Notícias

Fala, Mestre! – Desafios da Alfabetização nos dias de hoje

Como fazer o conhecimento docente se efetivar nas práticas de alfabetização em sala de aula?

Publicado em: 16/11/2017 17h58 | Atualizado em: 30/11/2020

desafios_dias_de_hoje_740_x_430.jpg

Autoria de Paula Júlio Agnello – Licenciada em História e Pedagogia, Coordenadora Pedagógica da Prefeitura Municipal de São Paulo há 22 anos e Formadora de Coordenadores Pedagógicos e Professores da Divisão Pedagógica da Diretoria Regional de Educação (DRE) Jaçanã/Tremembé.

Sabemos atualmente que a alfabetização envolve dois processos: compreender a natureza do sistema alfabético de escrita e sua organização e compreender o funcionamento da linguagem escrita, suas características específicas, suas diferentes formas e gêneros.

Nesta perspectiva, podemos considerar que três saberes são fundamentais ao professor alfabetizador: conhecer o processo de aprendizagem dos alunos sobre a língua escrita, conhecer a língua escrita – práticas sociais de leitura e escrita e ter conhecimentos didáticos para promover boas situações de reflexão dos aprendizes.

Muito já caminhamos neste conhecimento do processo de construção das escritas (os estudos da Psicogênese da Língua Escrita já têm mais de 30 anos). Assim como, podemos dizer que, o trabalho com os diversos gêneros textuais, das diferentes esferas de circulação: literária, jornalística, científica e cotidiana já invadiu as salas de aula há algum tempo.

Sendo assim, considero que o grande desafio (possível de ser vencido!) está na didática, na efetivação de uma prática de alfabetização que considere os saberes que as crianças têm sobre a escrita e promova ações ajustadas às necessidades de aprendizagem de cada um.

Esse desafio só será vencido com a formação permanente dos professores. Assim, eles podem se apropriar desses saberes e encaminhar situações didáticas que favoreçam o avanço das aprendizagens e garantam que todos sejam alfabetizados na idade certa, tornando-se leitores e escritores.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Seminário Regional de Gestão Educacional Paulistana
Fotografia mostra em primeiro plano uma mulher e um homem indígenas, os dois usam cocores de penas coloridas e estão se olhando. Ao fundo, elementos como chocalhos, colares e outros itens da cultura indígena.

CIEJA Campo Limpo promove IX Encontro Indígena nesta quinta-feira (15)

Publicado em: 14/06/2023 4h57 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia mostra uma avenida com carros, faixa de pedestre, ciclovia, placas e ciclistas. No canto superior esquerdo está escrito

13º Prêmio CET de Educação de Trânsito está com inscrições abertas

Publicado em: 14/06/2023 4h09 - em Secretaria Municipal de Educação

foto de uma professoras lendo um livro para bebês que estão sentados a sua volta

Prefeitura de SP autoriza nomeação de 155 candidatos aprovados em concurso

Publicado em: 14/06/2023 12h49 - em Secretaria Municipal de Educação

Imagem Certa 1

EMEF Sylvio Heck funda Clube de Leitura para seus estudantes

Publicado em: 14/06/2023 11h38 - em Diretoria Regional de Educação Santo Amaro

1 157 158 159 160 161 1.509