Notícias

Formatura do Projeto Luz na EMEF Jardim Fontális

Cerca de 230 alunos receberam certificados de participação no evento

Publicado em: 16/11/2017 14h48 | Atualizado em: 30/11/2020

projeto_luz_fontalis_740_x_430.jpg

Matéria escrita pela equipe de Imprensa Jovem da EMEF Jardim Fontális

No dia 6 de outubro, na Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Jardim Fontális, da Diretoria Regional de Educação Jaçanã Tremembé (DRE JT), aconteceu a Formatura dos Estudantes dos 6ºs e 7ºs anos concluintes do “Projeto Luz”, trabalho preventivo realizado pelo Grupo de Educação e Prevenção às Drogas da Guarda Civil Metropolitana de São Paulo (GEPAD).

Entre os meses de agosto e setembro, a escola em parceria com a Guarda Civil Metropolitana promoveu ações de conscientização sobre os malefícios e consequências negativas sobre o uso de drogas lícitas ou ilícitas por jovens e crianças.

Dentre os diversos objetivos dessa parceria com implantação do “Projeto Luz”, destacamos o projeto social de prevenção às drogas, articulando algumas metas, como:

I- Desenvolver o senso crítico dos estudantes com relação aos efeitos das drogas, sejam eles físicos, psicológicos, familiares ou sociais;

II- Criar canais de discussão sobre a temática das drogas;

III- Desenvolver atividades na Escola que promovam bem-estar físico, psicológico e social e que, além disso, proporcione o aumento da autoestima, melhore a socialização, e crie um ambiente saudável.

O trabalho desenvolvido na unidade organiza encontros semanais com os estudantes dos sextos e sétimos anos, correspondentes a cerca 15 horas/aula com o objetivo de desenvolver a crítica dos alunos com relação ao uso de drogas, abordando sutilmente as drogas e seus efeitos, dando ênfase aos fatores de proteção, procurando ouvir os estudantes em seus posicionamentos e direcionando-os para o caminho da prevenção.

Também foram realizadas palestras com os docentes da unidade escolar e com a comunidade em horário de jornada de formação dos professores. Os pais e estudantes deram seus depoimentos sobre a importância de ações como a do GEPAD.“O uso de drogas pelo meu filho devastou minha vida, foram mais de 6 anos de luta para a recuperação dele”, comenta uma mãe que participava da palestra. No decorrer das aulas os estudantes também manifestaram suas opiniões. Muitos deles criticaram a facilidade com que as drogas podem ser encontradas.

A formatura realizada no dia 6 de outubro não é o encerramento das ações do Projeto Luz dentro da EMEF Jardim Fontális. Pelo contrário, é o início do desenvolvimento de uma cultura antidrogas perante toda Comunidade Escolar. A Cobertura Jornalística de todas as ações promovidas pelo Projeto Luz foi realizada pela Equipe de Imprensa Jovem da Emef Jardim Fontális.

Participaram desta experiência os estudantes Renan da Hora Costa (cinegrafista 8°C);; Ana Beatriz de Jesus Moreira (repórter 6°C); Tayna Gomes Venâncio da Silva (fotógrafa 8ºD) e Angel Leocádio Almeida da Silva Nogueira (fotógrafa 5ºC) e Samuel Damasceno (cinegrafista 8ºD). Dentro do processo de cobertura jornalística, os estudantes foram orientados e acompanhados pelos Professores Hervy Vicente da Silva e Valdemir Coelho Pinheiro, responsáveis pelo projeto Imprensa Jovem nos períodos da manhã e tarde na EMEF Jardim Fontális.

Galeria de fotos

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Estudantes sentados na quadra jogando vôlei sentado.

DRE São Miguel realiza 1º Festival de Vivências Paralímpicas

Publicado em: 07/12/2022 8h24 - em Diretoria Regional de Educação São Miguel

Imagem onde se lê

SME realiza I Congresso de Educação em Gênero e Diversidade

Publicado em: 07/12/2022 8h18 - em Secretaria Municipal de Educação

imagem com o texto Esse Lugar Que Tanto Amo

Embaixada da França promove ações voltadas para profissionais da educação

Publicado em: 06/12/2022 4h24 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia mostra 5 estudantes sentados. Na frente deles há um tecido no chão, com cestas com frutas de brinquedo e livros em cima

Escola da Rede Municipal de SP monta barraca literária em feira livre

Publicado em: 06/12/2022 3h57 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de uma estudante negra, ela está concentrada escrevendo no livro sobre sua mesa.

Está aberto período de inscrição para estudantes do Ensino Fundamental e Médio

Publicado em: 05/12/2022 12h43 - em Secretaria Municipal de Educação

1 2 3 1.302