Notícias

Imprensa Jovem discute importância das mulheres na Ciência

Live nesta quarta-feira (7) também marca o lançamento da revista em quadrinhos “Mulheres e Meninas na Ciência”

Publicado em: 06/07/2021 16h53 | Atualizado em: 15/07/2021

Imagem traz a capa da revista em quadrinhos "Meninas e Mulheres na Ciência" e o dizer "Coletiva Imprensa jovem".

Nesta quarta-feira (7), às 14h, as estudantes do Projeto Imprensa Jovem realizam a coletiva de imprensa do lançamento da Revista “Meninas e Mulheres na Ciência”. A HQ conta exclusivamente histórias de mulheres negras cientistas brasileiras do passado e do presente, esta é uma iniciativa da Clara Ciência. As escolas municipais irão receber uma doação de cerca de 10 mil exemplares da história em quadrinhos na versão impressa.

A ação acontecerá na plataforma Google Meet e para acompanhar a coletiva Imprensa Jovem é preciso preencher o formulário clicando aqui. Os dados coletados serão utilizados para o envio do link do Meet.

As estudantes e os entrevistados vão discutir sobre a importância das mulheres na Ciência, além de conversarem sobre o papel da Ciência na formação dos alunos e o uso de história em quadrinhos como recurso para atrair o interesse deles. Quatro estudantes das escolas municipais de São Paulo conduzirão o bate-papo, as meninas fazem parte do Imprensa Jovem e dos Estudantes Mediadores ODS, são elas:  Giulia Guimarães Dantas, Gabrielly Alcântara da Silva, Isabella Santos Pereira e Steffany Sousa Silva.

Estão no grupo de convidados: o professor Carlos Teixeira, pesquisador de quadrinhos e formador do Núcleo de Educomunicação da SME; a professora de Ciências Luana Bulhões, da EMEF CEU Casa Blanca; o professor Leandro Santos, formador de educadores de Ciências Naturais da Secretaria Municipal da Educação de São Paulo; a cientista e pesquisadora Profª.Dra. Anna Canavarro Benite, ativista do Grupo de Mulheres Negras Dandara no Cerrado e personagem da HQ; a professora Jussara Nascimento, Coordenadora do Núcleo para a Educação das Relações Étnico-Raciais (NEER).

O projeto da HQ foi financiado pelo Programa de Valorização de Iniciativas Culturais (VAI 2019), da Secretaria Municipal da Cultura de São Paulo. A coordenação e roteiro da revista são de Carlos Antônio Teixeira, as artes e roteiro de Vicente de Paulo Granieri e supervisão de Waldomiro de Castro Santos.

 Leia a HQ “Meninas e Mulheres na Ciência” em sua versão digital aqui!

 O que pensam nossas estudantes sobre Ciência

“Nós mulheres sempre fomos extremamente desvalorizadas e desqualificadas no decorrer da história, nossa presença de forma geral, não apenas na ciência, é um sinal de luta e resistência, temos muito a oferecer e muita competência para fazer com que a humanidade evolua.” Giulia Guimarães Dantas, 14 anos.

“Somos importantes também para que meninas cresçam com sentimento de representatividade na ciência, e não tenham medo de ser quem são, estimulando-as a seguir esta carreira. Defender o direito da mulher ser cientista é sonhar com o direito de uma família mais equacionada, com homens e mulheres com mesmos direitos no trabalho tanto quanto aos deveres de casa.” Gabrielly Alcântara da Silva, 13 anos.

“Apesar de já terem mulheres na Ciência, ainda as mulheres são bastante desvalorizadas pelo gênero. Embora sejam a minoria, muitas mulheres deixaram seus nomes marcados na história pelo conhecimento. Apesar de tudo o que aconteceu, e acontece, devemos lutar e ser resistente. Todas as mulheres têm muita competência, assim como os homens. Defender o direito da mulher na ciência é sonhar com o direito de uma família mais equacionada.” Isabella Santos Pereira, 14 anos.

“A ciência é algo fantástico que todos podemos desenvolver, porém, para algumas mulheres é um desafio. Muitos são os obstáculos durante a trajetória, mas as mulheres nas ciências representam cada uma de nós que lutamos por um sonho e queremos alcançar um objetivo. Como bem diz a Neurocientista Drª. Rosana Alves, que é uma grande referência da Neurociência, ‘Dos meus fragmentos, farei mosaico. Nunca mais serei caco.’” Steffany Sousa Silva, 13 anos.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

A leitura como prática cotidiana para crianças na Educação Infantil

A leitura como prática cotidiana para crianças na Educação Infantil

Publicado em: 22/03/2016 1h02 - em Diretoria Regional de Educação Guaianases

1º Seminário Educação Integral em Tempo Integral

1º Seminário Educação Integral em Tempo Integral

Publicado em: 22/03/2016 12h55 - em Educomunicação

Projeto motiva as crianças a pensarem e cuidarem do meio-ambiente

Projeto motiva as crianças a pensarem e cuidarem do meio-ambiente

Publicado em: 22/03/2016 12h55 - em Diretoria Regional de Educação Campo Limpo

8º Prêmio CET de Educação de Trânsito

8º Prêmio CET de Educação de Trânsito

Publicado em: 22/03/2016 12h50 - em Diretoria Regional de Educação Butantã

CECI Tenondé Porã participa da ação “Cidadania
1 1.281 1.282 1.283 1.284 1.285 1.434