Notícias

Reunião de Organização Escolar

Encontro teve o objetivo de apresentar as propostas da nova gestão da SME e dar encaminhamentos para equipes das DREs

Publicado em: 24/01/2017 11h57 | Atualizado em: 04/05/2021

organizacao_escolar_740_x_430.jpg

Ocorreu na manhã da segunda, 23 de janeiro, no Teatro Municipal João Caetano, a Reunião de Organização Escolar da Secretaria Municipal de Educação (SME). O evento reuniu os novos Diretores Regionais de Educação, Diretores de Divisões, Coordenadores da SME, Supervisores Escolares e Coordenadores das Diretorias Regionais de Educação (DREs).

O objetivo do encontro foi de apresentar as propostas da nova gestão da Secretaria Municipal de Educação e dar encaminhamentos para as equipes das DREs realizarem suas reuniões de organização.

Compuseram a mesa o Secretário Municipal de Educação Alexandre Schneider, o Secretário Municipal Adjunto Daniel de Bonis, a Chefe de Gabinete Fatima Timóteo e a Coordenadora da Coordenadoria Pedagógica da SME Leila Barbosa Oliva.

O evento contou com a palestra do economista Ricardo Paes de Barros, que apresentou um diagnóstico da situação educacional da Rede Municipal de Ensino de São Paulo.

De acordo com o Secretário Alexandre Schneider, a atuação desta gestão será baseada em um tripé pedagógico: a atualização do currículo, de forma a alinhá-lo com a Base Nacional Comum, a aplicação de avaliações externas voltadas para o trabalho em sala de aula, de acordo com o currículo e utilizadas como instrumentos pedagógicos e o desenvolvimento formativo dos trios gestores, de formadores e de professores. “Vamos fazer a rede avançar, respeitando o que já vem sendo construído”, afirmou o Secretário.

Reunião de Trabalho – No período da tarde, a equipe da Coordenadoria Pedagógica (COPED) da SME realizou uma reunião de trabalho no auditório da Secretaria, onde participaram as equipes da COPED, Supervisores Técnicos e Diretores Pedagógicos das Diretorias Regionais (DIPEDs) . Na ocasião, foram reforçados alguns conceitos já expostos durante a manhã, principalmente o tripé pedagógico no qual serão fundados os trabalhos.

A diretora da COPED, Leila Oliva, afirmou que haverá metas claras, passos objetivos e prazos para atingí-los. Ela mencionou que o foco será a aprendizagem e que, para isso, sempre serão otimizados os tempos e espaços das escolas e a Educação em Tempo integral, de modo a convergir todos os olhares para a aprendizagem.

A Diretora da Divisão de Ensino Fundamental e Médio (DIEFEM), Minéa Pascholeto Fratelli, ressaltou que “o caráter da avaliação diagnóstica é servir à escola”. Junto com a Diretora da Divisão de Educação Infantil (DIEI), Janaína Cavalcanti, Minéa explicou como a COPED está acompanhando e pensando as questões sobre formação, currículo, avaliação e acompanhamento.

Os focos da Educação Especial, de acordo com a Diretora da Divisão de Educação Especial (DIEE), Silvana Drago, serão o atendimento educacional especializado e o plano de atendimento.

Ao final, foi distribuído um material que sugere diretrizes para o planejamento e apresenta os eixos que nortearão o trabalho das Diretorias Pedagógicas (DIPEDs) das Diretorias Regionais de Educação (DREs) e das Equipes Gestoras das Unidades Educacionais (UEs). O material também sugere pauta para a reunião de Organização Escolar e Planejamento e proposta para o período de recuperação das aprendizagens e revisão.

Clique aqui e acesse o documento do “Encontro com Equipes Gestoras – Janeiro 2017”. 

A SME já disponibiliza os materiais que nortearão o planejamento para o ano. Clique aqui para acessar os “Documentos Institucionais Pedagógicos 2017”.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

SAEL 50 Anos

SME celebra os 50 anos das Salas de Leitura nas escolas municipais

Publicado em: 29/11/2022 6h44 - em Secretaria Municipal de Educação

Estudantes surdos fazem filmagens utilizando câmera filmadora - Cinema

Alunos surdos da EMEF Candida Dora Pino Pretini produzem curta-metragem

Publicado em: 29/11/2022 4h41 - em Secretaria Municipal de Educação

Banner do Festival De Mancala

SME promove festival de jogo de origem africana que reúne mais de mil estudantes e educadores

Publicado em: 29/11/2022 3h00 - em Secretaria Municipal de Educação

Mulheres na sala de aula de Confeitaria. Elas estão de frente para mesa coletiva e manuseiam uma massa em forminhas. Também usam máscara de proteção individual, avental e touca.

Inscrições abertas para as turmas de 2023 dos cursos gratuitos profissionalizantes dos CMCTs

Publicado em: 28/11/2022 11h50 - em Secretaria Municipal de Educação

Cowparede - fotografia de esculturas de vacas pintadas por artistas

CEU Paraisópolis recebe exposição CowParade

Publicado em: 25/11/2022 1h01 - em Secretaria Municipal de Educação

1 2 3 1.299