CEU Navegantes promove o projeto Café com Talentos

Iniciativa organiza rodas de conversa, palestras e oficinas semanais para a comunidade

Publicado em: 16/02/2017 18h05 | Atualizado em: 30/11/2020

Cafe com Talentos.jpg

O Centro Educacional Unificado (CEU) Navegantes promove desde 2009 o projeto Café com Talentos. A iniciativa, que organiza encontros semanais na unidade, busca a inclusão social e a melhoria na qualidade de vida dos cidadãos. Para isso, são promovidos diálogos e formações sobre economia doméstica, geração de renda, autoestima, saúde e alimentação para moradores da comunidade.

O Coordenador de Ação Educacional do CEU Navegantes, Marcelo Sena, explica que a iniciativa nasceu em 2009 através de uma iniciativa de moradoras da comunidade que pretendiam diminuir as desigualdades sociais da região. “No início havia pouca procura, mas começarmos a mudar esse cenário através de algumas ações como, por exemplo, o apoio do Conselho Gestor, a manutenção de uma periodicidade, confecção de certificado de participação e a divulgação no Facebook e na comunidade”, explica.

O projeto Café com Talentos realiza encontros semanais nos quais ocorrem palestras, rodas de conversa e oficinas de culinária e artesanato, por exemplo. Essas reuniões ocorrem sempre às terças-feiras, das 15h às 17h, no Ateliê 1. O tema de cada reunião é decidido pelo grupo. Em todas as edições há também um café com comidas feitas pelos próprios participantes e também pela Coordenação. A organização das atividades fica a cargo da Coordenadora de Projetos do Núcleo Educacional, Anália Lima.

Segundo Marcelo, atualmente a iniciativa conta com a participação de aproximadamente 25 pessoas. Essa quantidade, no entanto, varia a cada encontro e de acordo com o tema da semana e a disponibilidade dos participantes, que na maioria são mulheres donas de casa, funcionárias das empresas terceirizadas, mães de alunos das unidades escolares, adolescentes e crianças.

Ainda de acordo com o Coordenador, o projeto tem promovido resultados positivos para os moradores da comunidade. “Há participantes que tiveram melhora na saúde, outros conseguiram melhorar sua renda e produzir novas receitas por meio da confecção de artesanatos, por exemplo”, detalha. “O resultado maior é a valorização do ser humano, a oportunidade de falar com eles sobre suas angústias, compreender e encontrar soluções para problemas comuns. Há uma infinidade de possibilidades no projeto”, completou.

Veja a galeria de imagens do projeto.

Projeto Café com Talentos
Data: todas as terças-feiras
Local: CEU Navegantes
Endereço: Rua Maria Moassab Barbour, s/n – Parque Residencial Cocaia

Saiba mais sobre os projetos e a programação cultural e esportiva dos CEUs da cidade.

Um professor segura o braço de uma estudante que sobe em uma corda. Ao fundo, uma floresta e um rio.

Estudantes da Rede Municipal visitam Polo de Ecoturismo de São Paulo

Publicado em: 18/04/2024 6h16 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia mostra seis pessoas sentadas em uma bancada vermelha, atrás deles se lê

Secretaria Municipal de Educação promove encontro formativo para educadores sobre proteção escolar

Publicado em: 18/04/2024 3h16 - em Secretaria Municipal de Educação

Uma criança com uniforme da prefeitura toca em um tablet em cima de uma mesa

Estudantes da Rede Municipal de Ensino ganham recurso para aprender Matemática

Publicado em: 18/04/2024 2h07 - em Secretaria Municipal de Educação

Foto de estudante usando notebook da escola.
Fotografia mostra duas mãos pegando pedrinhas coloridas que formam um coração cheio de predas nas cores amarela, vermelha e azul.