Notícias

Invasão dos “makers” na Campus Party 2017

Imprensa Jovem da EMEF Enzo Antônio Silvestrin confere a expansão do movimento Maker e se aprofunda nesse universo

Publicado em: 22/02/2017 15h32 | Atualizado em: 30/11/2020

invasao_dos_makers_campus_party_2017_740_x_430.jpg

Matéria produzida pela equipe de Imprensa Jovem da EMEF Enzo Antônio Silvestrin

A Campus Party deste ano foi invadida pelos “makers”. Para nós, repórteres, é um universo em expansão. O salão principal da Campus Open atraiu coletivos makers que mostraram suas ideias de produtos e serviços. E esse crescente mercado de fazedores ganha cada vez mais espaço em São Paulo. São diversas oficinas com pacote de aulas e suporte para desenvolver seu próprio projeto.

Mas o que é maker? A Juliana, do Engenho Maker, esclareceu pra gente. “Maker é uma palavra em inglês para fazedor”, ou seja, gente que faz coisas. E o movimento parte do princípio de que pessoas comuns podem realizar projetos de construção e alteração de diversos tipos de coisas: de pratos culinários até robótica.


Para o professor Maurício, da MultiSchool, a internet ajuda muito quando se quer pôr a mão na massa pois há muitos tutoriais e conteúdos disponíveis. Sintetizá-los e utilizá-los da melhor forma também é uma tarefa maker.

Partindo desse conceito sobre makers, avistamos a batalha de robôs. Os fazedores estão expandindo os horizontes. Aqui, cada um faz o seu robô. As equipes possuem diversos integrantes e eles estudam e constroem um robô pra a batalha. Ele tem que suportar os 3 minutos da luta e continuar funcionando.

O estudante Douglas Piva, da CEFET-MG, garante que o objetivo dessa batalha não é só ganhar, mas revisar o projeto e torná-lo cada vez melhor. Ele se considera um maker pois está constantemente aprendendo a fazer algo e desenvolve na prática seus projetos.

A Prefeitura de São Paulo esteve presente no evento. No seu estande foi montado um laboratório experimental do FabLab. A iniciativa mantém, até o momento, 12 laboratórios com profissionais para ajudar a desenvolver projetos com os participantes das oficinas, oferecidas gratuitamente.

Alunos repórteres

Isaac Santos

Mellissa Evellyn

Michael Silva

Janaina Rodrigues

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Esferas discursivas e gêneros textuais na escola

Esferas discursivas e gêneros textuais na escola

Publicado em: 15/04/2016 1h09 - em Diretoria Regional de Educação Campo Limpo

Tecnologias para a Aprendizagem

Tecnologias para a Aprendizagem

Publicado em: 15/04/2016 1h09 - em Diretoria Regional de Educação Campo Limpo

Alfabetização Matemática

Alfabetização Matemática

Publicado em: 15/04/2016 1h08 - em Diretoria Regional de Educação Campo Limpo

Práticas de Registro

Práticas de Registro

Publicado em: 15/04/2016 1h06 - em Diretoria Regional de Educação Campo Limpo

Saiba como participar do Plateia SME e Plateinha

Plateia SME – edição de 13 de abril

Publicado em: 15/04/2016 12h26 - em CEU e COCEU

1 1.286 1.287 1.288 1.289 1.290 1.475