Notícias

Imprensa Jovem no Universo da Leitura

Equipe BNE – Imprensa Jovem se aprofunda no universo da contação de histórias, da pedagogia e da tecnologia

Publicado em: 10/10/2018 18h06 | Atualizado em: 30/11/2020

universo_da_leitura_740_x_430.jpg

Matéria produzida pelos estudantes Gregory Yuri, Guilherme Rodrigues eLeandro Vagner Herrera, integrantes da Imprensa Jovem da EMEF Dr. João Augusto Breves

No dia 9 de agosto, a Equipe BNE – Imprensa Jovem da EMEF. Dr. João Augusto Breves, teve a oportunidade de realizar a cobertura de um dos maiores eventos do ano, a 25ª Bienal Internacional do Livro em São Paulo.

Em meio a tanta diversidade no mundo da leitura, conseguimos conhecer um pouco mais sobre três universos diferentes: o da contação de histórias, com a companhia Negus, o da pedagogia com a coordenadora pedagógica e escritora Vera Lúcia de Oliveira e o da tecnologia com o engenheiro e professor da Microsoft James Burke.

Contação de Histórias e a Formação de Novos Leitores

A contação de histórias é um instrumento muito importante no estímulo à leitura, desenvolve a linguagem, é um passaporte para escrita, desperta o senso crítico e, principalmente, faz a criança sonhar.

De uma maneira muito divertida, os artistas Augusto e Elaine, da companhia Negus, contadores de histórias profissionais há nove anos, contam histórias tipicamente brasileiras em sua apresentação, “Estes viajantes e essas historietas!”, que mexem com o imaginário da criançada.

“Eu acho que todo mundo é contador de histórias, a gente assumiu isso como profissão, mas a gente escuta histórias dos avós, dos pais, dos amigos e isso aguça nossa imaginação. Já é um caminho, pra gente procurar no livro, na escrita esse incentivo à imaginação!”, afirma a contadora de histórias Elaine.

Professora – Escritora

Nossa equipe teve a grata surpresa de encontrar a Professora Vera Lúcia de Oliveira, que idealizou e deu início ao nosso projeto BNE – Imprensa Jovem no ano de 2010, e hoje é coordenadora pedagógica da rede municipal e escritora.

Em seu livro “Coordenador Pedagógico – Subsídios para atuação na Realidade Escolar”, Vera e outras coordenadoras pedagógicas da rede trazem relatos de práticas que têm por objetivo fazer com que o educador reflita acerca do que seria uma oferta de educação com qualidade. Ela também ressalta a importância dos registros no trabalho do professor. “Quando a gente não registra as nossas experiências, elas vão passando por nós e a gente não consegue trocar essas ideias com os nossos parceiros”, conta Vera.

Tecnologia e Educação

Para finalizar entrevistamos o engenheiro e professor da Microsoft, James Burke. Um dos pioneiros no Ensino do STEM Hacking, que busca interligar as quatro áreas do conhecimento: Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática, com foco na aplicação prática do aprendizado.

Burke nos contou um pouco a respeito da influência da tecnologia na educação do século XXI e os desafios que ainda são encontrados para que todos tenham acesso a ela.

Em entrevista, nos afirmou que a tecnologia pode ser aplicada na escola tradicional, visto que a utilização dos recursos tecnológicos encoraja os alunos a participar e aprender as habilidades do século XXI, além de induzi-los a fazer uso desses recursos de forma adequada ao seu aprendizado, pois persuade a criança a aprender por meio dos jogos educativos relacionados ás diferentes disciplinas. E, do seu ponto de vista, o grande desafio para utilização de recursos tecnológicos na escola é o investimento.

Veja a matéria produzida pela equipe:

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

CEU Paz recebe 15ª sala do Circuito Spcine
Exposição no CEU Parelheiros transforma biblioteca da unidade em aldeia indígena

Exposição no CEU Parelheiros transforma biblioteca da unidade em aldeia indígena

Publicado em: 16/04/2016 11h20 - em Diretoria Regional de Educação Capela do Socorro

Castração de Cães e Gatos na EMEF Presidente João Pinheiro

Castração de Cães e Gatos na EMEF Presidente João Pinheiro

Publicado em: 16/04/2016 12h03 - em Diretoria Regional de Educação Penha

Saiba como participar do Plateia SME e Plateinha

Plateia SME – edição de 15 de abril

Publicado em: 15/04/2016 4h46 - em CEU e COCEU

Plenárias definem as diretrizes do documento orientador dos NAAPAs
1 1.250 1.251 1.252 1.253 1.254 1.440