Notícias
Performance “Poderia Ser Eu” é apresentada aos professores e gestores da EMEF Constelação do Índio
Apresentação de alunos tem como objetivo tratar de racismo e suas diferentes vertentes
Publicado em: 25/09/2019 15h43 | Atualizado em: 30/11/2020No início de setembro, os estudantes da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Prof.ª Marina Melander Coutinho, apresentaram sua pesquisa do TCA (Trabalho Colaborativo Autoral) na EMEF Constelação do Índio. A pesquisa teve como objetivo final, demonstrar cenas do cotidiano que envolvem racismo cultural. Acompanhados da professora de Artes, Camila Nunes, orientadora da pesquisa intitulada “Apropriação cultural, o racismo e a escola”, o grupo participou da JEIF (Jornada Especial Integral de Formação) dos professores.
O convite partiu da professora de Artes da EMEF Constelação do Índio, Tatiana Novais, entendendo a importância, segundo suas palavras, “da articulação e intercâmbio entre escola, alunos e professores, para trazer como temática de debate assuntos presentes nas conversas dos jovens estudantes”. Para a viabilização do encontro houve também o empenho da equipe gestora.
Após a apresentação de “Poderia ser eu”, houve um bate-papo dos estudantes com os professores, no qual puderam falar do andamento do trabalho e no caso dos professores foi oportunizado contarem a sua história como estudante e docente, narrando vivências relacionadas ao racismo no espaço escolar.
O percurso da pesquisa se deu, até o momento, com o entendimento do conceito de apropriação cultural, quais as suas relações com o racismo, qual a definição de racismo estrutural e o que a escola tem a dizer sobre este assunto. Por fim, o grupo apresentará possibilidades de planos de aula para abordar o assunto
Notícias Mais Recentes
Secretaria Municipal de Educação
Estão abertas as matrículas para a Educação de Jovens e Adultos no segundo semestre
Secretaria Municipal de Educação
SME debate com entidades sindicais proposta do PDE 2025
Secretaria Municipal de Educação
Seminários "Juntos pela Aprendizagem" iniciam com reflexão sobre avaliação e avanço das aprendizagens
Secretaria Municipal de Educação
SME divulga revista pedagógica com resultados da Provinha e Prova SP e orientações para planejamento pedagógico
Secretaria Municipal de Educação
SME promove reuniões com sindicatos sobre assuntos prioritários
Secretaria Municipal de Educação
Educação paulistana cresce 10 pontos percentuais e ultrapassa meta de alfabetização em 2024
Relacionadas

Educadores discutem currículo da Rede Municipal de Ensino
Publicado em: 04/03/2016 10h17 - em Diretoria Regional de Educação Butantã

DRE Butantã debate o combate às doenças dentro da escola
Publicado em: 04/03/2016 10h16 - em Diretoria Regional de Educação Butantã

DRE Guaianases promove encontro sobre os Direitos de Aprendizagem dos Ciclos Interdisciplinar e Autoral
Publicado em: 03/03/2016 4h20 - em CEU e COCEU

Colóquio pedagógico para professores de Língua Francesa
Publicado em: 03/03/2016 10h43 - em Diretoria Regional de Educação Butantã

SME promove seminário sobre a Base Nacional Comum Curricular
Publicado em: 03/03/2016 10h42 - em Diretoria Regional de Educação Butantã