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Grêmios Estudantis de São Paulo usam tecnologia com atividades para comunidade durante isolamento social
367 agremiações estão atuando à distância para desenvolver materiais orientadores, atividades e lives
Publicado em: 15/06/2020 12h32 | Atualizado em: 20/01/2021
Mesmo com aulas à distância e isolamento social decorrentes da pandemia do Covid-19, estudantes gremistas de 367 escolas municipais de São Paulo continuam atuando ativamente em suas comunidades. Os alunos elaboram materiais orientadores, atividades e lives orientados por seus educadores e apoiados pela Divisão de Gestão Democrática e Programas Intersecretariais e Coordenadoria dos CEUs e Educação Integral – COCEU.
Entre as ações realizadas está a proposta dos estudantes do Grêmio Estudantil do Centro Educacional Unificado (CEU) EMEF Água Azul da Diretoria Regional de Educação (DRE) Guaianazes, que criaram tutoriais para ensinar seus colegas a mexerem no Google Sala de Aula, ensinando também como postar atividades no aplicativo. Estes jovens também desenharam e criaram o logotipo da Unidade Escolar, colocando o mesmo para votação na página oficinal da escola. Além de criarem vídeos de incentivo para os professores e os demais estudantes da unidade, representando a força da escola e a voz de todos os estudantes do CEU.
Os estudantes da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Jairo de Almeida da DRE Pirituba/Jaraguá supervisionados por educadores da unidade, também entraram na luta contra o Coronavírus, criando grupos de WhatsApp para alertar as pessoas sobre o perigo da Covid 19, bem como as consequências das Fake News. O trabalho foi articulado entre os estudantes do Projeto Imprensa Jovem e do Grêmio Estudantil, por meio de ilustrações de personagens de HQ e criação de mensagens claras, objetivas e verdadeiras, com a intenção de conscientizar a população dos cuidados que devemos tomar para evitar a contaminação pelo novo vírus.
Além destes, outro trabalho que vem ganhando atenção é a atuação dos estudantes gremistas e seus educadores na rede social da EMEF Raul Pilla pertencente à DRE São Miguel Paulista. São postadas lives para aproximação com a comunidade escolar, objetivando esclarecer dúvidas sobre o uso das plataformas virtuais por meio da real interação entre estudantes que já dominam o manuseio e exploração das plataformas e seus colegas, bem como seus pais, que estão encontrando dificuldades durante o processo. A partir dos comentários lançados durante as lives, a Unidade Educacional realiza os encaminhamentos necessários, visando amparar seus seguidores, apresentando alternativas para as dificuldades apresentadas. Também estão sendo postados vídeos produzidos pelos representantes dos Grêmios Estudantis para trazer alento e esperança ao público, orientando que as pessoas fiquem em casa.
“As atividades apresentadas simbolizam apenas algumas ideias do que está acontecendo na RME e reforçam a importância para a promoção de atividades que propiciem a Democracia Participativa e Cidadania Ativa, visando o bem-estar físico, mental e social, na perspectiva do Desenvolvimento Sustentável e da cultura de paz e não violência”, destacou Rogério Gonçalves, Diretor da Divisão de Gestão Democrática e Programas Intersecretariais.
LIVE – no dia 4 junho, dois estudantes gremistas, Júlia Fernandes, da EMEF Henrique Souza Filho Henfil e Francisco Lucas Freire Almeida, do CEU EMEF Água Azul participaram de um bate-papo com os professores Rogério Gonçalves da Silva e com Gabriel Medina de Toledo, que atuam na mobilização dos estudantes na Rede Municipal de Ensino de São Paulo. A conversa foi transmitida ao vivo no Facebook da Secretaria Municipal de Educação e teve audiência de cerca de 500 pessoas simultaneamente. Assista.
Divisão de Gestão Democrática e Programas Intersecretariais – faz parte da Coordenadoria dos CEUs e Educação Integral – COCEU, e atua com o objetivo de desenvolver políticas públicas integradas com vistas à melhoria das aprendizagens relacionadas à Educação em Direitos Humanos (EDH), Democracia Participativa, Cidadania Ativa, Promoção da Saúde e Bem-Estar Físico, Mental e Social, na perspectiva do Desenvolvimento Sustentável e da Cultura de paz e não violência.
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