Notícias

Maria Benedita Gonçalves Araujo da Silva

Educador Autor

Publicado em: 09/08/2018 17h49 | Atualizado em: 30/11/2020

bene1.jpg

Relações Interpessoais na Escola Versus Bullying
Editora All Print

O presente trabalho tem o objetivo de esclarecer um fenômeno ainda pouco conhecido e muito presente nas instituições educacionais: o bullying no ambiente escolar e as relações interpessoais. Agressões entre alunos, físicas ou morais, que trazem consequências sérias, tanto para quem as comete como para suas vítimas. Muitos são os depoimentos que indicam fatos ocorridos no interior das instituições de ensino, muitas vezes indiferentes para os profissionais da educação, mas que podem trazer graves sequelas na vida dos jovens e das pessoas envolvidas. Demonstrar que as instituições educacionais e a sociedade não podem se omitir em relação ao bullying. Desta maneira, este estudo descritivo com abordagem visou analisar as dificuldades enfrentadas pelas vítimas de bullying no ambiente escolar. Utilizou-se como método de estudo a pesquisa bibliográfica por meio de livros, pesquisa na internet, artigos em jornais e revistas. Finalizando, procurou-se demonstrar a prevenção ao bullying, com exemplos de programas de sucesso em prol das crianças, adolescentes e demais envolvidos no ambiente escolar, em suas relações interpessoais. Neste trabalho está o resultado de uma discussão sobre as relações interpessoais no ambiente escolar e o bullying, que acabam por influenciar as relações de trabalho e de estudo neste ambiente e o objetivo do mesmo é analisar os aspectos que podem favorecer um ambiente no qual prevaleçam as relações interpessoais mais humanas e justas, privilegiando o respeito à diversidade sociocultural de todos os envolvidos no processo educacional que se relacionam direta ou indiretamente com o aluno. Muitas vezes observa-se que o ambiente se torna frio, hostil e de difícil convívio, geralmente isso é reflexo da falta de verificação dos problemas vivenciados pelos alunos, professores e a comunidade escolar e da falta de comunicação, que é um fator primordial para um bom relacionamento e positivas relações interpessoais. O espaço da escola não é apenas um “continente”, um recipiente que abriga alunos, livros, professores, um local em que se realizam atividades de aprendizagem, mas é também um “conteúdo” ele mesmo é educativo.

Maria Benedita Gonçalves Araujo da Silva
Coordenadora Pedagógica (aposentada)
e-mails: bene146@hotmail.com / contato@benearaujosilva.com.br

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Inauguração de Escolas de Educação Infantil na zona sul da capital

Inauguração de Escolas de Educação Infantil na zona sul da capital

Publicado em: 06/05/2016 3h48 - em Diretoria Regional de Educação Santo Amaro

Secretário Municipal de Educação visita EMEI Dona Leopoldina

Secretário Municipal de Educação visita EMEI Dona Leopoldina

Publicado em: 06/05/2016 3h46 - em Diretoria Regional de Educação Pirituba

Zona Norte de São Paulo ganha dois novos CEIs

Zona Norte de São Paulo ganha dois novos CEIs

Publicado em: 06/05/2016 3h42 - em Diretoria Regional de Educação Jaçanã/Tremembé

Centro de Educação Infantil é inaugurado no Jardim Robru

Centro de Educação Infantil é inaugurado no Jardim Robru

Publicado em: 06/05/2016 3h27 - em Diretoria Regional de Educação São Miguel

SME oferece curso sobre brincadeiras indígenas

SME capacitará professores-formadores em jogos e brincadeiras indígenas

Publicado em: 06/05/2016 2h46 - em Diretoria Regional de Educação Butantã

1 1.275 1.276 1.277 1.278 1.279 1.489