Notícias

Grupos de trabalho – 2019

Investimento em diálogo e reflexão sobre as práticas

Publicado em: 09/05/2019 10h55 | Atualizado em: 30/11/2020

A Divisão de Educação Infantil continua investindo em ações de implementação curricular e em Grupos de Trabalho (GT) que ampliem as discussões teórico-práticas e permitam a constituição de processos educativos significativos a serem experienciados pelos bebês e crianças da Rede.

Dentre estes, destacamos os seguintes Grupos de Trabalho:

– Registro: grupo constituído por nove educadoras, lotadas nas diferentes Diretorias Regionais de Educação, e dois representantes da Divisão de Educação Infantil (DIEI). Em 2018 elaborou a Orientação Normativa 01/2019 e no presente ano se debruça para atuar em ações que auxiliem na implementação dos diversos registros nas Unidades Educacionais.

Educação Alimentar Nutricional: grupo constituído por dez pessoas, representantes das Diretorias Regionais de Educação (DRE), por seis integrantes da Coordenadoria de Alimentação Escolar (CODAE) e dois representantes da DIEI. O GT ocorre no período de abril a junho de 2019 com o objetivo de produzir uma Orientação Normativa sobre Educação Alimentar e Nutricional de acordo com princípios e diretrizes estabelecidos no Currículo da Cidade – Educação Infantil para a Cidade de São Paulo.

Comissão de Análise Literária: uma comissão composta de 37 servidores da SME e das DREs, atuantes nas UEs de Educação Infantil, de Educação Fundamental, de Ensino Médio e de Educação de Jovens e Adultos analisarão e selecionarão obras literárias para o projeto Minha Biblioteca e para o acervo das unidades educacionais da Rede Municipal de Ensino de São Paulo durante os meses de maio e junho. A divulgação de obras selecionadas será no final de junho em DOC e a previsão de entrega dos livros aos bebês, crianças e jovens da Rede Municipal de Ensino será em Outubro.

– “Achadouros da Infância” (escuta de crianças): grupo constituído por 24 pessoas representantes dos diversos territórios da RME, dois representantes da DIEI, orientado pela profª Bruna Ribeiro. O GT ocorre no período de abril a junho com o objetivo de qualificar a escuta de crianças no cotidiano, visando uma produção escrita que auxilie na atuação pedagógica baseada nesse princípio.

Estudos sobre os relatórios individuais de aprendizagem e desenvolvimento das crianças: grupo constituído pelos formadores das DIPEDs, por representantes da DIEI, coordenado pela profª Eliana Behring. O GT ocorre durante o ano de 2019 com o objetivo de levantar os conteúdos registrados nos relatórios coletivos e individuais, a fim de realizar encaminhamentos que qualifiquem os registros das aprendizagens significativas experienciadas pelos bebês e crianças.

– MELE (Avaliação externa de contexto): partindo do Acordo de Cooperação Técnica entre a Prefeitura Municipal de São Paulo e a Fundação Maria Cecília Souto Vidigal, a SME constituiu um grupo de trabalho com quatro representantes da SME de diferentes setores(Divisão de Educação Infantil, Núcleo Técnico de Avaliação e Currículo), em parceria com a USP- Ribeirão e pela profª Marisa Vasconcelos Ferreira, para realizar um estudo de adaptação e validação do instrumento de avaliação externo de ambientes e processos pedagógicos na Educação Infantil.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Tamanho Site (2)
Foto de uma professora escrevendo no quadro branco

SME convoca mais professores de Ensino Fundamental II e Médio para escolha de vagas

Publicado em: 29/05/2024 3h31 - em Secretaria Municipal de Educação

Nerd 1 Certo

EMEF Carlos Augusto de Queiroz Rocha realiza Semana do Orgulho Nerd

Publicado em: 28/05/2024 5h11 - em Diretoria Regional de Educação Santo Amaro

Banner Dia Do Desafio - Se joga no desafio 29 de maio de 2024

CEUs promovem ações no Dia do Desafio 

Publicado em: 28/05/2024 5h10 - em CEU e COCEU

Três crianças sentadas em bancos lendo livro, ao fundo, um grupo de adultos conversa em pé

Organização internacional The Elders visita CEU Casa Blanca

Publicado em: 28/05/2024 4h25 - em Secretaria Municipal de Educação

1 35 36 37 38 39 1.488