Notícias

Mais de 400 professores estão participando de formação imersiva para o Rolê Agroecológico  

Formação promovida pela Secretaria Municipal de Educação leva professores para vivências em hortas e unidades produtivas, unindo educação alimentar e ambiental. 

Publicado em: 05/08/2025 17h00 | Atualizado em: 06/08/2025
Projeto Roleagroecólogico Mobilizou Estudantes E Professores Em Vivências Em Hortas E Unidades Produtivas

O contato direto com a terra, o cultivo de alimentos e o cuidado com a natureza são caminhos potentes para o aprendizado. Pensando nisso, cerca de 450 professores da Rede Municipal de Educação estão embarcando, a partir desta segunda-feira (04), em uma formação imersiva que une teoria e prática em um verdadeiro mergulho no universo do Rolê Agroecológico, com visitas a hortas e espaços de produção sustentável espalhados pela cidade. 

O Rolê Agroecológico é um projeto intersetorial que conecta estudantes e educadores do 6º ano do ensino fundamental à produção sustentável de alimentos, por meio de visitas a hortas urbanas e rurais — orgânicas ou de base agroecológica — e a parques municipais, sejam eles lineares, urbanos ou naturais. 

Este ano, a Secretaria Municipal de Educação promove a formação “Rolê Agroecológico: vivências pedagógicas para a Educação Alimentar e Nutricional aliada à Educação Ambiental”, voltada a professores que atuam com turmas do 6º ano — público-alvo do projeto.  

A proposta é que esses educadores possam integrar as vivências ao Currículo da Cidade, articulando os conteúdos com os objetivos de aprendizagem e desenvolvimento dos estudantes. 

A formação inclui aulas online e uma visita presencial por turma a uma unidade produtiva. As vivências ocorrem em turmas organizadas por Diretoria Regional de Educação (DRE) e seguem até o dia 15 de agosto. 

Essa etapa é fundamental para que o projeto alcance seus objetivos: fomentar programas de Educação Alimentar e Nutricional e Sustentabilidade na Rede Municipal de Ensino, contribuir para a formação integral dos estudantes, fortalecer a cultura da sustentabilidade nas escolas e aproximar as unidades educacionais dos produtores rurais e espaços de cultivo. 

Impacto do Rolê Agroecológico 

Em 2024, o projeto já impactou cerca de 15 mil estudantes e professores de 325 escolas municipais. Durante as atividades, foram distribuídos 18 mil kits agroecológicos — somando 27 toneladas de alimentos — e servidas 15,6 mil refeições aos participantes. 

As visitas proporcionam aos estudantes experiências práticas com o cultivo, preparo do solo e colheita, além de discussões sobre os sistemas alimentares. Os estudantes e professores também têm acesso a uma refeição localmente produzida e a kits com alimentos orgânicos ou agroecológicos. 

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Estudantes Da Emef Professor João Ernesto De Souza Campos Se Destacaram Na Olímpiada Brasilieira De Informática

EMEF Professor João Ernesto de Souza Campos tem 37 alunos finalistas da Olimpíada Brasileira de Informática

Publicado em: 07/08/2025 4h37 - em Diretoria Regional de Educação Santo Amaro

Cei Pedro Herz Tem Capacidade Para Atender Cerca De 160 Bebês E Crianças

CEI Pedro Herz é inaugurado no Jardim Letícia com infraestrutura sustentável

Publicado em: 07/08/2025 3h52 - em Diretoria Regional de Educação Campo Limpo

Atualização Do Currículo Da Cidade Será Um Movimento Com Ampla Participação De Toda A Comunidade Escolar
Recursos Financeiros Instrutor Música

FLI Sampa agita a cena literária de São Paulo em agosto

Publicado em: 07/08/2025 9h00 - em Secretaria Municipal de Educação

Capa do currículo da cidade dos povos indígenas

SME disponibiliza orientações para o Agosto Indígena nas unidades educacionais da Rede Municipal

Publicado em: 06/08/2025 2h10 - em Secretaria Municipal de Educação

«1 2 3 1.552