Notícias

Bibliotecas dos CEUs oferecem acervos literários e diversas atividades culturais para a comunidade

Além de garantir o acesso à literatura, os espaços também promovem exposições, saraus, oficinas e muito mais

Publicado em: 09/04/2024 17h05 | Atualizado em: 09/04/2024

 

biblioteca

Todos os Centros Educacionais Unificados (CEUs) da cidade de São Paulo possuem bibliotecas públicas, que prestam atendimentos para estudantes, profissionais e comunidade em geral. Além de atrair o público com os acervos literários, contam com atividades como saraus, mediação de leitura e entre outras. São 58 CEUs espalhados pela cidade.

O acervo das bibliotecas dos CEUs é composto por livros, gibis, mangás, periódicos e jornais, algumas unidades possuem também jogos de tabuleiro, brinquedos, fantoches, entre outros materiais. O espaço pode ser utilizado também para estudo individual e/ou coletivo, além de programação cultural com contação de história, oficinas, exposições, clubes de leitura, Orientação à Leitura e Pesquisa, visita monitorada, e muito mais. 

Qualquer pessoa pode participar das atividades oferecidas pelas bibliotecas dos CEUs ou fazer a carteirinha para empréstimos dos livros. Para isso, é necessário que se faça uma inscrição, apresentando um documento de identidade e um comprovante de residência. Não há limite de idade ou escolaridade para obter a carteirinha, porém, caso o leitor seja menor de 16 anos, a inscrição deve ser feita por um responsável legal, que assinará o Termo de Responsabilidade emitido na unidade.

“As bibliotecas dos CEUs estão localizadas principalmente em áreas de alta vulnerabilidade social e são de fundamental importância para a garantia do acesso à informação e ao conhecimento. Muitas das bibliotecas dos CEUs, foram a primeira biblioteca pública que a pessoa entrou, o primeiro “Cartão de Leitor”, o primeiro livro que leu, o primeiro sarau que frequentou, ou seja, se constituem enquanto espaços que possibilitam que essas pessoas acessem a posteriori uma multiplicidade cultural, acadêmica e de relações sociais permeadas pela literatura, oralidade, arte e cultura”, destacou Paula Felice, Analista de Informação, Cultura e Desporto da Coordenadoria dos CEUs (COCEU).

 

Curiosidades

Segundo dados do Sistema de Gerenciamento de Bibliotecas, as 46 bibliotecas dos CEUs de administração direta têm mais de 810 mil itens cadastrados e mais de 8 mil de itens audiovisuais (cds e dvds) e a unidade com maior acervo é a do CEU Jambeiro, com 31.379 títulos cadastrados. Coincidentemente, ele foi o primeiro a ser inaugurado. Outro dado interessante é que do início deste ano até hoje, foram feitos 18.874 empréstimos nas bibliotecas. 

Considerando a capacidade do Theatro Municipal de 1.500 pessoas e se fosse colocado um exemplar de cada item que compõem o acervo das bibliotecas dos CEUS seria possível encher 530 vezes o local. 

Indo mais além, esse número é duas vezes maior do que a quantidade de pessoas que circulam por dia na 25 de março, uma das principais ruas comerciais de São Paulo, que soma mais de 400 mil pessoas. E ainda é três vezes maior do que a população do distrito de Sapopemba, na zona leste da cidade, com mais de 266 mil habitantes, segundo o censo do IBGE de 2022.

Outra curiosidade é que as bibliotecas dos CEUs estão cadastradas no Sistema Municipal de Bibliotecas (SMB) afinal foram os Departamentos de Bibliotecas Públicas e Infantojuvenis da Secretaria Municipal de Cultura que conceberam o projeto de biblioteca dos CEUs, com base na política de implantação dos equipamentos. 

Paula Felice utiliza uma citação do escritor Valter Hugo Mãe para apresentar o significado das bibliotecas. “Só aparentemente são casas sossegadas. O sossego das bibliotecas é a ingenuidade dos ignorantes e dos incautos. Porque elas são como festas ou batalhas contínuas e soam canções ou trombetas a cada instante”.              

 

Bebetecas

Além das bibliotecas, alguns CEUs da capital possuem bebetecas, estes equipamentos ficam dentro das bibliotecas dos respectivos CEUs e são espaços dedicados às famílias da primeira infância, tendo como público-alvo bebês e crianças entre 0 e 3 anos.

Nelas, os bebês e adultos encontram um espaço de convivência e aprendizado, com brinquedos, livros e mobiliários apropriados, além da participação de um profissional capacitado para trabalhar no atendimento e a mediação entre os pais, bebês e o espaço. O objetivo é contribuir para o desenvolvimento abrangente da criança, englobando as dimensões motora, cognitiva, linguística e socioemocional.

“As bebetecas são importantes espaços destinados à promoção da cultura do brincar e do cuidar para as crianças de 0 a 3 anos e seus responsáveis, pois para além do acesso aos livros infantis; brinquedos; mobiliários e de profissional mediador, oferecem também um ambiente propício ao fortalecimento da conexão desses adultos responsáveis com suas crianças”, enfatizou Paula

Atualmente, 12 Centros Educacionais Unificados (CEUs) possuem bebetecas, e a previsão é que todos os demais 46 administrados pela SME também recebam esse espaço, a partir do resultado do mapeamento em desenvolvimento pela Coordenadoria dos CEUs (COCEU).

Acesse aqui o catálogo online das Bibliotecas do Sistema Municipal de Bibliotecas: 

Clique e acesse a programação dos CEUs.

 

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Um grupo de crianças sentadas em uma quadra com uma rede de voleibol baixa

CEU Parque São Carlos realiza festival de vivências paralímpicas

Publicado em: 29/04/2024 5h22 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia com mosaico colorido e a frase

Inscrições abertas para o 8º Prêmio Territórios Tomie Ohtake 

Publicado em: 26/04/2024 5h52 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia mostra grupo de pessoas posando para foto em auditório.
foto de mulheres sentadas, explicando o conteúdo projetado em duas telas ao fundo
Fotografia mostra o ambiente de uma biblioteca, com estante de livros, mesas e cadeiras e puffs.

CEUs estão com programação especial nas bibliotecas

Publicado em: 24/04/2024 3h23 - em Secretaria Municipal de Educação

1 2 3 1.442