publicou nesta quarta-feira (29), em Diário Oficial, o aumento de 20% no pagamento e mudanças nos critérios de distribuição do Prêmio de Desempenho Educacional (PDE) destinados aos servidores da Secretaria Municipal de Educação.

O PDE do exercício de 2021 será pago até o mês de abril de 2022, em parcela única. Os professores que cumprirem os critérios de desempenho e assiduidade, estabelecidos em Lei, poderão receber um prêmio de R$ 6.000 reais, o valor é 20% maior do que o destinado no ano anterior.

O PDE é calculado a partir de dois indicadores: desempenho da escola em que o servidor atua, mais a sua assiduidade. Dentro da categoria desempenho, são aferidos índices de abandono, participação na Prova São Paulo e ocupação escolar. Excepcionalmente, para o prêmio referente ao exercício de 2021 não haverá o desconto decorrente da aferição do índice de participação da Prova São Paulo.

Os critérios ficam mantidos, a mudança será feita sobre o peso de cada um eles. O índice de desempenho passará a ter participação maior e ficará com 40%, enquanto a assiduidade terá 60%. Dentro do indicador de desempenho, 24% serão formados a partir do índice de abandono e reprovação dos estudantes da escola.

Neste ano, pela primeira vez, serão, ainda, privilegiados com um valor adicional de a partir de 50% do valor destinado à assiduidade, os funcionários que não apresentarem nenhuma falta entre 1 de agosto até o dia 31 de dezembro.

Entenda o PDE

O PDE foi instituído em 30 de junho de 2009, por meio da Lei número 14.938. O prêmio relativo ao exercício de 2020 correspondia ao valor máximo de R$ 5.000. No ano passado, a Prefeitura investiu R$ 321 milhões para o pagamento dos bônus.

Os critérios para sua composição seguem os mesmos – assiduidade e desempenho. As mudanças, entretanto, foram somente sobre os pesos de cada um dos indicadores. Antes, 80% eram relacionados à assiduidade e 20% ao desempenho da unidade em que o profissional atua. Agora, será 60% e 40%, respectivamente.

Para contabilizar o critério de desempenho, serão aferidos índices de abandono, participação na avaliação diagnóstica e ocupação escolar. Na prática, nas escolas de ensino fundamental e médio serão avaliados o número de estudantes efetivamente matriculados e o número de desistentes. Já nas escolas de educação infantil, será avaliada a relação entre a capacidade de atendimento da unidade e o número de crianças ou alunos efetivamente matriculados.

Para análise da ocupação escolar e abandono serão consideradas as informações do Sistema Escola On Line/EOL, um sistema municipal que cruza dados gerais dos estudantes.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Uma mulher sentada a frente de uma mesa fala em um microfone, de fundo um telão escrito

SME lança plataforma com dados sobre ações realizadas durante a pandemia

Publicado em: 01/12/2023 2h32 - em Secretaria Municipal de Educação

Arte com fundo azul onde se lê
Ilustração com diversas pessoas de diferentes etnias e o texto Portas Abertas - Português para migrantes
Imagem traz a composição com 4 fotografias que mostram cartazes com informações sobre a cultura hip-hop. Uma das imagens mostra um menino fazem escritas em coloridas de nomes.

EMEF Padre Batista promove sarau com participação de rapper e DJ

Publicado em: 30/11/2023 12h57 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia mostra estudantes vestidos de preto com os rostos pintados com diferentes máscaras africana. Eles estão em um cenário com folhas secas ao chão e árvores pretas ao fundo. Há um menino com um instrumento de percussão.

Escola municipal apresenta peça de teatro sobre cultura africana

Publicado em: 29/11/2023 1h06 - em Secretaria Municipal de Educação

1 85 86 87 88 89 1.492