Notícias

Movimento, alegria, aprendizados e tradição: Rádio Taissô movimenta rotina da EMEI Armando de Arruda Pereira

Todas as quintas-feiras, de forma leve e atravessando gerações, 180 crianças e toda a comunidade escolar se juntam à terceira idade para aprender a técnica

Publicado em: 27/08/2025 12h05 | Atualizado em: 27/08/2025
Prática Tradicional Também Estimula A Integração Intergeracional

Na correria da rotina paulistana, entre buzinas e passos apressados, mais precisamente na Praça da República, um momento de calma e harmonia chamou a atenção das crianças da EMEI Armando de Arruda Pereira: um grupo de senhoras fazia alongamentos com movimentos suaves, quase como uma dança lenta e silenciosa. Curiosas, as crianças da EMEI, que pertence a Diretoria Regional de Educação (DRE) Ipiranga, observavam e começaram a imitar. 

Diante disso, os educadores da unidade foram se informar com as idosas sobre a possibilidade de realizar a atividade dentro da escola. Elas aceitaram e foi a partir desse instante simples, de observação e encantamento dos pequenos, que nasceu uma nova rotina na EMEI: o Rádio Taissô – uma tradicional ginástica rítmica japonesa – passou a fazer parte do cotidiano dos estudantes todas as quintas-feiras.  

Participam da ginástica, que envolve fazer alongamentos, exercícios e filosofia, 180 crianças, além da equipe da unidade. O Rádio Taissô estimula o funcionamento do cérebro, ativa a circulação sanguínea e faz com que as pessoas fiquem mais dispostas e alegres, promovendo um relaxamento dos músculos e das articulações. 

Na EMEI, a prática é realizada com músicas infantis com uma melodia suave, o que desperta o interesse das crianças. Os benefícios da Rádio Taissô são tanto o desenvolvimento motor quanto o cognitivo. E, mesmo sem grandes adaptações, já que é uma prática pensada para todas as idades, os pequenos se encantam com a leveza da atividade, executando os exercícios com entusiasmo e sorriso no rosto. 

Mais do que uma rotina de movimento, o Rádio Taissô se tornou um momento de encontro e bem-estar na escola. As crianças se concentram, se divertem e encontram na prática uma forma de se expressar com o corpo. Ao mesmo tempo, percebem a importância de cuidar de si e de estar em sintonia com o grupo. O que nasceu de um simples gesto de curiosidade tornou-se um hábito cheio de significado — um elo silencioso e afetuoso entre gerações, provando que aprender com o outro, mesmo fora da sala de aula, pode transformar o dia a dia com leveza, saúde e alegria. 

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Poesia Fruta Capa Da Postagem

Projeto de leitura une crianças e bebês do CEI Caminho do Mar e do CEU EMEF Professor José Rezende

Publicado em: 11/12/2025 11h27 - em Diretoria Regional de Educação Santo Amaro

Estudantes em uma sala de aula com uniforme da Prefeitura

SME publica normas para a atribuição de profissionais da educação em 2026

Publicado em: 10/12/2025 7h07 - em Secretaria Municipal de Educação

Mostra antirracista transforma EMEI Antonio Bento em espaço de celebração e resistência

Mostra antirracista transforma EMEI Antonio Bento em espaço de celebração e resistência

Publicado em: 09/12/2025 1h30 - em Diretoria Regional de Educação Butantã

Secretaria Municipal da Educação lança versão impressa do documento “Conhecer para Proteger: enfrentando a violência na primeira infância”
Projeto “Nhandecy – A Terra é Nossa Mãe” valoriza povos indígenas e sustentabilidade na EMEF Maria Aparecida Rodrigues Cintra

Projeto “Nhandecy – A Terra é Nossa Mãe” valoriza povos indígenas e sustentabilidade na EMEF Maria Aparecida Rodrigues Cintra

Publicado em: 08/12/2025 4h37 - em Diretoria Regional de Educação Freguesia/Brasilândia

«1 2 3 1.609