Notícias
Maria Benedita Gonçalves Araujo da Silva
Educador Autor
Publicado em: 09/08/2018 17h49 | Atualizado em: 30/11/2020Relações Interpessoais na Escola Versus Bullying
Editora All Print
O presente trabalho tem o objetivo de esclarecer um fenômeno ainda pouco conhecido e muito presente nas instituições educacionais: o bullying no ambiente escolar e as relações interpessoais. Agressões entre alunos, físicas ou morais, que trazem consequências sérias, tanto para quem as comete como para suas vítimas. Muitos são os depoimentos que indicam fatos ocorridos no interior das instituições de ensino, muitas vezes indiferentes para os profissionais da educação, mas que podem trazer graves sequelas na vida dos jovens e das pessoas envolvidas. Demonstrar que as instituições educacionais e a sociedade não podem se omitir em relação ao bullying. Desta maneira, este estudo descritivo com abordagem visou analisar as dificuldades enfrentadas pelas vítimas de bullying no ambiente escolar. Utilizou-se como método de estudo a pesquisa bibliográfica por meio de livros, pesquisa na internet, artigos em jornais e revistas. Finalizando, procurou-se demonstrar a prevenção ao bullying, com exemplos de programas de sucesso em prol das crianças, adolescentes e demais envolvidos no ambiente escolar, em suas relações interpessoais. Neste trabalho está o resultado de uma discussão sobre as relações interpessoais no ambiente escolar e o bullying, que acabam por influenciar as relações de trabalho e de estudo neste ambiente e o objetivo do mesmo é analisar os aspectos que podem favorecer um ambiente no qual prevaleçam as relações interpessoais mais humanas e justas, privilegiando o respeito à diversidade sociocultural de todos os envolvidos no processo educacional que se relacionam direta ou indiretamente com o aluno. Muitas vezes observa-se que o ambiente se torna frio, hostil e de difícil convívio, geralmente isso é reflexo da falta de verificação dos problemas vivenciados pelos alunos, professores e a comunidade escolar e da falta de comunicação, que é um fator primordial para um bom relacionamento e positivas relações interpessoais. O espaço da escola não é apenas um “continente”, um recipiente que abriga alunos, livros, professores, um local em que se realizam atividades de aprendizagem, mas é também um “conteúdo” ele mesmo é educativo.
Maria Benedita Gonçalves Araujo da Silva
Coordenadora Pedagógica (aposentada)
e-mails: bene146@hotmail.com / contato@benearaujosilva.com.br
Notícias Mais Recentes
Diretoria Regional de Educação Butantã
Virada Esportiva fortalece o lazer e a integração nos CEUs da capital
Diretoria Regional de Educação Campo Limpo
DRE Campo Limpo realiza Caminhada da Paz e Feira do Migrante 2025
Secretaria Municipal de Educação
Prorrogadas as inscrições para o Prêmio “Professor em Destaque” até 29 de setembro
Secretaria Municipal de Educação
Programação de palestras do FEBReS começa no dia 22 de setembro nos CEUs
Diretoria Regional de Educação Ipiranga
Bike Literária leva livros, afeto e ocupação poética pelas ruas da cidade com escolas da DRE Ipiranga
Secretaria Municipal de Educação
SME lança curso inédito que une Educomunicação e Educação Inclusiva
Relacionadas

Escolas municipais participam do projeto “Aprendizagem Criativa: Mão na Massa”
Publicado em: 30/11/2016 5h48 - em Educação Infantil

CODAE debate execução da Lei dos Orgânicos
Publicado em: 30/11/2016 5h47 - em Alimentação Escolar

CEU Parelheiros recebe “II Festival de Dança” da academia We Dance
Publicado em: 30/11/2016 4h42 - em CEU e COCEU

Encontro 500 dos CEUs
Publicado em: 30/11/2016 4h31 - em CEU e COCEU

Projeto “Mediadores de Leitura” leva poesia para as ruas de São Paulo
Publicado em: 30/11/2016 2h57 - em Diretoria Regional de Educação Pirituba