Notícias
Mais de 600 estudantes da rede municipal de São Paulo participam de desafio virtual e criam máquinas de reação em cadeia
Atividades que antes eram desenvolvidas presencialmente foram adaptadas para o período de distanciamento e o resultado foi maior envolvimento familiar no método de ensino aprendizagem
Publicado em: 01/03/2021 18h20 | Atualizado em: 01/03/2021As aulas presenciais estão voltando, mas durante a pandemia os estudantes e professores da Rede Municipal de Ensino de São Paulo puderam se reinventar e se adaptar ao ensino remoto. Neste contexto, o Núcleo de Tecnologias para Aprendizagem (TPA), que faz parte da Secretaria Municipal de Educação (SME) da capital paulista, lançou o Desafio Virtual de Tecnologias para Aprendizagem – Máquina de Reação em Cadeia. Como resultado, 562 vídeos foram recebidos com as invenções de 602 estudantes, direcionados por 217 Professores Orientadores de Educação Digital (POEDs). Participaram 217 escolas municipais.
A atividade foi lançada para o Ensino Fundamental, Médio e Educação de Jovens e Adultos. Com a realização das atividades escolares nas residências e os kits de robótica nas escolas, a provocação foi construir uma máquina com materiais simples disponíveis em casa e ainda poder chamar a família para interagir. Da forma mais complexa e divertida possível, a missão era colocar uma bolinha dentro de um copo ou trabalhar a mensagem sobre a importância do uso de máscara durante a pandemia.
O desafio à distância aconteceu de setembro a novembro/20 e substituiu a JAM de Robótica, que em anos anteriores era realizada presencialmente. JAM é uma maratona de criação onde estudantes e professores se reúnem para trabalhar juntos e produzir um protótipo robótico. Eles utilizam suas habilidades, conhecimentos e pensam juntos em uma solução para o desafio.
Veja o evento realizado em outros anos:
Escolas Municipais participam de evento de Robótica
Estudantes de escolas municipais participam de desafio de robótica
CEU Jambeiro recebe edição do “Jam de Robótica 2016”
O que é uma máquina de reação em cadeia?
A Máquina de Reação em Cadeia é um dispositivo em que cada ação desencadeia uma outra ação. O protótipo poderia ser construído fisicamente ou virtualmente com a plataforma Scratch. Um dos requisitos obrigatórios era o uso de uma máquina simples (instrumentos que poderiam funcionar como plano inclinado, polia ou alavanca). Os estudantes tinham três opções para escolher como desenvolvê-la:
Opção 1 – a tarefa era colocar uma bolinha em um copo de forma divertida, usando dois tipos de máquinas simples à escolha do estudante.
Opção 2 – o objetivo era avisar as pessoas sobre a importância do uso de máscara durante a pandemia, usando três tipos de máquina simples.
Opção 3 – a atividade também era conscientizar sobre a importância do uso de máscara durante a pandemia, porém a máquina deveria ser construída de maneira virtual por meio da plataforma Scratch, usando dois tipos de máquina simples.
Além dos aprendizados desenvolvidos pela construção da própria máquina, os estudantes gravaram a experiência em vídeo, fizeram edição e subiram o material nas plataformas virtuais. O desafio fez com que familiares e até os bichinhos de estimação se envolvessem na proposta para concretizar a tarefa.
Clique nas imagens abaixo para assistir os vídeos que mostram a originalidade e criatividade de alguns estudantes na resposta ao desafio:
1.Use Máscara
Estudante: Mariana Trajano de Almeida, 13 anos – 8° Ano
Professora: Marcia de Castro Moreira
Escola: EMEF Professora Geny Maria Muniz Almeida Klein Pussinelli, DRE Capela do Socorro
2. Até o cachorro ajudou
Estudante: Sophia Marana Campos, 8 anos – 3º Ano
Professora: Paula Ramalho dos Santos
Escola: EMEF Engenheiro José Amadei, DRE Capela do Socorro
3. Estudante, sozinho, fez a programação em Arduino*
(*Plataforma para criar projetos de linguagem de programação.)
Estudante: Jonathan Brian Melquides Domingues, 14 anos – 8º Ano
Professora: Carla Regina de Oliveira Alves
Escola: CEU EMEF Manoel Vieira de Queiroz Filho, DRE Capela do Socorro
4. Educação de Jovens e Adultos
Estudante: Marizelia Ferreira do Nascimento, 47 anos – 6º Ano
Professora: Luciana Lopes da Silva
Escola: CEU EMEF Maria Clara Machado, DRE São Miguel Paulista
5. Participação da família
Estudante: Felipe Zeuli Biller dos Santos, 9 anos – 4º Ano
Professora: Marcia de Castro Moreira
Escola: EMEF Professora Geny Maria Muniz Almeida Klein Pussinelli, DRE Capela do Socorro
Programados em Scratch:
6. Colocando a bolinha em um copo
Estudantes: João Camargo Terzulli
Professor: Maria Bernadete Vale Ferreira
Escola: EMEF Presidente Kennedy, DRE Itaquera
7. Importância do uso da máscara
Estudante: Marcos Paulo Bornhold Da Costa, 13 anos – 8º Ano
Professor: Maria Bernadete Vale Ferreira
Escola: EMEF Presidente Kennedy, DRE Itaquera
Notícias Mais Recentes
Secretaria Municipal de Educação
Finalistas do Concurso “Cozinhas & Infâncias” são anunciados
Secretaria Municipal de Educação
SME abre inscrições para contratações temporárias para atuar na próxima edição do Recreio nas Férias
Secretaria Municipal de Educação
CEUs recebem experiência itinerante com cinema e videogames
Secretaria Municipal de Educação
Medalhistas olímpicos participam de vivência no CEU Parque Bristol
Secretaria Municipal de Educação
Escola Municipal de Ensino Fundamental organiza vivências com escola japonesa de Osaka
Secretaria Municipal de Educação
Inscrições abertas para o curso de extensão “Arquivo, História e Memória"
Relacionadas
Curso “Orientador de sala de leitura: Tecendo um novo tempo”
Publicado em: 05/04/2016 4h15 - em Diretoria Regional de Educação Penha
Legislação completa CEU-FOR
Publicado em: 05/04/2016 3h17 - em Secretaria Municipal de Educação
Baile do Havaí no CEU Três Lagos
Publicado em: 05/04/2016 3h16 - em CEU e COCEU
EMEF Octavio Pereira Lopes ganha concurso por projeto de sustentabilidade
Publicado em: 05/04/2016 3h09 - em Diretoria Regional de Educação Jaçanã/Tremembé
Prefeito sanciona reajuste para os profissionais da Educação
Publicado em: 05/04/2016 12h46 - em Educadores