Notícias

I Seminário de Professores Orientadores de Educação Integral na Perspectiva da Cidade Educadora

Este foi o primeiro evento dedicado especialmente aos professores que orientam as ações nas EMEFs

Publicado em: 02/05/2016 15h15 | Atualizado em: 04/05/2021


perspectiva_da_cidade_educadora_740_x_430.jpg

Nesta quarta-feira, 27 de abril, Professores Orientadores de Educação Integral – POEIs das escolas da Rede Municipal de Ensino (RME) participaram do I Seminário de Professores Orientadores de Educação Integral na Perspectiva da Cidade Educadora. O evento ocorreu no campus Barra Funda da Universidade Nove de Julho e reuniu cerca de 200 educadores. 

Para o encontro, foram convocados os POEIs que articulam as ações nas Escolas Municipais da RME. A ação promoveu o diálogo entre os educadores de diferentes territórios de São Paulo sobre conceitos, princípios e ações em Educação Integral em tempo integral. Este foi o primeiro evento dedicado especialmente aos professores que orientam as ações nas escolas.

Foi convidada para palestrar aos presentes a gestora do Centro de Referências em Educação Integral da Associação Cidade Escola Aprendiz, Julia Dietrich. Ela falou sobre os conceitos da Educação Integral, currículo e desenvolvimento integral na perspectiva da Cidade Educadora. Confira o material apresentado por Julia clicando aqui.

03_cidade_educadora_740_x_430.jpg

O evento também abriu espaço para POEIs e educadores apresentarem as práticas de educação Integral desenvolvidas em duas Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEF). A POEI Andreia Oliveira Santos, da EMEF José Saramago, expôs, em parceria com o Professor Regente de 1ºano, Renato Fagundes, os trabalhos desenvolvidos no primeiro ano do Ciclo de Alfabetização. Eles falaram sobre as ações em educação ambiental desenvolvidas na EMEF, por meio do trabalho com horta e jardinagem. Os educadores destacaram a importância de fortalecer o trabalho educativo buscando parcerias com outros órgãos públicos, ONGs e, principalmente, a comunidade escolar. Acesse a apresentação exposta por eles. 

O Professor Renan Macedo, da EMEF Rubens Paiva, destacou sua trajetória de estudo sobre os conceitos de Educação Integral e a prática desenvolvida em sua unidade. Falou da importância de traçar estratégias que privilegiem o acesso dos educandos aos diferentes espaços da cidade e buscar parcerias com instituições com trabalhos educativos. Clique aqui e confira a material apresentado por Renan.

04_cidade_educadora_740_x_430.jpg

O evento também contou com a presença da Secretária Municipal de Educação Adjunta, Emília Cipriano, da Fátima Antônio, Coordenadora da Coordenadoria Pedagógica, e Maria Cecília Carlini, Coordenadora da Coordenadoria dos CEUs e da Educação Integral.

Confira as fotos do evento clicando aqui.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Estudantes sentados na quadra jogando vôlei sentado.

DRE São Miguel realiza 1º Festival de Vivências Paralímpicas

Publicado em: 07/12/2022 8h24 - em Diretoria Regional de Educação São Miguel

Imagem onde se lê

SME realiza I Congresso de Educação em Gênero e Diversidade

Publicado em: 07/12/2022 8h18 - em Secretaria Municipal de Educação

imagem com o texto Esse Lugar Que Tanto Amo

Embaixada da França promove ações voltadas para profissionais da educação

Publicado em: 06/12/2022 4h24 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia mostra 5 estudantes sentados. Na frente deles há um tecido no chão, com cestas com frutas de brinquedo e livros em cima

Escola da Rede Municipal de SP monta barraca literária em feira livre

Publicado em: 06/12/2022 3h57 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de uma estudante negra, ela está concentrada escrevendo no livro sobre sua mesa.

Está aberto período de inscrição para estudantes do Ensino Fundamental e Médio

Publicado em: 05/12/2022 12h43 - em Secretaria Municipal de Educação

1 2 3 1.302