Notícias
Mais 100 escolas recebem projeto piloto sobre sofrimento emocional na perspectiva da Educação em Direitos Humanos
As ações acontecem nos dias 26 e 30 de junho, respectivamente, nas DREs São Miguel e São Mateus
Publicado em: 27/06/2023 16h26 | Atualizado em: 27/06/2023
A Secretaria Municipal de Educação de São Paulo, por meio da A Divisão de Gestão Democrática e Programas Intersecretariais (DIGP), em parceria com o Instituto Vladimir Herzog (IVH) realiza a ampliação do projeto piloto “Acolhimento e saúde emocional na perspectiva da EDH” para mais 100 escolas das Diretorias Regionais de Educação (DREs) São Miguel e São Mateus.
O primeiro encontro aconteceu nesta segunda-feira (26) no território de São Miguel Paulista. E o segundo será realizado na próxima sexta-feira (30), em São Mateus.
Os encontros possuem 4 horas de duração e contam com a participação da equipe de educação IVH, da DIGP-SME, do NAAPA, DICEU e DIPED das respectivas DREs, além de gestores das unidades educacionais de ensino fundamental do território.
A dinâmica da iniciativa consiste em contextualizar como está sendo realizada a construção coletiva do projeto no território de Guaianases e pensar, através de uma roda de conversa mediada por especialista, acerca do sofrimento emocional dos estudantes a partir da compreensão da produção social, levando em consideração a complexidade do tema na atualidade e as especificidades da questão.
Saiba mais sobre o projeto
O projeto piloto “Acolhimento e saúde emocional na perspectiva da EDH” tem como finalidade formular propostas de como trabalhar a questão dos diversos sofrimentos dos estudantes na perspectiva educacional.
Ele é composto por três etapas, sendo que nas duas iniciais, houve o desenvolvimento do processo de escuta acerca da problemática em questão e que possibilitou a produção de insumos para o direcionamento de ações mais potentes na efetivação da sua finalidade.
A Diretora Regional de Educação da DRE Guaianases, Lucimeire Cabral de Santana, compartilhou em um dos encontros no território que tem impressões positivas sobre a participação das escolas no projeto, afirmando que as mesmas têm tomado decisões mais assertivas quanto à construção de propostas coletivas para as questões desafiadoras nos espaços educacionais.
A ação teve início no território da DRE Guaianases, fruto da constatação dos sofrimentos das crianças e adolescentes, estudantes da Rede Municipal de Ensino, advindos de diversas violências sociais.
A iniciativa acontece de forma colaborativa com os membros das Comissões de Mediação de Conflitos da DRE, representados pela Divisão dos Centros Educacionais Unificados e da Educação Integral (DICEU), Núcleo de Apoio e Acompanhamento para a Aprendizagem (NAAPA), Supervisão Escolar e serviços do território.
Notícias Mais Recentes
Bom de Prova
Estudante Bom de Prova compartilha dicas de estudos
CEU e COCEU
Outubro reúne apresentações culturais em CEUs de São Paulo
Diretoria Regional de Educação São Mateus
Estudantes dos 9ºs anos da EMEF Prof. Giuseppe Tavolaro exploram o Teorema de Pitágoras em circuito interativo
Diretoria Regional de Educação São Miguel
Projeto “Criança Monitora” fortalece empatia e cuidado na EMEI Ministro Aliomar Baleeiro
Diretoria Regional de Educação São Miguel
Setembro Amarelo e Azul: DRE São Miguel organiza seminário de educação especial
Diretoria Regional de Educação São Miguel
Professores de Ciências da DRE São Miguel encerram curso com montagem de telescópio
Relacionadas

Aperfeiçoamento em Prevenção do Uso de Drogas para Educadores de Escolas Públicas
Publicado em: 15/01/2015 4h10 - em Secretaria Municipal de Educação

Programa Mais Educação São Paulo
Publicado em: 12/01/2015 3h59 - em Educadores

Vagas remanescentes dos cursos de Licenciatura e Engenharia – UNIVESP/UAB
Publicado em: 05/01/2015 12h20 - em CEU e COCEU

Inscrições abertas para a função de Secretário Acadêmico/UAB
Publicado em: 14/11/2014 12h24 - em CEU e COCEU

Coordenadores de polos da UAB participam de congresso na UFOP
Publicado em: 12/11/2014 1h37 - em CEU e COCEU