Notícias
Imprensa Jovem da EMEF José Francisco Cavalcante participa da Bienal do Livro pela 2ª vez consecutiva
Estudantes entrevistaram o editor chefe da Editora SESI/SENAI – SP.
Publicado em: 04/09/2018 15h37 | Atualizado em: 30/11/2020
As estudantes Thaina (esquerda) e Suzana (direita) e Rodrigo de Faria (ao centro).
Matéria produzida pela equipe de Imprensa Jovem da EMEF Professor José Francisco Cavalcante
No dia 7 de agosto, os estudantes da Escola Municipal de Educação Fundamental (EMEF) Professor José Francisco Cavalcante, da Diretoria Regional de Educação (DRE) Campo Limpo, participaram da 25º Bienal do Livro de São Paulo pela segunda vez consecutiva. As alunas Suzana e Thaina, integrantes do projeto Imprensa Jovem, entrevistaram Rodrigo de Faria e Silva, editor chefe da SESI /SENAI-SP Editora.
Durante a entrevista, Rodrigo as contou que a editora em que atua faz uma seleção complexa e organizada dos materiais, o que leva tempo, e que os projetos brutos são analisados minimamente para a seleção dos melhores títulos. “O trabalho de editor, basicamente, é receber o original, receber um texto, e analisar esse texto dentro da pertinência, se eles combinam e se tem uma identidade próxima do catálogo que você está construindo. E se combinar, apontar as falhas que ele tem e que precisam ser corrigidas”, explicou Rodrigo às estudantes. O editor também pontuou as etapas de produção, deixando claro o cuidado que esse trabalho requer desde o projeto gráfico, passando pela ilustração, que usualmente exige um ilustrador que seja familiarizado com o tipo de projeto/orçamento gráfico, impressão e divulgação do livro.
Fazer com que os títulos selecionados sejam absorvidos facilmente pelos leitores não é uma tarefa tão simples. O processo industrial da área editorial faz com que surjam mais etapas durante o desenvolvimento. No decorrer da entrevista, Rodrigo também cedeu suas ideias para futuros autores e/ou editores que estão no processo de descobrimento pessoal sobre seus objetivos profissionais.
Alunos que fizeram a cobertura na Bienal: Da esquerda para a direita Karlos, Maria Eduarda, Thaina, Suzana e Larissa.
A visita com a equipe foi repleta de descobertas e os estudantes voltaram com uma bagagem jornalística enriquecedora. Os conhecimentos adquiridos levaram a maioria dos alunos a repensar suas escolhas profissionais, influenciados pelo contato com os livros e a coragem necessária para fazer as entrevistas e matérias acontecerem.
Participaram da cobertura na Bienal do Livro as estudantes Larissa, Maria Eduarda, Suzana e Thaina e o estudante Karlos, acompanhados pelo Professor Mario Borges, responsável pelo Projeto Imprensa Jovem na escola.
Confira o vídeo da entrevista:
Notícias Mais Recentes
Educomunicação
Estudantes do Imprensa Jovem produzem podcast ao vivo no Congresso Municipal de Educação
Secretaria Municipal de Educação
Secretaria Municipal de Educação inicia distribuição de cestas básicas para famílias dos estudantes em situação de vulnerabilidade social
Secretaria Municipal de Educação
Prêmio Educador em Destaque 2024 acontece nesta sexta-feira (29)
Secretaria Municipal de Educação
VII Festival Municipal de Mancala Awelé e Africanidades vai reunir mais de 1200 estudantes
Secretaria Municipal de Educação
Vagas remanescentes para o VII Congresso Municipal de Educação
Secretaria Municipal de Educação
IV Expo Internacional Dia da Consciência Negra vai contar com programação em educação antirracista
Relacionadas
Supervisores ingressantes participarão de formação inicial em 2024
Publicado em: 09/01/2024 3h23 - em Secretaria Municipal de Educação
Prefeito Ricardo Nunes visita EMEI Mário de Andrade
Publicado em: 08/01/2024 7h28 - em Secretaria Municipal de Educação
43ª edição do Recreio nas Férias começa nesta segunda-feira
Publicado em: 08/01/2024 11h19 - em Secretaria Municipal de Educação
Profissionais contratados para o Recreio nas Férias recebem formação
Publicado em: 05/01/2024 11h54 - em Secretaria Municipal de Educação
6ª edição da Revista Imprensa Jovem celebra 18 anos de transformações e conquistas do programa
Publicado em: 05/01/2024 10h56 - em Educomunicação