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“Nosso TCA”
Vídeo mostra experiências de investigação e elaboração de projetos de intervenção social envolvendo estudantes do Ciclo Autoral
Publicado em: 29/12/2016 10h47 | Atualizado em: 04/05/2021
A Secretaria Municipal de Educação (SME) apresenta o vídeo “Nosso TCA”, realizado em parceria com a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) e fruto de diversas experiências de investigação e elaboração dos projetos de intervenção social, os Trabalhos Colaborativos de Autoria (TCA), envolvendo estudantes do Ciclo Autoral presentes nas Unidades Educacionais da Rede Municipal de Ensino de São Paulo.
As entrevistas realizadas com estudantes e docentes de diferentes regiões da cidade de São Paulo evidenciam a aprendizagem por meio da investigação e a formação de estudantes críticos e criativos. Provocam a valorização dos saberes de estudantes, familiares e comunidade e a percepção da potência dos jovens, expressa na maneira como apresentam o processo de elaboração dos projetos, das escolhas que fazem e das mudanças que identificam no percurso, assumindo responsabilidades na realidade em que vivem e transformando atitudes.
Os relatos também convidam a outras reflexões: qual a função social da escola de educação básica? Quais os espaços que são criados nos Projeto Político Pedagógico das unidades de ensino fundamental para integração dos conhecimentos relativos aos diferentes componentes curriculares? No cotidiano escolar, quais oportunidades são apresentadas aos estudantes para que expressem o que aprendem? Que lugar ocupam as diferentes linguagens nos processos educativos no ensino fundamental? Quais as possibilidades de participação, proposição e reflexão estão presentes nas experiências vivenciadas nas escolas? O que conhecemos para além dos muros da escola?
As concepções e princípios que subsidiam as reflexões sobre as infâncias, juventudes, seus territórios e seus direitos, presentes na elaboração dos Trabalhos Colaborativos de Autoria e identificados nesse vídeo, assentam-se na promoção da autoria, do protagonismo, da construção de conhecimento significativo socialmente, do reconhecimento e valorização das diferenças e do compromisso com as transformações sociais necessárias à construção de um mundo melhor para todos.
Nesse sentido, a Secretaria Municipal de Educação convida para a apreciação desses momentos que trazem a importância da educação pública paulistana, da autoria docente e discente, pensada desde a educação infantil até a educação de jovens e adultos e o ensino médio, e nesse vídeo, identificando estudantes ávidos pela construção de conhecimento e desejosos de serem reconhecidos e valorizados em sua autoria no processo educativo do Ensino Fundamental.
Assista abaixo ao vídeo.
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