Este foi o primeiro evento dedicado especialmente aos professores que orientam as ações nas EMEFs

Publicado em: 02/05/2016 15h15 | Atualizado em: 04/05/2021

perspectiva_da_cidade_educadora_740_x_430.jpg

Nesta quarta-feira, 27 de abril, Professores Orientadores de Educação Integral – POEIs das escolas da Rede Municipal de Ensino (RME) participaram do I Seminário de Professores Orientadores de Educação Integral na Perspectiva da Cidade Educadora. O evento ocorreu no campus Barra Funda da Universidade Nove de Julho e reuniu cerca de 200 educadores.

Para o encontro, foram convocados os POEIs que articulam as ações nas Escolas Municipais da RME. A ação promoveu o diálogo entre os educadores de diferentes territórios de São Paulo sobre conceitos, princípios e ações em Educação Integral em tempo integral. Este foi o primeiro evento dedicado especialmente aos professores que orientam as ações nas escolas.

Foi convidada para palestrar aos presentes a gestora do Centro de Referências em Educação Integral da Associação Cidade Escola Aprendiz, Julia Dietrich. Ela falou sobre os conceitos da Educação Integral, currículo e desenvolvimento integral na perspectiva da Cidade Educadora. Confira o material apresentado por Julia clicando aqui.

03_cidade_educadora_740_x_430.jpg

O evento também abriu espaço para POEIs e educadores apresentarem as práticas de educação Integral desenvolvidas em duas Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEF). A POEI Andreia Oliveira Santos, da EMEF José Saramago, expôs, em parceria com o Professor Regente de 1ºano, Renato Fagundes, os trabalhos desenvolvidos no primeiro ano do Ciclo de Alfabetização. Eles falaram sobre as ações em educação ambiental desenvolvidas na EMEF, por meio do trabalho com horta e jardinagem. Os educadores destacaram a importância de fortalecer o trabalho educativo buscando parcerias com outros órgãos públicos, ONGs e, principalmente, a comunidade escolar. Acesse a apresentação exposta por eles.

O Professor Renan Macedo, da EMEF Rubens Paiva, destacou sua trajetória de estudo sobre os conceitos de Educação Integral e a prática desenvolvida em sua unidade. Falou da importância de traçar estratégias que privilegiem o acesso dos educandos aos diferentes espaços da cidade e buscar parcerias com instituições com trabalhos educativos. Clique aqui e confira a material apresentado por Renan.

04_cidade_educadora_740_x_430.jpg

O evento também contou com a presença da Secretária Municipal de Educação Adjunta, Emília Cipriano, da Fátima Antônio, Coordenadora da Coordenadoria Pedagógica, e Maria Cecília Carlini, Coordenadora da Coordenadoria dos CEUs e da Educação Integral.

Confira as fotos do evento clicando aqui.

Mulher sorrindo enquanto mexe no computador
Fotografia mostra um pódio com a estudante Yara Nayelle da Cruz Costa, em 1º lugar - Campeã Paulista De Xadrez Sub 10 Femino.
abaixo, uma imagem com a silhueta de pontos turisticos de São Pailo, acima, os dizeres ITA - Índice de transparência ativa

Secretaria Municipal de Educação mantém nota 10 no Índice de Transparência Ativa (ITA)

Publicado em: 27/03/2024 2h45 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de um globo terrestre nas mãos de uma pessoa.

Abrem hoje as inscrições para o curso “Refúgios Humanos: Migrar, um direito à vida”

Publicado em: 27/03/2024 11h43 - em Educação em Direitos Humanos

Fotografia mostra professora sentada no chão, ela segura um livro com uma mão e aponta para as figuras com a outra. Na sua frente, há crianças sentadas no chão brincando com linhas e agulhas. No fundo da foto, pode-se ver os bonecos e bonecas negros e bolivianos.

Crianças de CEI Conjunto José Bonifácio exploram as diversas formas de tear

Publicado em: 27/03/2024 9h00 - em Secretaria Municipal de Educação