Notícias
“Mulheres de fibra, cada fio da história faz a fibra que nos forma!”
Projeto realizado no CIEJA Santana/Tucuruvi visa relembrar o valor e força do empoderamento às professoras e alunas da unidade
Publicado em: 18/02/2019 15h45 | Atualizado em: 30/11/2020“Dar voz é dar a oportunidade de ser você mesmo dentro da sociedade”, diz a professora Gladis Barbosa
A professora Gladis Cassapian Barbosa, do Centro Integrado de Educação de Jovens e Adolescentes (CIEJA) Santana/Tucuruvi, recebeu o 2º lugar do Prêmio Paulo Freire com o projeto “Mulheres de fibra, cada fio da história faz a fibra que nos forma!”, que trabalhou o gênero da autobiografia com o objetivo de promover a conscientização sobre o valor e força do empoderamento de professoras e estudantes, bem como das mulheres próximas aos alunos, por meio do estudo de temas relacionados ao assunto. “A ideia foi atingir a todos da sala de aula, tanto homens quanto mulheres, relembrando a força que cada mulher tem e a sua importância dentro da sociedade”, diz Gladis.
As atividades consistiram em leituras e estudo das biografias de mulheres que de alguma forma revolucionaram as suas histórias, como Malala, Carolina de Jesus e Maria da Penha. Paralelamente, os alunos puderam escrever as suas próprias histórias, iniciando o trabalho de autobiografias. Durante todo o projeto, eles também puderam participar de um sarau sobre o assunto “ser mulher” e de oficina de beleza, construção de bonecas abayomi e rodas de discussões, entre outras ações que procuraram retratar as histórias e a luta das mulheres tanto no passado quanto no futuro, trazendo uma reflexão sobre o papel da mulher e as suas diversidades.
A professora desenvolvedora do projeto ressaltou o quão importante foi poder contar com a parceria da equipe docente da unidade e dos estudantes. Exemplo disso foram as atividades de pesquisa, onde a parceria com a Profª Larissa Patrício, da sala de informática, foi fundamental para que os alunos concluíssem as atividades, bem como com a Profª Susen Covre, da sala de recursos, que junto com os docentes da unidade fez um levantamento das informações pessoais dos alunos com deficiência, a partir dos seus prontuários. Em seguida, as professoras Gladis e Susen narraram a estes alunos as informações colhidas e os ajudaram a escrevê-las, respeitando a necessidade de cada um. Assim, os alunos com deficiência também puderam desenvolver as suas autobiografias.
Com o projeto finalizado, ainda se vê grande repercussão na vida daqueles que participaram. “Nota-se que as alunas se sentem mais a vontade para compartilhar as suas experiências e se impor diante de determinados assuntos quando necessário. Já os alunos mudaram não só o comportamento dentro das salas de aulas com as alunas e professoras, mas também começaram a enxergar de maneira mais igualitária as mulheres que passam pelas suas vidas, respeitando e dando a liberdade que elas merecem”, observa Gladis.
Notícias Mais Recentes
Diretoria Regional de Educação Ipiranga
Estudantes participam de concerto com a Orquestra Sinfônica Brasileira
Academia Estudantil de Letras
Estudantes participam de lançamento de livros na Câmara Municipal
Secretaria Municipal de Educação
SME dá início ao Programa Aprimorando Saberes
Secretaria Municipal de Educação
Curso promove diálogo entre escola e Museu Judaico para fortalecer práticas antirracistas
Secretaria Municipal de Educação
Secretaria Municipal de Educação participa da 4ª Virada ODS
Secretaria Municipal de Educação
Conheça o Programa de Desenvolvimento Profissional de Gestores Escolares
Relacionadas

SME promove o curso sobre Comunicação Alternativa no Contexto Escolar
Publicado em: 16/10/2015 2h44 - em Educação Especial

Seminário Leituraço 2015
Publicado em: 16/10/2015 2h38 - em Diretoria Regional de Educação Butantã

Seminário “Integrando os saberes”
Publicado em: 16/10/2015 2h34 - em Diretoria Regional de Educação São Mateus

Alunos da DRE Campo Limpo participarão do Parlamento Jovem Paulista 2015
Publicado em: 16/10/2015 2h30 - em Secretaria Municipal de Educação

CEU Uirapuru apresenta espetáculo “Rosas”
Publicado em: 16/10/2015 2h27 - em CEU e COCEU