Notícias
Outubro é o Mês da Alimentação
Série de eventos inspirados no Dia Mundial da Alimentação debate a segurança alimentar e o meio ambiente
Publicado em: 17/10/2016 17h10 | Atualizado em: 30/11/2020
Todos os anos, a Coordenadoria de Alimentação Escolar (CODAE) aproveita esse evento para realizar um mês inteiro de debates. A ação é baseada no Dia Mundial da Alimentação, criado pela Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO, na sigla em inglês) para celebrar o aniversário de fundação da entidade, que acontece no dia 16 de outubro.
Este ano, o tema do Mês da Alimentação é “O clima está mudando. A alimentação e a agricultura também” e o debate se concentrará no desafio de sustentar uma população mundial em constante crescimento causando o menor impacto ambiental possível. Segundo a FAO, mais de um terço dos alimentos que produzimos é desperdiçado e é possível reverter essa realidade por meio de mudanças nos nossos hábitos diários.
Durante este mês, a CODAE e outras instituições promoverão uma série de atividades para debater a segurança alimentar e o meio ambiente.
As ações terão início no dia 18 com a celebração do Dia Mundial da Alimentação na Faculdade de Saúde Pública da USP, com uma série de oficinas culinárias e rodas de conversa.
No dia 10, a CODAE apresentará uma oficina de culinária indiana com a chef Deepali Bavaskar no Espaço Gourmet do Mercado Municipal.
Haverá depois o Festival de Gastronomia Orgânica, nos dias 21, 22 e 23 no Parque da Água Branca, que incluirá entre suas atrações a oficina Orgânicos Enriquecidos com a Biomassa e condimentos funcionais. Com a participação de Heloísa de Freitas Valle, criadora do Projeto Pró-Banana Verde, e do chef Renato Callefi. Este evento apresentará opções de receitas que usam a biomassa de banana verde e temperos funcionais, além de discutir os benefícios dessas opções naturais na culinária. A oficina se destina principalmente a merendeiras e nutricionistas. No mesmo dia, acontecerá uma mesa redonda sobre a compra de produtos da agricultura familiar. Participarão representantes da CODAE, do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (Comusan) e do Conselho de Alimentação Escolar (CAE).
Os eventos serão encerrados com o Seminário Educação Além do Prato, realizado pela CODAE no Centro de Referência em Segurança Alimentar e Nutricional (Cresan) – Vila Maria, em 26 de outubro, que apresentará diversas oficinas, aulas magnas e palestras, além de uma feira da agricultura familiar e exposição de livros sobre alimentação.
Confira aqui mais informações sobre o Dia da Alimentação, no portal da FAO.
Acesse neste link o livro de atividades da FAO traduzido para o português.
Veja abaixo a agenda do Mês da Alimentação:
18 de outubro – Dia Mundial da Alimentação na FSP-USP
20 de outubro – Oficina de Culinária Indiana no Espaço Gourmet do Mercado Municipal
-Evento gratuito e aberto
-Mercado Municipal Paulistano (Rua da Cantareira, 306), Sé – 2º Piso – (11) 3313-3365
21, 22, 23 de Outubro – Festival de Gastronomia Orgânica
26 de Outubro – Seminário Educação Além do Prato – CODAE
Notícias Mais Recentes
Secretaria Municipal de Educação
Consulta pública sobre modelo complementar de gestão de EMEFs segue aberta para contribuições até próxima segunda-feira (26)
Secretaria Municipal de Educação
SME promove encontro para organização das metas e diretrizes gerais de 2026 com transmissão online
Secretaria Municipal de Educação
SME divulga classificação definitiva dos professores inscritos para contratação temporária
Secretaria Municipal de Educação
Plataforma CLIC facilita acesso a informações funcionais e fortalece atendimento aos servidores
Secretaria Municipal de Educação
Prefeitura de São Paulo abre consulta pública sobre modelo complementar de gestão de EMEFs
Secretaria Municipal de Educação
CEUs e unidades do Programa Escola Aberta funcionam no aniversário de São Paulo
Relacionadas
Consulta pública sobre modelo complementar de gestão de EMEFs segue aberta para contribuições até próxima segunda-feira (26)
Publicado em: 20/01/2026 10h38 - em Secretaria Municipal de Educação
SME promove encontro para organização das metas e diretrizes gerais de 2026 com transmissão online
Publicado em: 20/01/2026 10h26 - em Secretaria Municipal de Educação
SME divulga classificação definitiva dos professores inscritos para contratação temporária
Publicado em: 19/01/2026 4h46 - em Secretaria Municipal de Educação
Plataforma CLIC facilita acesso a informações funcionais e fortalece atendimento aos servidores
Publicado em: 19/01/2026 10h00 - em Secretaria Municipal de Educação
Prefeitura de São Paulo abre consulta pública sobre modelo complementar de gestão de EMEFs
Publicado em: 16/01/2026 4h15 - em Secretaria Municipal de Educação