Notícias

Grêmios Estudantis apresentam propostas para fortalecer direitos da criança e do adolescente

Encontro no CEU Vila Curuçá fortaleceu o protagonismo juvenil e definiu propostas que seguirão para a etapa municipal

Publicado em: 03/06/2026 11h45 | Atualizado em: 08/06/2026

Fotografia de adultos e crianças sentados em um palco em momento de roda de conversa, alguns integrantes seguram cartazes. Estudantes das redes Municipal e Estadual de ensino participaram da Conferência Livre dos Direitos da Criança e do Adolescente, realizada no CEU Vila Curuçá. O encontro reuniu integrantes de Grêmios Estudantis para debater desafios presentes em seus territórios e construir propostas voltadas à garantia e ao fortalecimento dos direitos de crianças e adolescentes. 

As atividades foram organizadas a partir de nove eixos estratégicos do Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente (SGDCA). Divididos em Grupos de Trabalho (GTs), os estudantes analisaram temas relacionados à participação social, meio ambiente, fortalecimento dos Conselhos Tutelares, protagonismo infantil, deficiência e neurodiversidade, entre outros assuntos. 

Durante os debates, os participantes compartilharam experiências, identificaram demandas de suas comunidades e elaboraram propostas de ação para enfrentar os desafios discutidos. O processo foi conduzido por meio de rodas de conversa e espaços de escuta, incentivando a participação ativa dos jovens nas decisões que impactam seus territórios. 

Na etapa seguinte, representantes eleitos pelos grupos apresentaram as propostas construídas coletivamente durante uma plenária no auditório do CEU. As apresentações permitiram que os estudantes defendessem suas ideias diante dos demais participantes e das autoridades presentes. 

As propostas validadas durante a conferência serão encaminhadas para a Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, contribuindo para ampliar a participação estudantil na construção de políticas públicas e ações voltadas à promoção e à garantia de direitos. 

Grêmios na rede

O Grêmio Estudantil é uma entidade autônoma representativa de todos os estudantes matriculados nas escolas municipais. Ele desempenha um papel crucial na representação dos interesses dos estudantes. Sua função inclui promover a comunicação entre os estudantes, a administração escolar e os professores, além de organizar eventos, atividades e projetos que contribuam para o desenvolvimento da comunidade escolar.

Confira imagens do evento: 

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

SME participa de seminário sobre o livro como política pública

SME participa de seminário sobre o livro como política pública

Publicado em: 03/09/2026 6h33 - em Secretaria Municipal de Educação

Novas escolas vão ampliar a oferta de vagas em Pirituba/Jaraguá

Novas escolas vão ampliar a oferta de vagas em Pirituba/Jaraguá

Publicado em: 03/09/2026 5h39 - em Diretoria Regional de Educação Pirituba

Coordenadora pedagógica de escola da zona norte é finalista do Prêmio Educador Nota 10

Coordenadora pedagógica de escola da zona norte é finalista do Prêmio Educador Nota 10

Publicado em: 03/09/2026 4h43 - em Diretoria Regional de Educação Capela do Socorro

Montagem com duas fotografias. À esquerda, estudantes em fila para descer a escada; à direita, projeção em um telão com o texto

Projeto em escola da zona leste prepara estudantes e professores para situações de emergência

Publicado em: 03/09/2026 4h05 - em Diretoria Regional de Educação Penha

Tamanho Site (61)

SME realiza live sobre especialização em Educação Especial com foco em TEA 

Publicado em: 02/09/2026 4h00 - em Secretaria Municipal de Educação

«1 2 3 1.695