Notícias

CEU Navegantes promove o projeto Café com Talentos

Iniciativa organiza rodas de conversa, palestras e oficinas semanais para a comunidade

Publicado em: 16/02/2017 18h05 | Atualizado em: 30/11/2020

Cafe com Talentos.jpg

O Centro Educacional Unificado (CEU) Navegantes promove desde 2009 o projeto Café com Talentos. A iniciativa, que organiza encontros semanais na unidade, busca a inclusão social e a melhoria na qualidade de vida dos cidadãos. Para isso, são promovidos diálogos e formações sobre economia doméstica, geração de renda, autoestima, saúde e alimentação para moradores da comunidade.

O Coordenador de Ação Educacional do CEU Navegantes, Marcelo Sena, explica que a iniciativa nasceu em 2009 através de uma iniciativa de moradoras da comunidade que pretendiam diminuir as desigualdades sociais da região. “No início havia pouca procura, mas começarmos a mudar esse cenário através de algumas ações como, por exemplo, o apoio do Conselho Gestor, a manutenção de uma periodicidade, confecção de certificado de participação e a divulgação no Facebook e na comunidade”, explica.

O projeto Café com Talentos realiza encontros semanais nos quais ocorrem palestras, rodas de conversa e oficinas de culinária e artesanato, por exemplo. Essas reuniões ocorrem sempre às terças-feiras, das 15h às 17h, no Ateliê 1. O tema de cada reunião é decidido pelo grupo. Em todas as edições há também um café com comidas feitas pelos próprios participantes e também pela Coordenação. A organização das atividades fica a cargo da Coordenadora de Projetos do Núcleo Educacional, Anália Lima.

Segundo Marcelo, atualmente a iniciativa conta com a participação de aproximadamente 25 pessoas. Essa quantidade, no entanto, varia a cada encontro e de acordo com o tema da semana e a disponibilidade dos participantes, que na maioria são mulheres donas de casa, funcionárias das empresas terceirizadas, mães de alunos das unidades escolares, adolescentes e crianças.

Ainda de acordo com o Coordenador, o projeto tem promovido resultados positivos para os moradores da comunidade. “Há participantes que tiveram melhora na saúde, outros conseguiram melhorar sua renda e produzir novas receitas por meio da confecção de artesanatos, por exemplo”, detalha. “O resultado maior é a valorização do ser humano, a oportunidade de falar com eles sobre suas angústias, compreender e encontrar soluções para problemas comuns. Há uma infinidade de possibilidades no projeto”, completou.

Veja a galeria de imagens do projeto.

Projeto Café com Talentos
Data: todas as terças-feiras
Horário: das 15h às 17h
Local: CEU Navegantes
Endereço: Rua Maria Moassab Barbour, s/n – Parque Residencial Cocaia

Saiba mais sobre os projetos e a programação cultural e esportiva dos CEUs da cidade.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Fotografia de uma mão fazendo o sinal de libras seguida da palavra LIBRAS

SME abre credenciamento para instrutores, intérpretes e guias-intérpretes de Libras/Língua Portuguesa

Publicado em: 30/11/2022 12h22 - em Secretaria Municipal de Educação

SAEL 50 Anos

SME celebra os 50 anos das Salas de Leitura nas escolas municipais

Publicado em: 29/11/2022 6h44 - em Secretaria Municipal de Educação

Estudantes surdos fazem filmagens utilizando câmera filmadora - Cinema

Alunos surdos da EMEF Candida Dora Pino Pretini produzem curta-metragem

Publicado em: 29/11/2022 4h41 - em Secretaria Municipal de Educação

Banner do Festival De Mancala

SME promove festival de jogo de origem africana que reúne mais de mil estudantes e educadores

Publicado em: 29/11/2022 3h00 - em Secretaria Municipal de Educação

Mulheres na sala de aula de Confeitaria. Elas estão de frente para mesa coletiva e manuseiam uma massa em forminhas. Também usam máscara de proteção individual, avental e touca.

Inscrições abertas para as turmas de 2023 dos cursos gratuitos profissionalizantes dos CMCTs

Publicado em: 28/11/2022 11h50 - em Secretaria Municipal de Educação

1 2 3 1.299