Notícias
Maria Benedita Gonçalves Araujo da Silva
Educador Autor
Publicado em: 09/08/2018 17h49 | Atualizado em: 30/11/2020Relações Interpessoais na Escola Versus Bullying
Editora All Print
O presente trabalho tem o objetivo de esclarecer um fenômeno ainda pouco conhecido e muito presente nas instituições educacionais: o bullying no ambiente escolar e as relações interpessoais. Agressões entre alunos, físicas ou morais, que trazem consequências sérias, tanto para quem as comete como para suas vítimas. Muitos são os depoimentos que indicam fatos ocorridos no interior das instituições de ensino, muitas vezes indiferentes para os profissionais da educação, mas que podem trazer graves sequelas na vida dos jovens e das pessoas envolvidas. Demonstrar que as instituições educacionais e a sociedade não podem se omitir em relação ao bullying. Desta maneira, este estudo descritivo com abordagem visou analisar as dificuldades enfrentadas pelas vítimas de bullying no ambiente escolar. Utilizou-se como método de estudo a pesquisa bibliográfica por meio de livros, pesquisa na internet, artigos em jornais e revistas. Finalizando, procurou-se demonstrar a prevenção ao bullying, com exemplos de programas de sucesso em prol das crianças, adolescentes e demais envolvidos no ambiente escolar, em suas relações interpessoais. Neste trabalho está o resultado de uma discussão sobre as relações interpessoais no ambiente escolar e o bullying, que acabam por influenciar as relações de trabalho e de estudo neste ambiente e o objetivo do mesmo é analisar os aspectos que podem favorecer um ambiente no qual prevaleçam as relações interpessoais mais humanas e justas, privilegiando o respeito à diversidade sociocultural de todos os envolvidos no processo educacional que se relacionam direta ou indiretamente com o aluno. Muitas vezes observa-se que o ambiente se torna frio, hostil e de difícil convívio, geralmente isso é reflexo da falta de verificação dos problemas vivenciados pelos alunos, professores e a comunidade escolar e da falta de comunicação, que é um fator primordial para um bom relacionamento e positivas relações interpessoais. O espaço da escola não é apenas um “continente”, um recipiente que abriga alunos, livros, professores, um local em que se realizam atividades de aprendizagem, mas é também um “conteúdo” ele mesmo é educativo.
Maria Benedita Gonçalves Araujo da Silva
Coordenadora Pedagógica (aposentada)
e-mails: bene146@hotmail.com / contato@benearaujosilva.com.br
Notícias Mais Recentes
Diretoria Regional de Educação São Mateus
EMEI Pestalozzi promove reunião pedagógica inspiradora sobre inovação e compromisso na Educação Infantil
Diretoria Regional de Educação Guaianases
DRE Guaianases promove 9º VEM – Vozes Estudantis em Movimento
Diretoria Regional de Educação Santo Amaro
CEU Alvarenga oferece aulas de Zumba gratuitas para a comunidade
Diretoria Regional de Educação Pirituba
Dia da Família do CEI Maria José Vasconcelos Mankel é celebrado com visita ao Pico do Jaraguá
Diretoria Regional de Educação São Miguel
Nova EMEI Gilberto Dimenstein abre portas no Jardim Nazareth com espaços modernos e sustentáveis
Secretaria Municipal de Educação
Conceição Evaristo divide vivências com educadores e estudantes no Fli Sampa
Relacionadas

Recreio nas Férias: cultura e diversão para crianças e adolescentes da cidade de São Paulo
Publicado em: 24/01/2017 5h11 - em CECI

Reunião de Organização Escolar
Publicado em: 24/01/2017 11h57 - em Diretoria Regional de Educação Butantã

Contação de histórias é realizada no CEU Aricanduva
Publicado em: 24/01/2017 10h58 - em CEU e COCEU

O príncipe medroso toma conta do CEU Caminho do Mar
Publicado em: 24/01/2017 10h32 - em CEU e COCEU

Documentos Institucionais Pedagógicos 2017
Publicado em: 24/01/2017 9h38 - em Educação Infantil