Notícias
Percepções da paisagem: transformações geográficas
Mudanças e permanências no bairro
Publicado em: 06/07/2017 12h39 | Atualizado em: 30/11/2020
Os alunos dos sextos anos da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Senador Teotônio Vilela, que fica no Centro Educacional Unificado (CEU) Paz, participaram, no primeiro semestre, do projeto “Percepções da Paisagem”, coordenado pelo professor de Geografia Bruno Cyriaco.
O projeto teve o intuito de tornar o estudo sobre o espaço geográfico mais próximo da realidade dos alunos, tornando-os mais atentos e preparados para emitirem opiniões e sugestões a respeito do tema.
“Em sala de aula, discutimos sobre como é feita a definição do espaço geográfico, quem o produz e reproduz, de quem é a responsabilidade do espaço que ocupamos” disse o professor Bruno, explicando que os estudantes também aprenderam a diferenciar os elementos e os planos da paisagem, praticando uma técnica cartográfica rudimentar na representação da paisagem, o croqui.
Além do produto final, que é a observação de mudanças e permanências na paisagem, esse exercício possibilitou ao estudante criar, “exercitar” o raciocínio abstrato e a concentração no objeto a ser representado graficamente. “O bairro serviu como objeto de estudo para a observação dos alunos, ou seja, utilizamos o território como objeto do processo educativo”, observou Bruno.
Notícias Mais Recentes
Diretoria Regional de Educação Butantã
EMEI Antonio Bento recebe apoio para fortalecer ações de educação antirracista
Secretaria Municipal de Educação
Mostra de Educação para as Relações Étnico-Raciais mobiliza cerca de 2 mil estudantes nos CEUs
Educomunicação
EduCOP 30 envolve estudantes da Rede Municipal em debates sobre clima e projetos de intervenção
Diretoria Regional de Educação Butantã
Projeto com animais transforma e acolhe estudantes da EMEF Conde Luiz Eduardo Matarazzo
Diretoria Regional de Educação São Mateus
11ª edição dos Jogos Abertos da Pessoa Idosa de São Mateus movimenta o CEU Alto Alegre
Secretaria Municipal de Educação
SME apresenta Plano de Ação da Gestão de Riscos para Integridade
Relacionadas
Coleção Componentes Curriculares em Diálogos Interdisciplinares a Caminho da Autoria
Publicado em: 26/12/2016 11h42 - em Ensino Fundamental e Médio
Todo dia é da Consciência Negra no CEI Palmira dos Santos Abrante
Publicado em: 26/12/2016 11h38 - em Diretoria Regional de Educação Santo Amaro
Núcleo de Educação Integral publica balanço do Programa São Paulo Integral
Publicado em: 23/12/2016 4h53 - em São Paulo Integral
Educação Integral: experiências pedagógicas nos territórios do saber
Publicado em: 23/12/2016 2h59 - em São Paulo Integral
Projeto “Adeus, Dengue” da EMEI Maria Eugenia Fakhoury
Publicado em: 23/12/2016 1h42 - em Diretoria Regional de Educação Capela do Socorro