Recreio nas Férias recebe estudantes com atividades de lazer e três refeições diárias

Mais de 1 milhão de estudantes da Rede Municipal entram em recesso nesta segunda-feira, mas 64 polos continuam de portas abertas com programação gratuita

Publicado em: 10/07/2023 15h50 | Atualizado em: 11/07/2023
Crianças participando do Recreio Nas Férias Volei Sentado

42ª edição do Recreio nas Férias já começou nos 64 polos da cidade. São escolas da rede municipal de ensino, que permanecem abertas durante o período de recesso escolar para que crianças e adolescentes de 4 a 14 anos, de todas as redes de ensino, possam participar de atividades de esporte e lazer, além de receberem três refeições diárias. O prefeito Ricardo Nunes e o secretário da Educação, Fernando Padula, acompanharam o início das atividades do Recreio nas Férias, nesta segunda-feira (10), no CEU Curuçá, da DRE São Miguel Paulista. Neste ano, o tema do evento é “O brincar é de todos e para todos”.

“Como temos as férias de julho, as crianças que precisarem e quiserem podem vir para o ambiente escolar, fazer a sua alimentação, sua atividade, brincar nesta, que é uma ação complementar, para também auxiliar os pais que precisam trabalhar e deixar as suas crianças na escola, seguras e bem cuidadas”, destacou o prefeito.

O recesso escolar começou nesta segunda-feira (10) para mais de 1 milhão de estudantes da Rede Municipal de São Paulo. As atividades do Recreio nas Férias acontecem até o dia 21 de julho (período que dura o recesso), de segunda a sexta-feira.

O secretário Fernando Padula reforçou que esta é uma política pública que funciona como ferramenta de desenvolvimento da educação integral e inclusiva. “Nosso intuito é oferecer opções de qualidade de esporte e lazer para que toda a comunidade usufrua durante o período em que não haverá aulas.”

A expectativa é atender aproximadamente 16 mil crianças e adolescentes de 4 a 14 anos. O Recreio nas Férias não é uma ação exclusiva para os estudantes da Rede Municipal. A ação é aberta para a comunidade, ou seja, qualquer pessoa na faixa etária atendida, que esteja passando as férias na cidade de São Paulo e tenha feito sua inscrição, pode participar.

Além das atividades nos equipamentos da Rede Municipal de Saúde, os Centros Esportivos também contam com atividades durante o recesso escolar. “Estamos complementando o Recreio nas Férias com o Agita + Férias, nos nossos Centros Esportivos, garantindo cada vez mais opções de lazer para os nossos jovens, e principalmente, para que as pessoas que mais necessitam”, lembrou o secretário municipal de Esportes, Cacá Vianna.

Saiba mais: Prefeitura oferece esportes, passeios e teatros gratuitos para a garotada aproveitar as férias

Recreio nas Férias
Além de uma repleta programação esportiva, cultural, passeios, entre outras atividades, o Recreio nas Férias vai disponibilizar aos participantes três refeições diárias, sendo café da manhã, almoço e lanche da tarde. Todas as atividades são gratuitas.

“O Recreio nas Férias é um dos programas faz que nos enche de orgulho. Ser criança é ser feliz, ser feliz é brincar, e o Recreio nas Férias é feito para isso, para brincar”, destacou a coordenadora dos CEUs, Roseli Marcelli.

Os polos participantes são 56 CEUs, três CECIs, duas instituições – Jardim Jaraguá I e Jardim Jaraguá II (DRE MP) e nas EMEFs Bernardo O”Higgins, Wanda Ovídio Gonçalves e Jardim das Laranjeiras.

Os polos vão oferecer atividades de esporte, lazer, recreação e arte, como apresentações culturais, contações de histórias, oficinas, jogos e brincadeiras diversas com brinquedos infláveis e outras atividades, ocupando os diversos espaços dos CEUs/polos como salas multiuso, biblioteca, quadras e outros.

Além das atividades que acontecem nos CEUs, estão previstos passeios para unidades do SESC, Pinacoteca, Instituto Butantan, Museu Catavento, Museu do Futebol, Museu das Favelas, Museu de Culturas Indígenas, Museu da Imigração, Museu da Língua Portuguesa, Museu da Bolsa do Brasil – MUB3, Museu da Educação e do Brinquedo, Museu Judaico, Memorial da Resistência, Assembleia Legislativa, Câmara Municipal, Edifício Matarazzo, Palácio dos Bandeirantes, Arena Corinthians, São Paulo Futebol Clube, Canil da Polícia Militar, Anime Friends, Cine Petra Belas Artes, CineSesc, Japan House e Casas de Culturas.

Confira os detalhes da programação em cada uma das unidades

Os detalhes da programação em cada uma das unidades podem ser conferidos aqui: https://ceu.sme.prefeitura.sp.gov.br/

Cei Elza Soares

SME elabora documento para ações de Matemática no mês de maio

Publicado em: 06/05/2024 5h32 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia mostra dois homens pintando uma estrutura de madeira.

Famílias do CEI Cantinho da Tia Isaura constroem composteira

Publicado em: 06/05/2024 3h48 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia mostra a escadaria dentro do CEU Água Azul e ao fundo um prédio em formato redondo com grafites de crianças.

Projeto Memórias Literárias “O Livro da Vida” será lançado no CEU Água Azul

Publicado em: 03/05/2024 4h47 - em Secretaria Municipal de Educação

Uma biblioteca com bancos coloridos

EMEI Olandya Peres Ribeiro realiza chá literário com presença de autores dos livros lidos