Formatura do Projeto Luz na EMEF Jardim Fontális

Publicado em: 16/11/2017 14h48 | Atualizado em: 30/11/2020

projeto_luz_fontalis_740_x_430.jpg

Matéria escrita pela equipe de Imprensa Jovem da EMEF Jardim Fontális

No dia 6 de outubro, na Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Jardim Fontális, da Diretoria Regional de Educação Jaçanã Tremembé (DRE JT), aconteceu a Formatura dos Estudantes dos 6ºs e 7ºs anos concluintes do “Projeto Luz”, trabalho preventivo realizado pelo Grupo de Educação e Prevenção às Drogas da Guarda Civil Metropolitana de São Paulo (GEPAD).

Entre os meses de agosto e setembro, a escola em parceria com a Guarda Civil Metropolitana promoveu ações de conscientização sobre os malefícios e consequências negativas sobre o uso de drogas lícitas ou ilícitas por jovens e crianças.

Dentre os diversos objetivos dessa parceria com implantação do “Projeto Luz”, destacamos o projeto social de prevenção às drogas, articulando algumas metas, como:

I- Desenvolver o senso crítico dos estudantes com relação aos efeitos das drogas, sejam eles físicos, psicológicos, familiares ou sociais;

II- Criar canais de discussão sobre a temática das drogas;

III- Desenvolver atividades na Escola que promovam bem-estar físico, psicológico e social e que, além disso, proporcione o aumento da autoestima, melhore a socialização, e crie um ambiente saudável.

O trabalho desenvolvido na unidade organiza encontros semanais com os estudantes dos sextos e sétimos anos, correspondentes a cerca 15 horas/aula com o objetivo de desenvolver a crítica dos alunos com relação ao uso de drogas, abordando sutilmente as drogas e seus efeitos, dando ênfase aos fatores de proteção, procurando ouvir os estudantes em seus posicionamentos e direcionando-os para o caminho da prevenção.

Também foram realizadas palestras com os docentes da unidade escolar e com a comunidade em horário de jornada de formação dos professores. Os pais e estudantes deram seus depoimentos sobre a importância de ações como a do GEPAD.“O uso de drogas pelo meu filho devastou minha vida, foram mais de 6 anos de luta para a recuperação dele”, comenta uma mãe que participava da palestra. No decorrer das aulas os estudantes também manifestaram suas opiniões. Muitos deles criticaram a facilidade com que as drogas podem ser encontradas.

A formatura realizada no dia 6 de outubro não é o encerramento das ações do Projeto Luz dentro da EMEF Jardim Fontális. Pelo contrário, é o início do desenvolvimento de uma cultura antidrogas perante toda Comunidade Escolar. A Cobertura Jornalística de todas as ações promovidas pelo Projeto Luz foi realizada pela Equipe de Imprensa Jovem da Emef Jardim Fontális.

Participaram desta experiência os estudantes Renan da Hora Costa (cinegrafista 8°C);; Ana Beatriz de Jesus Moreira (repórter 6°C); Tayna Gomes Venâncio da Silva (fotógrafa 8ºD) e Angel Leocádio Almeida da Silva Nogueira (fotógrafa 5ºC) e Samuel Damasceno (cinegrafista 8ºD). Dentro do processo de cobertura jornalística, os estudantes foram orientados e acompanhados pelos Professores Hervy Vicente da Silva e Valdemir Coelho Pinheiro, responsáveis pelo projeto Imprensa Jovem nos períodos da manhã e tarde na EMEF Jardim Fontális.

Um professor segura o braço de uma estudante que sobe em uma corda. Ao fundo, uma floresta e um rio.

Estudantes da Rede Municipal visitam Polo de Ecoturismo de São Paulo

Publicado em: 18/04/2024 6h16 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia mostra seis pessoas sentadas em uma bancada vermelha, atrás deles se lê

Secretaria Municipal de Educação promove encontro formativo para educadores sobre proteção escolar

Publicado em: 18/04/2024 3h16 - em Secretaria Municipal de Educação

Uma criança com uniforme da prefeitura toca em um tablet em cima de uma mesa

Estudantes da Rede Municipal de Ensino ganham recurso para aprender Matemática

Publicado em: 18/04/2024 2h07 - em Secretaria Municipal de Educação

Foto de estudante usando notebook da escola.
Fotografia mostra duas mãos pegando pedrinhas coloridas que formam um coração cheio de predas nas cores amarela, vermelha e azul.