Notícias
Família e escola unidas em prol da educação
Objetivo é a valorização das ações propostas pelos educadores e familiares no processo de acolhimento às crianças
Publicado em: 05/04/2019 10h02 | Atualizado em: 30/11/2020
A Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Professora Odilea Botta de Mattos deu início ao projeto “De Mãos Dadas”, que debate a importância dos pais, responsáveis e professores no processo de aprendizagem das crianças e também as novas estruturas familiares.
A Coordenadora Pedagógica da unidade, Erika Luiza da Fonseca, explicou que com o passar dos anos e acompanhando as novas estruturações familiares, os educadores notaram que as reuniões bimestrais com as famílias foram perdendo qualidade porque se voltavam para questões sociais ou de orientações básicas relacionadas à saúde, por exemplo. “A pauta planejada anteriormente contemplava ações pedagógicas, mas na avaliação posterior feita a cada reunião, o relato das professoras continha mais frustração do que avanços com as famílias”, explicou.
Diante dessas constatações surgiu em 2019 o desejo de mudar esse contato com as famílias, garantindo, de fato, um espaço de escuta, acolhimento e orientação, num formato diferente da reunião com as famílias, seguindo um calendário dinâmico mensal.
Passaram então a acontecer encontros nos horários coletivos dos professores e que contam com a participação rotatória de familiares indicados pelos professores, funcionários de vários segmentos da escola e equipe gestora. Como os encontros são temáticos- para o primeiro semestre letivo foram definidos temas como ‘adaptação e ansiedade’, ‘atendimento das crianças deficientes e ‘imigração’, entre outros. As reuniões também contam com profissionais ligados à área de atendimento de cada tema do encontro.
Erika explica que o processo avaliativo começa desde a indicação das famílias e termina no final de cada reunião. “A cada grupo podemos observar o empenho das professoras em lidar com as demandas diárias, quais estratégias utilizaram para se aproximar das famílias e se essa indicação é resultado de uma observação constante da criança”, enfatizando que as reuniões bimestrais passaram a ser valorizadas como momento formativo para se discutir a cultura da infância, os projetos, os avanços e desafios do grupo.
Para a educadora a participação dos convidados, as falas, o acolhimento das demandas e a relação vincular estabelecida através dos encontros são nítidas e transformadoras. “No grupo sempre reafirmamos que somos parceiros e que todos passam ou já passaram pelos mesmos sentimentos e angustias”, explica. “Isso nos aproxima, nos humaniza e traz à tona o verdadeiro sentido de cada encontro que é o atendimento à criança” conclui.
Notícias Mais Recentes
Diretoria Regional de Educação Butantã
EMEF Desembargador Arthur Whitaker desenvolve projeto de Educação Financeira “Meu Barril de Moedas”
Secretaria Municipal de Educação
SME promove encontro formativo para Coordenadores Pedagógicos Ingressantes na Rede Municipal
Secretaria Municipal de Educação
Exposição Permanente da Educação Municipal reabre nesta sexta-feira (14)
Étnico-Racial
Estão abertas as inscrições para formação sobre educação antirracista no enfrentamento às desigualdades educacionais
Diretoria Regional de Educação Itaquera
Secretário Fernando Padula participa do projeto PodPancs com os pequenos do CEI Caraminholas
Secretaria Municipal de Educação
Curso Normal Nível Médio na Rede Municipal, antigo magistério, é uma das opções de caminho profissional no Ensino Médio
Relacionadas
CEU Navegantes recebe lançamento do EP “Hip-Hop Grajauense”
Publicado em: 11/01/2017 4h14 - em CEU e COCEU
Curso de hortas pedagógicas para a Rede Municipal de Ensino
Publicado em: 11/01/2017 3h12 - em Alimentação Escolar
Biblioteca do CEU Cidade Dutra promove exposição sobre Rubem Braga
Publicado em: 11/01/2017 9h33 - em CEU e COCEU
Secretaria Municipal de Educação compra iogurte da agricultura familiar
Publicado em: 10/01/2017 12h50 - em Alimentação Escolar
Retrospectiva CODAE 2016
Publicado em: 10/01/2017 10h12 - em Alimentação Escolar