EMEF Sylvio Heck funda Clube de Leitura para seus estudantes

Projeto foi criado este ano e visa estimular a relação entre o universo dos livros e a realidade

Publicado em: 14/06/2023 11h38 | Atualizado em: 14/06/2023

A Professora Orientadora de Sala de Leitura (POSL) Ana Paula Rodrigues, da EMEF (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Sylvio Heck, criou este ano um projeto denominado Clube de Leitura, na qual visa incentivar os estudantes a se apaixonarem pela Literatura, além de fazê-los perceber que as narrativas dos livros e a realidade estão mais conectadas do que se imagina.

Imagem Certa 1

Clube de Leitura realizado na EMEF Sylvio Heck

O Clube de Leitura consiste em um encontro semanal e conta com 17 integrantes. A leitura ocorre coletiva e colaborativamente, sendo cada estudante responsável por ler um personagem ou trecho específico da obra.

Os integrantes do projeto têm entre 13 e 15 anos (ou seja, são do 7° ao 9° ano) e possuem cadernos chamados de “diários de leitura” em que anotam observações pessoais no decorrer da narrativa da obra, as quais podem ser compartilhadas com o grupo ou serem privadas, dependendo da vontade de cada estudante.

Imagem Certa 2

“Diário de leitura” de uma das integrantes do Clube

Mesmo sendo novo, o Clube de Leitura já tem uma tradição. Antes do início da leitura, os estudantes colocam a mão no peito e falam e voz alta o juramento: “Eu juro, pelo bem do Clube de Leitura, que jamais irei ler mais do que o combinado e tentarei não pegar spoilers”.

Estando em seu ano inaugural, os estudantes demonstraram muito engajamento e têm ótima relação com a POSL Ana Paula.

De acordo com Ana Paula, o projeto surgiu enquanto ela trabalhava na Academia Estudantil de Letras (AEL), mas percebeu que alguns estudantes tinham vergonha de se apresentar. Portanto, ela decidiu criar o Clube de Leitura para ser mais um espaço de liberdade e acolhimento às crianças.

“O Clube surgiu para atender às necessidades das crianças, que passavam o dia inteiro na escola e precisavam de atividades literárias para além dos livros dados em sala de aula”, disse a docente.

Mesmo tendo um curto período de existência, o Clube de Leitura já trouxe vários benefícios às vidas dos integrantes. De acordo com a professora, foi notável o desenvolvimento acadêmico dos estudantes, que passaram a participar mais das aulas e a tirar dúvidas com mais frequência.

Imagem Certa 3

Estudantes do Clube de Leitura lendo a obra escolhida pelo grupo

Além disso, o respeito à divergência de opiniões durante o debate e novos vínculos de amizade foram outros pontos positivos promovidos pelo Clube. Sobre isso, Yasmin, uma das integrantes do grupo, afirmou: “Com o Clube, nós aprendemos a conviver com as nossas diferenças e fizemos amizades que antes eram inimagináveis, já que antes a gente mal se falava nos corredores e nas salas”.

O livro escolhido para iniciar esse projeto tão fundamental foi “Sapato de Salto”, de Lygia Bojunga, que aborda diversas pautas sociais. Questionada sobre qual foi o motivo de ler uma narrativa com temas tão delicados com os adolescentes, a POSL disse: “A partir da leitura e percepção da vida dos personagens, nós temos um enorme aprendizado e conseguimos ter melhores escolhas de vida”.

Imagem Certa 4

Livro lido, atualmente, no Clube de Leitura

A liberdade de expressão dos estudantes sobre esses temas é muito incentivada por Ana Paula, que faz perguntas que a reflexão do grupo, o que, consequentemente, aumenta o debate durante a análise sobre a obra.

Foi por meio desse método que os participantes perceberam que a história do livro também acontece na realidade. “Com a leitura desse livro, a gente aprendeu a conviver com a nossa realidade e com os problemas do nosso dia a dia”, afirmou Stephany, uma das alunas.

Maria Clara completou: “Essa leitura trouxe uma consciência para a gente, porque faz críticas sociais que ‘abrem nossos olhos’ e nos faz enxergar o mundo de outra maneira, nos fazendo pensar em nossas próprias experiências”.

Sendo assim, o Clube de Leitura demonstra a conectividade entre realidade e ficção, oportunizando o protagonismo estudantil através de reflexões geradas a partir das leituras literárias.

Imagem Certa 5

Grupo de estudantes que integram o projeto do Clube de Leitura junto com a POSL Ana Paula Rodrigues, da EMEF Sylvio Heck

Fotografia mostra a escadaria dentro do CEU Água Azul e ao fundo um prédio em formato redondo com grafites de crianças.

Projeto Memórias Literárias “O Livro da Vida” será lançado no CEU Água Azul

Publicado em: 03/05/2024 4h47 - em Secretaria Municipal de Educação

Uma biblioteca com bancos coloridos

EMEI Olandya Peres Ribeiro realiza chá literário com presença de autores dos livros lidos

Publicado em: 02/05/2024 5h48 - em Secretaria Municipal de Educação

Estudantes Participande De Mostra De Cinema

Mostra de Cinema na EMEF Hipólito José da Costa inicia nesta quinta-feira (2)

Publicado em: 02/05/2024 1h10 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia mostra um grupo de crianças sentadas em roda. Há um homem de colete amarelo sendo o recreador.

SME abre inscrições para contratações temporárias da edição de julho do Recreio nas Férias

Publicado em: 02/05/2024 9h10 - em Secretaria Municipal de Educação

Espaço com brinquedos de madeira e parede colorida