Notícias

JAM Virtual desafia estudantes a criarem jogos e máquinas ‘investigativas’

Para participar, interessados precisam enviar vídeo ou relatório sobre a sua invenção até o dia 24 de junho

Publicado em: 17/06/2021 11h55 | Atualizado em: 17/06/2021
Imagem com fundo azul; no centro o texto "Jam Virtual 2021"; no canto superior direito a figura de uma bússola e no canto inferior esquerdo a figura de um microscópio.

O Núcleo Técnico de Currículo – Tecnologias para Aprendizagem (NTC-TPA), da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo, lança a JAM Virtual – Ação promovendo reflexão 2021. Conectados ou desplugados todos os estudantes das escolas municipais da capital paulista estão convidados a participar do desafio.

A JAM Virtual tem como objetivos promover o engajamento dos estudantes nas ações de aprendizagem mesmo que de forma remota, fomentar a inventividade, criatividade e a criticidade em relação à produção e a aprendizagem pelo fazer e fomentar o registro de processos de aprendizagem.

A atividade poderá ser enviada em formato de vídeo ou relatório escrito até 24 de junho. O tema desta JAM Virtual será a construção de máquinas investigativas e, com o intuito de integrar a todos os estudantes na ação, também será proposta a construção de jogos digitais e jogos de tabuleiro.

Assim como em 2020, por causa da pandemia de Covid-19, a JAM Virtual 2021 continuará à distância, para respeitar os protocolos estabelecidos pelos Órgãos de Saúde, porém, com novos desafios para todos!!! Quem topa participar???

Mas antes de continuarmos, uma breve pausa para perguntar: Você sabe o que é uma JAM?

JAM é uma maratona de criação onde estudantes e professores se reúnem para trabalhar juntos e produzir um protótipo robótico. Eles utilizam suas habilidades, conhecimentos e pensam juntos em uma solução para o desafio. Às vezes, essas pessoas nem se conhecem, mas participam juntas para resolver a atividade proposta com criatividade, inventividade e colaboração. Confira edições de anos anteriores:

Escolas Municipais participam de evento de Robótica

Estudantes de escolas municipais participam de desafio de robótica

CEU Jambeiro recebe edição do “Jam de Robótica 2016”

Agora vamos lá… Está curioso para saber quais serão os novos desafios?

Opção 1 – Construção de “Máquinas Investigativas”.

Na construção de uma Máquina Investigativa, você poderá criar um tipo de máquina que ache interessante e que te auxilie na investigação de algo de seu interesse, ou que tenha alguma utilidade para você ou para alguém que você conheça ou apenas crie por curiosidade. Você poderá utilizar materiais diversos e seu protótipo poderá ou não ser automatizado.

Opção 2 – Criação de jogos digitais ou de tabuleiro.

Nos jogos de digitais ou de tabuleiro, você poderá criar jogos utilizando os recursos digitais que você tenha ou até criar jogos com materiais diversos, como tampinhas de garrafa, caixas de papelão e qualquer outro tipo de material reciclável. Você pode criar as regras do seu jogo.

[Clique aqui para ler as orientações e assistir aos vídeos que o Núcleo de Tecnologias para Aprendizagem preparou para você saber como participar do desafio.]

Como entregar seu desafio

A entrega será em formato de vídeo ou um relatório escrito de preferência com imagens. É preciso contar tudo sobre sua criação, desde como foi este processo, para que ela serve e como utilizá-la. O prazo para entrega será dia 24/06/2021.

Quando tiver terminado seu invento e registrado o processo de criação, preencha o formulário de inscrição com seus dados e coloque  o link do se vídeo ou do relatório, clicando aqui: https://forms.gle/ACKmoVeNrEbQB5EH6

Atenção: O vídeo produzido deverá ser disponibilizado no Drive do Google ou publicado no Youtube, no canal pessoal, e o link de acesso deverá ser compartilhado no formulário de inscrição, onde também será possível autorizar sua divulgação. Se optar por publicar o Vídeo, use a #JAMVIRTUAL2021.

Para inspirar, conheça a JAM Virtual 2020

Ano passado, o desafio à distância aconteceu de setembro a novembro/20 e substituiu a JAM de Robótica, que em anos anteriores era realizada presencialmente. Descubra o que nossas estudantes e nossos estudantes criaram clicando na matéria abaixo:  

Mais de 600 estudantes da rede municipal de São Paulo participam de desafio virtual e criam máquinas de reação em cadeia

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

DRE Guaianases realiza mesa redonda para dar mais consistência ao Programa “Mais Educação São Paulo”

DRE Guaianases realiza mesa redonda para dar mais consistência ao Programa “Mais Educação São Paulo”

Publicado em: 17/11/2015 2h07 - em Diretoria Regional de Educação Guaianases

Projeto Pintura em Tela do CEU Três Pontes

Projeto Pintura em Tela do CEU Três Pontes

Publicado em: 17/11/2015 1h39 - em Diretoria Regional de Educação São Miguel

Escolas da DRE Capela do Socorro partilham experiências de robótica e educomunicação

Escolas da DRE Capela do Socorro partilham experiências de robótica e educomunicação

Publicado em: 16/11/2015 4h47 - em Diretoria Regional de Educação Capela do Socorro

Educomunicação Socioambiental promove cooperação entre escolas

Educomunicação Socioambiental promove cooperação entre escolas

Publicado em: 16/11/2015 3h54 - em Diretoria Regional de Educação Capela do Socorro

Sexto Festival de Gastronomia Orgânica de São Paulo

Sexto Festival de Gastronomia Orgânica de São Paulo

Publicado em: 16/11/2015 1h27 - em Alimentação Escolar

1 1.442 1.443 1.444 1.445 1.446 1.488