Notícias
Literatura Russa na EMEF Professor João Carlos da Silva Borges
Atividades abordam autores clássicos da literatura do país-sede da Copa do Mundo
Publicado em: 03/07/2018 14h52 | Atualizado em: 30/11/2020Durante os dias 20 e 21 de junho, a Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Professor João Carlos da Silva Borges, da Diretoria Regional de Educação (DRE) Ipiranga, entrou no clima da Copa do Mundo na Rússia e promoveu atividades ligadas à literatura do país-sede da competição.
No dia 20 de junho, a unidade recebeu a palestra do jornalista e escritor Marcelo Coelho sobre o livro “De Quanta Terra o Homem Precisa”, de Liev Tolstói. Já no dia 21, Cecília Rosas, mestre e doutora em Literatura e Cultura Russa pela FFLCH-USP, realizou a leitura de “O Conto Maravilhoso de Tsar Saltan”, de Alexandre Pushkin.
Além disso, durante os dois dias foram desenvolvidos trabalhos de leitura compartilhada com as obras das palestras. O livro “De quanta terra precisa o homem” foi lido com os estudantes dos 6ºs anos A e B, e a obra “O Conto Maravilhoso de Tsar Saltan” foi trabalhada com os estudantes do 7º B durante as aulas de História, do professor Gonçalo de Andréz Fernandez, e na Sala de Leitura.
“A ideia de adotarmos o livro de Tolstói me veio a partir da leitura do posfácio ‘O século XXI precisa de Tolstói?’, escrito pela professora Denise Sales, tradutora de russo e professora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Já a escolha recaiu sobre Pushkin por várias razões: ele é um escritor muito importante na Rússia, seu nome está presente por toda parte, em logradouros públicos, museus e estações de metrô e ele é descendente de negros. Há, também, uma coincidência notável em sua obra: a pesquisadora Jerusa Pires Ferreira, em seu livro ‘Matrizes impressas do oral – conto russo no sertão’, identificou um cordel com a mesma história do conto de Pushkin: trata-se do “O romance do príncipe Guidon”, de Severino Milanês da Silva. No estudo de Jerusa, intitulado “Pushkin no sertão”, adverte-se que provavelmente o autor do cordel conhecia o conto do Tsar Saltan. Nesse caso, a nossa atenção se direciona para o que há de universal nos contos populares”, relata o professor Gonçalo.
Notícias Mais Recentes
Secretaria Municipal de Educação
SME celebra 30 anos de criação do Centro Municipal de Capacitação e Treinamento
Secretaria Municipal de Educação
SME convoca novos professores de Educação Infantil
Secretaria Municipal de Educação
Prefeitura de SP anuncia currículo antirracista e compra inédita de 128 mil bonecas negras para as escolas municipais
Secretaria Municipal de Educação
SME oferece curso sobre alimentação saudável na Educação Infantil
Secretaria Municipal de Educação
Educadores da SME agora contam com intranet
Secretaria Municipal de Educação
Inspirado em experiência argentina, CEI 13 de Maio estimula autonomia de crianças e bebês
Relacionadas

SME celebra 30 anos de criação do Centro Municipal de Capacitação e Treinamento
Publicado em: 23/03/2023 11h02 - em Secretaria Municipal de Educação

SME convoca novos professores de Educação Infantil
Publicado em: 22/03/2023 7h10 - em Secretaria Municipal de Educação

Prefeitura de SP anuncia currículo antirracista e compra inédita de 128 mil bonecas negras para as escolas municipais
Publicado em: 21/03/2023 12h49 - em Secretaria Municipal de Educação

SME oferece curso sobre alimentação saudável na Educação Infantil
Publicado em: 20/03/2023 5h58 - em Secretaria Municipal de Educação

Educadores da SME agora contam com intranet
Publicado em: 20/03/2023 5h24 - em Secretaria Municipal de Educação