Notícias

Ludicidade e alfabetização na EMEF Carlos Francisco Gaspar

Projeto busca ajudar no processo de alfabetização e letramento por meio de jogos e brincadeiras

Publicado em: 15/05/2016 10h11 | Atualizado em: 30/11/2020
Ludicidade e Alfabetizacao 740x430.jpg

A Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Carlos Francisco Gaspar, da Diretoria Regional de Educação (DRE) Capela do Socorro, realiza entre os alunos do 3º ano o projeto Ludicidade e Alfabetização, que visa trabalhar o processo de alfabetização, alimentar o imaginário infantil e desenvolver a leitura por meio de jogos e brincadeiras.

A atividade começou em fevereiro deste ano e é realizado duas vezes por semana, as segundas e quintas-feiras. “O objetivo deste projeto é ser uma ferramenta para ajudar a alfabetização e auxiliar a criança no processo de apropriação da leitura e da escrita como direito público”, afirma Maria José Souza, que em conjunto com Wilma da Silva, formam a coordenação pedagógica da unidade.

Segundo as coordenadoras, o projeto foi elaborado para ajudar os alunos que apresentam maior dificuldade no processo de ensino e aprendizagem. “Queremos garantir que todos os nossos alunos alcancem o direito de ler e escrever até o fim do ciclo de alfabetização”, completa Wilma.

No projeto Ludicidade e Alfabetização os jogos e brincadeiras são reconhecidos como uma ferramenta didática imprescindível no processo de ensino. Os conteúdos são explorados por meio de atividades, desenvolvidas pela Professora Thais Silva e que sempre têm o aprimoramento da leitura e escrita como foco do aprendizado. Uma das brincadeiras utilizadas, por exemplo, é o Bingo Fonético. Nele, a professora diz uma palavra e os pequenos têm de identificar o som das letras que formam esta palavra e localizá-las no cartão.

Outro jogo também muito trabalhado, e que costuma ajudar na consciência fonológica e construção das palavras, é o Dominó dos Sons. Neste, as crianças são estimuladas pela professora a imaginar como seriam as palavras se fossem tiradas ou acrescentadas sílabas. “O entusiasmo dos participantes é contagiante e já é possível notar os avanços no desenvolvimento das crianças que fazem parte dele”, destaca Maria José.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Revisitar

Revisitar, Ressignificar, Avaliar e Replanejar – com a Escola

Publicado em: 28/01/2016 3h58 - em Diretoria Regional de Educação Butantã

Grupo de teatro Sonharte se apresenta  no CEU Inácio Monteiro

Grupo de teatro Sonharte se apresenta no CEU Inácio Monteiro

Publicado em: 28/01/2016 10h08 - em CEU e COCEU

Ações formativas no 1º encontro do PNAIC DRE Campo Limpo

Ações formativas no 1º encontro do PNAIC DRE Campo Limpo

Publicado em: 27/01/2016 3h22 - em CEU e COCEU

CEU Campo Limpo cede espaço para treinamento de atletas de Bocha Paralímpica
CEU Navegantes promove torneio Paralímpico entre participantes do Recreio nas Férias

CEU Navegantes promove torneio Paralímpico entre participantes do Recreio nas Férias

Publicado em: 27/01/2016 1h20 - em Diretoria Regional de Educação Capela do Socorro

1 1.394 1.395 1.396 1.397 1.398 1.488