Notícias

O currículo integrador da infância em ação no CEI Jardim Ruth

Acesso a oportunidades, espaços e recursos existentes para a ampliação contínua do repertório sociocultural das crianças

Publicado em: 18/12/2017 15h51 | Atualizado em: 30/11/2020

cei_jd_ruth_740_x_430.jpg

Ao longo deste ano de 2017, a equipe do Centro de Educação Infantil (CEI) Jardim Ruth, da Diretoria Regional de Educação (DRE) São Miguel, entendendo a real importância da participação dos bebês e crianças na exploração do território como garantia de uma educação de qualidade social, assegurou a ocupação dos espaços existentes do entorno e no próprio CEI para a integração de diferentes fontes de cultura fundamentais para o desenvolvimento integral de todas as crianças.

“Ver outras manifestações culturais por meio de diferentes metodologias auxilia na compreensão da diversidade e na ampliação do repertório cultural dos meninos e meninas e para a construção de identidades, além do reconhecimento e respeito ao outro”, diz a Diretora Tarsilla Natally Alcântara da Silva.

Para isso, foi realizado o fortalecimento da parceria com as famílias para a promoção de atividades como o Dia da Família na Escola, Festas e Oficinas como as de turbante/máscaras africanas e de confecção da boneca Abayomi.

A maior parte dos trabalhos efetuados neste ano de 2017 esteve voltada para a valorização das diferenças culturais e étnicas, especialmente das matrizes africanas e indígenas. “A equipe vivenciou momentos de formação para a reflexão, discussão e ampliação do conhecimento para a melhoria da prática para a valorização dessas culturas, com a finalidade de promover de maneira positiva a construção da identidade de nossos bebês e crianças”, conta Tarsilla.

Experiências que contemplam o acesso à linguagem tecnológica e midiática também foram oportunizadas no espaço do CEI, ressignificando estes instrumentos e entendendo que os bebês e crianças são pessoas capazes de interagir e agir com os recursos midiáticos para a ampliação das possibilidades de expressão e o desenvolvimento do protagonismo infantil.

“A Educação Integral é um dos princípios do nosso CEI. Tentamos garantir às crianças o direito ao acesso às oportunidades, espaços e recursos existentes para a ampliação contínua do repertório sociocultural”, finaliza a diretora.

Veja a galeria de fotos

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Fotografia do Theatro Municipal da parte externa toda iluminada durante a noite.

Projeto Municipal Circula oferece espetáculos gratuitos nos CEUS 

Publicado em: 22/04/2024 12h21 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de mãos unidades e a logomarca da crece
Festival Literário

EMEF Célia Regina Lekevicius Consolin promove Festival literário para toda a comunidade

Publicado em: 19/04/2024 4h16 - em Diretoria Regional de Educação Jaçanã/Tremembé

Um professor segura o braço de uma estudante que sobe em uma corda. Ao fundo, uma floresta e um rio.

Estudantes da Rede Municipal visitam Polo de Ecoturismo de São Paulo

Publicado em: 18/04/2024 6h16 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia mostra seis pessoas sentadas em uma bancada vermelha, atrás deles se lê

Secretaria Municipal de Educação promove encontro formativo para educadores sobre proteção escolar

Publicado em: 18/04/2024 3h16 - em Secretaria Municipal de Educação

1 2 3 1.440