Notícias

CEU Navegantes promove o projeto Café com Talentos

Iniciativa organiza rodas de conversa, palestras e oficinas semanais para a comunidade

Publicado em: 16/02/2017 18h05 | Atualizado em: 30/11/2020

Cafe com Talentos.jpg

O Centro Educacional Unificado (CEU) Navegantes promove desde 2009 o projeto Café com Talentos. A iniciativa, que organiza encontros semanais na unidade, busca a inclusão social e a melhoria na qualidade de vida dos cidadãos. Para isso, são promovidos diálogos e formações sobre economia doméstica, geração de renda, autoestima, saúde e alimentação para moradores da comunidade.

O Coordenador de Ação Educacional do CEU Navegantes, Marcelo Sena, explica que a iniciativa nasceu em 2009 através de uma iniciativa de moradoras da comunidade que pretendiam diminuir as desigualdades sociais da região. “No início havia pouca procura, mas começarmos a mudar esse cenário através de algumas ações como, por exemplo, o apoio do Conselho Gestor, a manutenção de uma periodicidade, confecção de certificado de participação e a divulgação no Facebook e na comunidade”, explica.

O projeto Café com Talentos realiza encontros semanais nos quais ocorrem palestras, rodas de conversa e oficinas de culinária e artesanato, por exemplo. Essas reuniões ocorrem sempre às terças-feiras, das 15h às 17h, no Ateliê 1. O tema de cada reunião é decidido pelo grupo. Em todas as edições há também um café com comidas feitas pelos próprios participantes e também pela Coordenação. A organização das atividades fica a cargo da Coordenadora de Projetos do Núcleo Educacional, Anália Lima.

Segundo Marcelo, atualmente a iniciativa conta com a participação de aproximadamente 25 pessoas. Essa quantidade, no entanto, varia a cada encontro e de acordo com o tema da semana e a disponibilidade dos participantes, que na maioria são mulheres donas de casa, funcionárias das empresas terceirizadas, mães de alunos das unidades escolares, adolescentes e crianças.

Ainda de acordo com o Coordenador, o projeto tem promovido resultados positivos para os moradores da comunidade. “Há participantes que tiveram melhora na saúde, outros conseguiram melhorar sua renda e produzir novas receitas por meio da confecção de artesanatos, por exemplo”, detalha. “O resultado maior é a valorização do ser humano, a oportunidade de falar com eles sobre suas angústias, compreender e encontrar soluções para problemas comuns. Há uma infinidade de possibilidades no projeto”, completou.

Veja a galeria de imagens do projeto.

Projeto Café com Talentos
Data: todas as terças-feiras
Horário: das 15h às 17h
Local: CEU Navegantes
Endereço: Rua Maria Moassab Barbour, s/n – Parque Residencial Cocaia

Saiba mais sobre os projetos e a programação cultural e esportiva dos CEUs da cidade.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

825x470 (1)

Centenário de Paulo Freire: relembre a história e trajetória do educador na SME

Publicado em: 19/09/2021 10h01 - em Secretaria Municipal de Educação

Imagem de um notebook sobre uma mesa com a mão de uma pessoa que veste camiseta preta. Ao seu lado aparece a mão de outra pessoa.

Seminários do ciclo de escuta ativa das DREs São Mateus e Santo Amaro ocorrem nesta segunda-feira

Publicado em: 17/09/2021 6h27 - em Secretaria Municipal de Educação

Banner 8ª edição do Premio Educação em Direitos Humanos 2021
Banner do Educador em Destaque
Imagem com mosaico de sete fotografias de pessoas em uma reunião on-line.

SME tem semana de reuniões bilaterais com as entidades sindicais

Publicado em: 16/09/2021 8h49 - em Secretaria Municipal de Educação

1 2 3 1.189