Estudantes de escolas municipais participam de desafio de robótica

Cerca de 700 estudantes e 300 professores aprendem a construir e programar protótipos criativos em JAM de robótica.

Publicado em: 24/11/2017 15h29 | Atualizado em: 30/11/2020
estudantes_desafio_robotica_740_x_430.jpg

Nos dias 28 e 29 de novembro, cerca de 700 estudantes e 300 professores da Rede Municipal de Ensino (RME) participam, no Clube Escola Mané Garrincha, de uma JAM de robótica promovida pelo Núcleo de Tecnologias de Aprendizagem da Secretaria Municipal de Educação (SME). A minimaratona vai proporcionar uma imersão no mundo tecnológico com a construção e programação de protótipos criativos.

A JAM reunirá cerca de 300 crianças e adolescentes por dia, que aprenderão sobre linguagem de programação e os princípios básicos do uso do kit de robótica adotado pela SME, além de cumprirem desafios durante todo o evento. Aproximadamente 140 escolas participam desta ação. As equipes são formadas com cinco alunos e até dois professores por escola.

O Núcleo de Tecnologias de Aprendizagem iniciou um trabalho de incentivo ao uso dos kits de robótica em 2015, com a primeira JAM. Na ocasião, as 113 unidades escolares que se engajaram na ação receberam o seu primeiro kit e, a partir da apresentação do registro de algum projeto, puderam ganhar o segundo. Atualmente a SME já contemplou 418 escolas municipais com os kits de robótica. Com a próxima JAM, o número aumentará para 515 unidades, das 561 escolas da rede municipal de ensino que oferecem Ensino Fundamental.

O trabalho com robótica ocorre nas aulas de Informática Educativa das Escolas Municipais com os cerca de 900 Professores Orientadores de Informática Educativa (POIE) ou, também, nos projetos de contraturno que ampliam o tempo de permanência dos estudantes na escola com atividades de estimulo à Educação Integral. Hoje, são 51 projetos de robótica realizados além do horário regular dos estudantes.

JAM de Robótica

28 e 29 de novembro de 2017
Local: Clube Escola Mané Garrincha
Rua Pedro de Toledo, 1651 – Ibirapuera.

Um grupo de pessoas em uma arquibancada com os braços levantados.

Imprensa Jovem acompanha treino de Fórmula E

Publicado em: 18/03/2024 6h24 - em Educomunicação

Dengue Demonstração Fumacê

Escolas da Rede Municipal de Ensino realizam ações de combate ao mosquito da dengue e outras doenças

Publicado em: 18/03/2024 6h22 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia mostra pessoas tomando banho de piscina.

CEUs oferecem piscinas para a população da capital de SP

Publicado em: 16/03/2024 9h00 - em Secretaria Municipal de Educação

imagem com ilustração de diversos rostos de perfil, cada um deles possui características físicas diferentes - Formação para professores Portas Abertas
Fotografia mostra vinte e duas pessoas posando para foto em formato selfie.

EMEF Sebastião Francisco cria coletivo para discutir pautas do universo feminino

Publicado em: 15/03/2024 4h02 - em Secretaria Municipal de Educação