Notícias

Girls in ICT Day: Escola Municipal une Educomunicação com Robótica para trabalhar mudanças climáticas

O dia 24 de abril é uma data dedicada ao reconhecimento feminino nas tecnologias

Publicado em: 24/04/2025 13h51 | Atualizado em: 24/04/2025
Duas estudantes com coletes laranjas olham para um componente eletrônico. Do lado direito, uma professora com camiseta preta observa com atenção.

Estudantes Gabrielly(esquerda), Sophia(centro) e a Professora Renata(direita) medindo temperatura no território do CEU Heliópolis

O Dia das Meninas nas Tecnologias da Comunicação e da Informação (Girls in ICT Day) foi estabelecido pela Organização das Nações Unidas(ONU) com uma data focada no incentivo à participação de meninas em assuntos ligados à tecnologia. A Secretaria Municipal de Educação de São Paulo (SME) reconheceu a importância da iniciativa e preparou ao longo de 2024 um curso direcionado às estudantes e Professoras de Educação Digital das Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEFs). 

O “Circuito das Minas” foi desenvolvido pelo Núcleo de Tecnologias para Aprendizagem (TPA) com o objetivo de capacitar alunas e Professoras de Educação Digital (POEDs) por meio de oficinas e atividades práticas envolvendo robótica, impressão 3D e programação. A iniciativa seguiu os princípios da Educação Maker, promovendo o aprendizado ativo, a criatividade e a resolução de problemas por meio do uso da tecnologia.

As POEDs foram orientadas a montarem grupos de meninas para pensar em soluções práticas e inventivas em suas respectivas unidades escolares. Algumas escolas, como na EMEF Humberto Campos e na EMEF Campos Salles, conseguiram resultados significativos após a participação no Circuito. 

A EMEF Campos Salles, localizada no CEU Heliópolis, zona sul de São Paulo, teve como principal foco as mudanças climáticas a partir de um contraste entre áreas verdes e áreas pouco arborizadas. A iniciativa foi realizada em conjunto com as turmas do projeto de robótica e do Programa Imprensa Jovem, unindo as Tecnologias para Aprendizagem com a Educomunicação. 

Durante as aulas, a Professora de Educação Digital Renata Solanas, destacou desafios ligados à sustentabilidade no espaço do CEU tendo como base o ODS (Objetivo de Desenvolvimento Sustentável) 13 da ONU. “Elas perceberam que a variação de temperatura estava diretamente ligada à presença das árvores, para isso utilizamos ferramentas como o Google Maps (com imagens de satélite), para identificar os locais com mais ou menos verde”, destacou a professora. 

Após a observação inicial, foi utilizada uma Placa Micro:bit para trabalhar conceitos de programação e preparar um medidor de temperatura e luminosidade. “Apesar do CEU ser um espaço arborizado, o entorno conta com poucas árvores e muito concreto”, concluiu. 

Os resultados das ações foram divulgados em um Podcast no canal do Youtube da própria escola e em um Jornal divulgado internamente e em uma página da Web. No jornal, os estudantes do Imprensa Jovem ampliaram a discussão em uma entrevista com um geógrafo. Wellington Souza explicou o conceito de Microclima e como isso está relacionado com o território em que o CEU está inserido. “Há um super aquecimento das temperaturas, principalmente em áreas muito urbanizadas. Isso está levando a uma maior probabilidade de problemas de saúde, ecossistemas prejudicados e menor ocorrência de chuvas espaçadas, gerando chuvas torrenciais e destrutivas”, destacou o geógrafo.

Tecnologias para Aprendizagem – TPA

O Núcleo de Tecnologias para Aprendizagem (TPA), da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo (SME), é coordenado pela COPED (Coordenadoria Pedagógica) e cumpre um papel essencial no desenvolvimento e implementação de estratégias de integração das tecnologias digitais no Currículo da Rede Municipal de Ensino de São Paulo, possuindo como principal função a formação dos Professores Orientadores de Educação Digital (POEDs) e demais profissionais da Rede que aplicam tecnologias para fins pedagógicos, promovendo assim as políticas públicas voltadas ao uso das tecnologias em favor das aprendizagens.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

foto de estudantes sentados em uma escada, vendo explicações sobre o combate à denque. Um adulto está fantasiado de mosquito

Saúde realiza Dia D contra a dengue nas escolas municipais nesta sexta (1º)

Publicado em: 01/03/2024 9h49 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia mostra a visão aérea do CEMEI Professor Dalmo De Abreu Dallari.
Estante de livros.

SME divulga nome dos autores selecionados para Antologia de Contos e Antologia Poética 

Publicado em: 28/02/2024 1h32 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de grupo de jovens em participação de uma reunião

SME incentiva que estudantes, familiares e profissionais façam parte das instâncias de participação

Publicado em: 27/02/2024 12h36 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de cinco estudantes com a camiseta laranja do Imprensa Jovem. Três estudantes estão sentados em bancos altos em frente a uma estante de livros e a menina que está no meio segura um microfone e um celular. Todos olham para o celular. Em primeiro plano, de costas para o ângulo da fotografia, um menino manuseia o tripé em que está a câmera e o celular, atrás de sua camiseta laranja está escrito em preto Imprensa Jovem. Em frente a ele, e também de costas para o ângulo da foto, há mais uma estudante.
1 93 94 95 96 97 1.521