Notícias

Mulheres na Educação: conheça a história da Emilly Rodrigues, estudante do 7º ano, jovem repórter que adora ciências e sonha viajar o mundo

Garota se considera uma boa aluna e diz ter facilidade para aprender coisas novas

Publicado em: 12/03/2021 11h55 | Atualizado em: 15/03/2021

fotografia de uma garota negra com cabelos encaracolados - texto Série Mulheres na educação

Com apenas 12 anos e muito carisma, a estudante Emily Rodrigues é um dos destaques da Série Mulheres na Educação. Menina da Vila Iolanda, bairro da zona Leste de São Paulo, se declara como uma boa aluna e diz ter facilidade para aprender coisas novas, principalmente nas áreas de Ciências e Língua Portuguesa.

Emily estuda na Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Maílson Delane, da Diretoria Regional de Educação (DRE) Guaianases, desde o início de 2020. Antes, estudava em um colégio particular próximo à sua casa. Apesar do pouco tempo na nova escola, ela diz já ter feito algumas amizades e ter conquistado uma vaga no Projeto Imprensa Jovem em sua escola.  

Cursando o 7º ano e muito desenvolta ao se comunicar, a jovem repórter conta que, mesmo durante o período de pandemia decorrente da Covid-19, participa e aprende com as atividades propostas pela professora Luciana Chagas, que coordena o projeto na EMEF.

“Sempre gostei muito de conversar, sou extrovertida. O projeto está me ajudando a me soltar ainda mais e me expressar melhor”, declara a estudante que já teve oportunidade de participar de algumas coletivas de imprensa virtuais. Em 2020, no Encontro de Coletivos de Estudantes de Cidade Tiradentes, entrevistou o advogado e então vereador Caio Miranda. Em fevereiro deste ano, fez perguntas para a premiada astrofísica brasileira e professora da Universidade de Michigan, Dra. Marcelle Soares Santos.

“Antes de qualquer trabalho para o Imprensa Jovem, conversamos para entender como será o evento, depois fazemos reunião de pauta para bolar as perguntas coletivamente e, no final, fazemos um ensaio para ver se o enquadramento, luz e forma de falar estão bons”, completa. Emily confessa que tem bastante interesse também em atuar no projeto de Grêmio Estudantil da sua escola.  

Questionada sobre o período de distanciamento e aulas remotas, a estudante diz que sente falta do contato diário com os colegas e professores. Ainda assim, acredita que mesmo mais lentamente, tem conseguido cumprir as atividades e também aprender. “Como sou alfabetizada, tenho mais facilidade em entender as explicações e tarefas. Minha irmã tem oito anos e não está totalmente alfabetizada, ela tem mais dificuldade. Tento ajudá-la sempre que posso”, completa.

Emily percebe a importância da educação na sua vida e se considera uma boa aluna, além de organizada e esforçada. “Procuro sempre entender as coisas. Se não entendo, pergunto. Depois, tento perceber se consigo explicar o que aprendi. Assim, posso ensinar para quem precisar”, se orgulha.

A estudante gosta de passar o tempo lendo, assistindo filmes e séries, mas diz sentir saudades de encontrar as amigas e passear nos momentos de lazer. Conta que antes da pandemia gostava de frequentar shoppings, cinemas e parques. Por seu interesse em ciências, disse que ficou encantada ao conhecer o Planetário. Ela ainda não sabe ao certo qual carreira quer seguir quando estiver mais velha, porém, confessa que já teve vontade de ser bióloga ou professora de ciências.

“Quero estudar e ter estabilidade financeira, minha casa própria, as coisas que tenho vontade e viajar muito”, ressalta. Alguns dos sonhos da menina são fazer intercâmbio no Canadá, conhecer as paisagens paradisíacas da Tailândia e a rica história da Grécia.

Série Mulheres na Educação – Durante o mês de março, a Secretaria Municipal de Educação (SME) de São Paulo exibe em seus canais de comunicação a série dedicada às mulheres. São matérias com diferentes personagens femininas que estão em nossas escolas e que contam um pouco da sua trajetória na Rede paulistana. Conheça histórias de outras mulheres.

 

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Educadores participam de uma visita mediada ao Museu Judaico de São Paulo. O grupo está reunido em uma sala iluminada por janelas amplas, onde há painéis coloridos com rostos históricos e uma parede com a pergunta “O que é ser judeu?”, acompanhada de retratos digitais e textos explicativos. Um mediador do museu conduz a atividade, enquanto os participantes observam com atenção.

Curso promove diálogo entre escola e Museu Judaico para fortalecer práticas antirracistas

Publicado em: 06/06/2025 5h11 - em Secretaria Municipal de Educação

Sme Na Virada Ods

 Secretaria Municipal de Educação participa da 4ª Virada ODS

Publicado em: 06/06/2025 11h14 - em Secretaria Municipal de Educação

Cronograma Programa Aprimorando Saberes

Conheça o Programa de Desenvolvimento Profissional de Gestores Escolares

Publicado em: 05/06/2025 8h38 - em Secretaria Municipal de Educação

Mosaico de fotografia com diferentes momentos dos encontros feitos pela SME com diretores de escola e DREs

Secretaria cumpre rodada de reunião com cada um dos 25 diretores

Publicado em: 04/06/2025 2h58 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de jovens repórteres. Equipes faraão a cobertura da Virada ODS.

Mais de 600 jovens repórteres do programa Imprensa Jovem farão cobertura da 4ª Virada ODS

Publicado em: 03/06/2025 6h11 - em Secretaria Municipal de Educação

«1 2 3 1.524