Notícias

Polos da UniCEU sediarão curso de Pós Graduação de História, Ciências, Ensino e Sociedade na modalidade Educação à Distância

Inscrições abertas e gratuitas para professores até 13 de julho; curso terá início em 24 de agosto

Publicado em: 02/07/2020 17h43 | Atualizado em: 01/10/2021
Imagem com uma mulher escrevendo em um caderno.

A Secretaria Municipal de Educação (SME), por meio da Universidade dos Centros Educacionais Unificados (UNICEU), iniciou na última terça-feira (30), a abertura de inscrições para o processo seletivo realizado pela Universidade Federal do ABC (UFABC) no oferecimento de vagas para o curso de Pós-Graduação (Lato Sensu) de História, Ciências, Ensino e Sociedade, na modalidade Educação à Distância.

As inscrições podem ser realizadas até 13 de julho e as aulas terão início em 24 de agosto. A iniciativa tem por objetivo capacitar professores ao diálogo interdisciplinar em sua prática e local de trabalho, estimulando aproximações entre as áreas de Educação, História e Ciências Naturais para a articulação de projetos, ações e escritas, como estratégia para o ensino de Ciências a partir de uma perspectiva crítica.

A Pós Graduação tem como público-alvo: Professores (as) em exercício no Ensino Fundamental e Médio, nas áreas de Humanidades e Ciências; Professores(as) com experiência em docência nas áreas de Humanidades ou Ciências que atualmente trabalhem em cargos ou comissões relacionadas à gestão escolar.

Serão oferecidas 250 vagas, distribuídas igualmente para cada um dos 5 polos de apoio presencial: Campinas – SP; Matão – SP; UNICEU Butantã; UNICEU Casa Blanca; UNICEU Rosa da China.

A carga horária total do curso é de 410 horas, incluindo as atividades didáticas.

A UFABC isenta os (as) candidatos(as) do pagamento de taxa de inscrição e os estudantes do pagamento de mensalidades.

Confira o cronograma como as datas do processo seletivo:

Período de inscrição: De 30/06, 18h até 13/07/2020, na página: http://ufabc.net.br/hces

Resultado e Primeira lista de chamada para matrícula: 29/07/2020, após às 18h em: http://ufabc.net.br/hces 

Matrícula – Primeira lista de chamada: 01, 02 e 03/08/2020

Divulgação: Resultado da Primeira matrícula e da Segunda lista de chamada para matrícula 08/08/2020, após às 18h em: http://ufabc.net.br/hces 

Matrícula – Segunda lista de chamada: 08, 09 e 10/08/2020

Divulgação: Resultado da Segunda matrícula 14/08/2020

Início das aulas: 24/08/2020

Confira na íntegra o edital do Processo Seletivo para ingresso no curso.

Dúvidas referentes a inscrição devem ser enviadas para o e-mail: esp.hces@ufabc.edu.br

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Imagem com o fundo amarelo, vários livros dispostos em formato de leque e o texto
Fotografia de várias pessoas em um escadaria em Ouro Preto.

Espaço Kairós promove saídas pedagógicas que refletem sobre ancestralidade e identidade 

Publicado em: 12/05/2026 10h42 - em Diretoria Regional de Educação Capela do Socorro

Descrição de acessibilidade: Montagem com cinco fotografias de uma atividade pedagógica envolvendo alimentos naturais. As imagens mostram crianças explorando cenouras, mangas e outros alimentos em propostas de experimentação sensorial e culinária. Sobre mesas organizadas, aparecem frutas, legumes, utensílios de cozinha infantis, tábuas, recipientes e materiais utilizados durante a vivência. As crianças manipulam os alimentos com as mãos e utensílios, em um ambiente educativo voltado à alimentação saudável e às descobertas sensoriais.

Projeto “Vamos Comer! Descobrindo uma Alimentação Saudável e Equilibrada” 

Publicado em: 11/05/2026 4h31 - em Diretoria Regional de Educação São Mateus

Fotografia de um menino com um celular gravando os colegas na escola e o texto

São Paulo abre inscrições para o festival de cinema estudantil nas escolas

Publicado em: 11/05/2026 3h40 - em Diretoria Regional de Educação Butantã

Imagem com o fundo roxo e o texto

Virada Cultural chega aos CEUs com shows de MC Soffia, Demônios da Garoa e mais

Publicado em: 08/05/2026 6h23 - em Secretaria Municipal de Educação

«1 2 3 1.656