Notícias

O currículo integrador da infância em ação no CEI Jardim Ruth

Acesso a oportunidades, espaços e recursos existentes para a ampliação contínua do repertório sociocultural das crianças

Publicado em: 18/12/2017 15h51 | Atualizado em: 30/11/2020

cei_jd_ruth_740_x_430.jpg

Ao longo deste ano de 2017, a equipe do Centro de Educação Infantil (CEI) Jardim Ruth, da Diretoria Regional de Educação (DRE) São Miguel, entendendo a real importância da participação dos bebês e crianças na exploração do território como garantia de uma educação de qualidade social, assegurou a ocupação dos espaços existentes do entorno e no próprio CEI para a integração de diferentes fontes de cultura fundamentais para o desenvolvimento integral de todas as crianças.

“Ver outras manifestações culturais por meio de diferentes metodologias auxilia na compreensão da diversidade e na ampliação do repertório cultural dos meninos e meninas e para a construção de identidades, além do reconhecimento e respeito ao outro”, diz a Diretora Tarsilla Natally Alcântara da Silva.

Para isso, foi realizado o fortalecimento da parceria com as famílias para a promoção de atividades como o Dia da Família na Escola, Festas e Oficinas como as de turbante/máscaras africanas e de confecção da boneca Abayomi.

A maior parte dos trabalhos efetuados neste ano de 2017 esteve voltada para a valorização das diferenças culturais e étnicas, especialmente das matrizes africanas e indígenas. “A equipe vivenciou momentos de formação para a reflexão, discussão e ampliação do conhecimento para a melhoria da prática para a valorização dessas culturas, com a finalidade de promover de maneira positiva a construção da identidade de nossos bebês e crianças”, conta Tarsilla.

Experiências que contemplam o acesso à linguagem tecnológica e midiática também foram oportunizadas no espaço do CEI, ressignificando estes instrumentos e entendendo que os bebês e crianças são pessoas capazes de interagir e agir com os recursos midiáticos para a ampliação das possibilidades de expressão e o desenvolvimento do protagonismo infantil.

“A Educação Integral é um dos princípios do nosso CEI. Tentamos garantir às crianças o direito ao acesso às oportunidades, espaços e recursos existentes para a ampliação contínua do repertório sociocultural”, finaliza a diretora.

Veja a galeria de fotos

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

1 2 3 1.212