Notícias

O uso da tecnologia e da linguagem midiática na Educação Infantil

Documento subsidiará educadoras e educadores

Publicado em: 27/08/2015 11h11 | Atualizado em: 27/08/2015
tec_linguagem_midiatica_740_x_430.jpg

A Diretoria de Orientação Técnica – Educação Infantil (DOT EI) da Secretaria Municipal de Educação (SME) divulga o documento “O uso da tecnologia e da linguagem midiática na Educação Infantil”.

A publicação tem o objetivo de subsidiar as educadoras e os educadores em seus estudos e pesquisas nos momentos coletivos para o fortalecimento das práticas pedagógicas que utilizam os recursos tecnológicos e midiáticos em ambientes híbridos, de modo a democratizar o acesso ao provocar discussões sobre a presença, o papel e a potencialidade destes nas Unidades Educacionais, como suportes das manifestações expressivas dos bebês e das crianças e como recursos que ampliem a pesquisa, a descoberta, a investigação, a observação, a comunicação, a interação e a divulgação das experiências infantis em conjunto com diferentes formas de linguagem.

O documento trabalha indagações nesse contexto, como, por exemplo: como conjugar brinquedos, papéis, tesouras, tintas, lápis de cor, lupas, lanternas, massa de modelar, areia, computador, câmera digital, projetor, scanner, gravador, TV, rádio e outros materiais no cotidiano da Educação Infantil constituindo ambientes híbridos, espaços ricos em possibilidades de experiências para as crianças? Como o espaço e o tempo deverão ser organizados para a utilização de tais recursos? Quem deve utilizar esses materiais, as crianças ou somente os adultos? Que interações deverão ser asseguradas entre crianças e essa gama de recursos? Como os diferentes espaços das UEs devem traduzir-se em ambientes de infinitas possibilidades de descobertas, experiências e criação para as crianças?

Clique aqui para acessar o documento.

Compartilhamento de práticas – A DOT EI convida as educadoras e os educadores da Rede Municipal de Ensino de São Paulo a compartilharem práticas pedagógicas que envolvam o uso da tecnologia e da linguagem midiática na Educação Infantil. Para tanto, é necessário enviar via e-mail para o endereço eletrônico dot3@prefeitura.sp.gov.br um relato contendo imagens em formato PDF.

Currículo Integrador da Infância Paulistana – Em consonância com o Programa Mais Educação São Paulo – Programa de Reorientação Curricular e Administrativa, Ampliação e Fortalecimento da Rede Municipal de Ensino de São Paulo (RMESP), a Diretoria de Orientação Técnica – Educação Infantil (DOT EI) vem trabalhando em parceria com a Rede o conceito de Currículo Integrador da Infância Paulistana, a partir do fortalecimento das concepções expressas nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil e na Orientação Normativa nº 01/2013 “Avaliação na Educação Infantil: aprimorando os olhares”. Tais documentos defendem que as propostas pedagógicas das Unidades Educacionais devem ter como um de seus princípios a valorização das múltiplas linguagens infantis como formas de expressão e não como disciplinas escolares e/ou áreas do conhecimento.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Planetário Do Ceu Parelheiros

Prefeitura de São Paulo inaugura Planetário no CEU Parelheiros na Zona Sul

Publicado em: 04/12/2024 5h54 - em Secretaria Municipal de Educação

Professor
Três pessoas sentadas em cadeiras em um palco. Duas adolescentes, uma com roupas pretas e outra com um colete laranja. Ao lado, um homem com camiseta azul.

Estudantes apresentam propostas para mitigação das mudanças climáticas

Publicado em: 04/12/2024 5h27 - em Secretaria Municipal de Educação

Projeto Gentileza Emei Ayrton Senna Da Silva

Crianças da EMEI Ayrton Senna realizam caminhada da gentileza

Publicado em: 04/12/2024 4h52 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de uma professora sentada em uma cadeirinha segurando um livro e a sua frente crianças sentadas em tapetinhos. Eles estão em uma área externa gramada com uma quadra ao fundo.

Projeto “Leituraço!” completa 10 anos na Rede Municipal de Ensino de São Paulo em 2024

Publicado em: 04/12/2024 3h53 - em Secretaria Municipal de Educação

1 5 6 7 8 9 1.488