Notícias
Matemática e cultura maker no Tamandaré
Estimulados pelo movimento maker, alunos aprendem a construir sólidos geométricos
Publicado em: 08/06/2018 15h43 | Atualizado em: 30/11/2020
Matéria produzida pela equipe de Imprensa Jovem Rádio Calafrio
Quem disse que para se ensinar Matemática basta giz e lousa precisa conhecer de perto as atividades desenvolvidas pelo professor Rubens Benvenuto com os alunos do sexto ano sobre sólidos geométricos – objetos tridimensionais definidos no espaço como cubos, prismas, cilindros e esferas.
Ao criar uma possibilidade diferente de aprendizagem, o professor conseguiu engajar os alunos em um assunto que geralmente tende a se restringir ao livro e ao caderno.
Utilizando conceitos da Ludopedagogia e da cultura maker, ele propôs aos alunos algumas aulas que envolvessem conceitos matemáticos e artísticos para estimular a atenção, a compreensão, o senso estético, a criatividade e o protagonismo.
“O objetivo principal era que os alunos conhecessem os elementos através da montagem e aprendessem colocando a mão na massa, ideia principal da cultura maker. Para a efetivação dessa parte lúdica, os alunos tiveram que colocar em prática não só os conhecimentos das aulas expositivas como também a medição precisa com régua e muita atenção para a produção de cada aresta”, explicou o professor Rubens Benvenuto.
Os trabalhos sobre os prismas são continuidade do trabalho com as pirâmides. Os alunos criaram os primas utilizando palitos de bambu. Eles criaram alguns esqueletos de cubos, paralelepípedos, prisma de base triangular, prisma de base quadrada e prisma de base pentagonal para mostrar a quantidade de vértices, arestas e faces de cada.
“Iniciamos os sólidos geométricos e fizemos uma apresentação geral, usando o material disponibilizado pela escola. Depois, fizemos a apresentação dos poliedros e dos sólidos não poliedros. Como nosso foco maior são os poliedros, os alunos fizeram os esqueletos das pirâmides e também dos primas. A montagem dos esqueletos é exatamente para evidenciar a quantidade de vértices que as peças apresentam, a quantidade de arestas e a quantidade de faces. Em cada caso foi feito um estudo, a generalização baseada na regularidade que essas peças apresentam, da relação que existe entre o polígono da base da pirâmide e a quantidade de cada elemento: vértices, faces e arestas”, observou Benvenuto.
A cultura maker permite a desverticalização do currículo e estimula a aprendizagem através da curiosidade, do fazer e refazer, do compartilhamento de descobertas e desafios e, principalmente, faz com que o processo de ensino e aprendizagem seja mais significativo e dinâmico para o aluno.
Notícias Mais Recentes
Secretaria Municipal de Educação
Prêmio Educador em Destaque 2024 acontece nesta sexta-feira (29)
Secretaria Municipal de Educação
VII Festival Municipal de Mancala Awelé e Africanidades vai reunir mais de 1200 estudantes
Secretaria Municipal de Educação
Vagas remanescentes para o VII Congresso Municipal de Educação
Secretaria Municipal de Educação
IV Expo Internacional Dia da Consciência Negra vai contar com programação em educação antirracista
Secretaria Municipal de Educação
Prefeitura de SP realiza cerimônia de entronização do CEI Dandara dos Palmares
Secretaria Municipal de Educação
Renovação dos contratos de professores temporários
Relacionadas
CEUs recebem programação especial no mês de junho para as festas tradicionais brasileiras
Publicado em: 06/06/2024 11h57 - em Secretaria Municipal de Educação
Arena Green receberá mais de 50 mil estudantes dos 8º anos da Rede Municipal em uma jornada com experiências interativas e sensoriais sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Publicado em: 05/06/2024 4h52 - em Secretaria Municipal de Educação
CEU Jaçanã oferece cursos voltados a influência digital
Publicado em: 05/06/2024 3h47 - em Secretaria Municipal de Educação
EMEF Gonzaguinha realiza caminhada em parceria com unidades da região
Publicado em: 04/06/2024 4h43 - em Secretaria Municipal de Educação
“Campanha Aluno Presente Transforma Futuros”: Carteiras customizadas chegam a Zona Leste para estimular a presença de crianças e jovens nas escolas
Publicado em: 04/06/2024 11h55 - em Secretaria Municipal de Educação