Notícias
Março Mulher: SME organiza leituraço com obras de escritoras que reforçam o protagonismo feminino
Ação valoriza escritoras mulheres com mês de leituras e vivências
Publicado em: 10/03/2025 12h09 | Atualizado em: 10/03/2025
A Secretaria Municipal de Educação organizou, como parte da programação do Março Mulher, o projeto “Leituraço!” com obras que destacam a importância das experiências femininas em sociedade. A iniciativa abrange todas as escolas de Ensino Fundamental e Ensino Médio da Rede Municipal de Ensino.
O projeto “Leituraço!” foi implementado na Rede Municipal em 2014 e envolve a escolha de livros para serem trabalhados ao longo da rotina escolar. Seu principal objetivo é promover a leitura de maneira abrangente, em todos os espaços da escola, com o intuito de influenciar positivamente a vida dos alunos. A temática feminina durante o mês de março se deve ao Dia Internacional das Mulheres, celebrado no dia 8 de março.
A iniciativa da SME inclui uma sugestão de organização na qual as escolas podem utilizar como base para a organização da vivência em seu próprio território. Isso inclui uma proposta de realização de leituras simultâneas em toda a Unidade Educacional pelo menos uma vez por semana ao longo do mês de março. Outros pontos, como o envolvimento de toda a comunidade escolar e organização de diferentes ambientes na escola também foram sugeridos.
A proposta no mês de março foi dedicada às ações de valorização da mulher, mas um dos pontos de atenção do projeto é alertar que a temática não é restrita a esse período e precisa ser trabalhada durante todo o ano letivo de forma contínua. “É importante que as ações de leitura e valorização da participação feminina estejam presentes no cotidiano durante todo o ano em nossas escolas”, apontou o Secretário Municipal de Educação, Fernando Padula.
Alguns títulos foram selecionados para compor as sugestões de obras, todas com escritoras mulheres e que ressaltam a importância da participação feminina nos diferentes campos de convivência. A seleção inclui 35 livros, confira o documento completo aqui.
Notícias Mais Recentes
Secretaria Municipal de Educação
SME lança projeto com o maestro João Carlos Martins em 27 escolas municipais
Secretaria Municipal de Educação
EMEI Compositor Silvio Caldas promove plantio de árvores com crianças no Jardim Celeste
Diretoria Regional de Educação Butantã
Encontro de mediação de conflitos promove reflexão sobre violência contra a mulher
Secretaria Municipal de Educação
Alunos de escola municipal se transformam em cientistas ambientais
Secretaria Municipal de Educação
SME realiza reunião para fortalecer as ações do Programa de Integridade e Boas Práticas
Diretoria Regional de Educação Santo Amaro
Escola bilíngue para surdos celebra 38 anos de protagonismo surdo
Relacionadas
SME lança projeto com o maestro João Carlos Martins em 27 escolas municipais
Publicado em: 15/05/2026 3h21 - em Secretaria Municipal de Educação
EMEI Compositor Silvio Caldas promove plantio de árvores com crianças no Jardim Celeste
Publicado em: 15/05/2026 12h09 - em Secretaria Municipal de Educação
Encontro de mediação de conflitos promove reflexão sobre violência contra a mulher
Publicado em: 15/05/2026 11h54 - em Diretoria Regional de Educação Butantã
Alunos de escola municipal se transformam em cientistas ambientais
Publicado em: 15/05/2026 10h39 - em Secretaria Municipal de Educação
SME realiza reunião para fortalecer as ações do Programa de Integridade e Boas Práticas
Publicado em: 15/05/2026 10h26 - em Secretaria Municipal de Educação