Notícias

Educação publica portaria que orienta a aplicação das Avaliações Externas

Provas avaliarão as habilidades adquiridas pelos alunos de acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais.

Publicado em: 16/03/2017 11h35 | Atualizado em: 30/11/2020
educacao_publica_portaria_orienta_aplicacao_avaliacoes_externas_740_x_430.jpg

Foi publicada no Diário Oficial da Cidade (DOC) da cidade de São Paulo do último sábado, 11 de março, a Portaria Nº 2.639, que orienta a aplicação das Avaliações Externas integrantes do Sistema de Avaliação Escolar dos Alunos da Rede Municipal de Ensino (RME).

Serão avaliações aplicadas nas unidades da Secretaria Municipal de Educação:

Avaliação Diagnóstica: uma avaliação censitária, de larga escala, a ser aplicada no dia 14/03/17, do 3º ano até o 9º ano, obrigatoriamente por todas as Unidades Educacionais que mantêm o Ensino Fundamental da Rede Municipal de Ensino.

Prova Semestral: uma avaliação censitária, de larga escala, a ser aplicada, do 3º ano ao 9º ano, obrigatoriamente por todas as Unidades Educacionais que mantêm o Ensino Fundamental da Rede Municipal de Ensino. Elas serão aplicadas entre os dias 28 e 30 de junho, no primeiro semestre e entre os dias 29 de novembro e 1º de dezembro, no segundo semestre.

Prova EJA – constitui-se numa avaliação de larga escala a ser aplicada semestralmente, disponibilizada para todas as modalidades de EJA, EJA modular e CIEJA e terá caráter obrigatório para todas as Unidades Escolares. No primeiro semestre as Prova EJA serão aplicadas entre os dias 26 a 30 de junho e entre os dias 27 de novembro e 1º de dezembro, no segundo semestre.

Simulado do ENEM SP: simulado do ENEM SP: uma avaliação a ser aplicada semestralmente, disponibilizadas para todas as EMEFM e de caráter obrigatório para todas as Unidades Escolares. Sua aplicação ocorrerá entre os dias 26 a 30 de junho e 09 a 14 de outubro.

Provinha São Paulo: avaliação a ser aplicada ao término do 2º ano do Ensino Fundamental, disponibilizada para todas as EMEFs e EMEFMs, via portal do SERAp, e terão caráter obrigatório para todas as Unidades Educacionais. A avaliação ocorrerá no dia 18 de outubro.

Prova São Paulo 2017: visa fornecer informações fundamentais para subsidiar a Secretaria Municipal de Educação (SME), as Diretorias Regionais de Educação (DRE) e as Unidades Educacionais (UE) na tomada de decisão, quanto à reorientação da proposta pedagógica do Ensino Fundamental regular, de modo a aprimorá-la; viabilizar a articulação dos resultados da avaliação com o planejamento escolar, a formação dos professores e o estabelecimento de metas para o projeto pedagógico de cada escola e orientação para os trabalhos desenvolvidos com os alunos que necessitam de reforço na aprendizagem.

Será realizada em todas as Unidades Educacionais de Ensino Fundamental regular, nos dias 18, 19 e 20 de outubro para avaliar, respectivamente, as áreas de Língua Portuguesa – Leitura e Produção de Textos, Matemática e Ciências Naturais.

Para mais informações, leia a portaria Nº 2.639 na íntegra.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Fotografia de mãos unidades e a logomarca da crece
Festival Literário

EMEF Célia Regina Lekevicius Consolin promove Festival literário para toda a comunidade

Publicado em: 19/04/2024 4h16 - em Diretoria Regional de Educação Jaçanã/Tremembé

Um professor segura o braço de uma estudante que sobe em uma corda. Ao fundo, uma floresta e um rio.

Estudantes da Rede Municipal visitam Polo de Ecoturismo de São Paulo

Publicado em: 18/04/2024 6h16 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia mostra seis pessoas sentadas em uma bancada vermelha, atrás deles se lê

Secretaria Municipal de Educação promove encontro formativo para educadores sobre proteção escolar

Publicado em: 18/04/2024 3h16 - em Secretaria Municipal de Educação

Uma criança com uniforme da prefeitura toca em um tablet em cima de uma mesa

Estudantes da Rede Municipal de Ensino ganham recurso para aprender Matemática

Publicado em: 18/04/2024 2h07 - em Secretaria Municipal de Educação

1 2 3 1.440