Notícias
Estudantes produzem mapas conceituais e quadrinhos para aprender conteúdos da Educação Física
Ação realizada na EMEF Pedro Fukuyei Yamaguchi Ferreira envolve mais de 100 estudantes dos 9º anos
Publicado em: 10/05/2019 10h37 | Atualizado em: 30/11/2020Estudantes da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Pedro Fukuyei Yamaguchi Ferreira, da Diretoria Regional de Educação (DRE) São Miguel, aprendem conteúdos da Educação Física Escolar através de mapas conceituais e histórias em quadrinhos.
A iniciativa de utilizar as técnicas como metodologias de ensino surgiu em 2010, durante as aulas de um curso de especialização, onde o Professor Peterson Amaro, responsável pela proposta, começou a refletir sobre como estas ferramentas poderiam contribuir para o aprendizado dos estudantes.
Mais de 100 estudantes das turmas dos 9º anos participam da proposta inovadora de ensino que iniciou em fevereiro de 2018 e se mantêm presente nas aulas de Educação Física em 2019, cujo objetivo é possibilitar a participação de todos os alunos dentro de uma gestão de aula democrática.
Nas aulas, o professor apresenta o tema de estudo escolhido pelos estudantes, em seguida, expõe uma história em quadrinhos específica daquela manifestação ou um mapa conceitual para iniciar um diálogo com a turma.
Mapa conceitual da prática do Tênis criado pelo Professor Peterson
Geralmente, os quadrinhos seguem uma ordem de apresentação das informações: tema, surgimento, modalidade, regras e materiais. Já os mapas conceituais, são desenhos e informações distribuídas de maneira aleatória em uma folha para que os estudantes possam destacar circulando ou colorindo as informações que gostariam de aprender sobre aquela prática. Com base nas informações apresentadas pelas turmas, o professor planeja e orienta suas ações durante as aulas.
Outra proposta metodológica apresentada pelo Professor Peterson é a explicação dos conteúdos por meio de um site, criado com a finalidade de enriquecer as explicações apresentadas durante as aulas, e apresentar materiais produzidos pelo professor em parceria com estudantes.
Durante as aulas, os estudantes se reúnem em grupos para fazer análise de reportagens em revistas sobre as manifestações corporais elencadas pela turma. A turma do 9ºA estuda a prática do Tênis e considera importante desenvolver mapas conceituais para a turma, o 9º B se debruçou sobre a prática do futebol, já os 9º anos C e D optaram pela criação de quadrinhos sobre o Voleibol e Basquetebol após analisarem mapas conceituais de ambas as práticas.
História em quadrinhos criado pelas estudantes do 9º ano, Brenda e Dyenifer
Mapa conceitual criado pelas estudantes do 9º ano, Bruna, Beatriz, Nayara, Maria Luiza e Emylaine Vitória
Para o Professor Peterson, ao realizar estas ações, os estudantes têm em mãos, um material produzido por eles para fazerem análises críticas para além da prática corporal de movimento, “fazer pelo fazer”, possibilitando a compreensão sobre novas formas de aprender, enriquecendo o processo de ensino e aprendizagem.
No decorrer da proposta, o professor perguntou aos alunos sobre a utilização desta metodologia nas aulas:
“É um jeito diferente de aprendizado”, observa Luis Henrique.
“O mapa de ideias nos ajudou e muito, pois não sabíamos jogar perfeitamente, começamos a conhecer outras formas e posições do Basquetebol, além disso, nos surpreendemos ao trabalhar em grupo e saber que a gente se deu muito bem na atividade”, relatam as estudantes Dyenifer e Brenda.
“Os quadrinhos nos ajudaram a entender melhor as atividades”, comenta Fernanda Ferreira e Julia Oliveira.
Notícias Mais Recentes
Secretaria Municipal de Educação
Contratação de temporários durante o período eleitoral
Secretaria Municipal de Educação
CEUs da capital oferecem programação especial durante o Agosto Indígena
Secretaria Municipal de Educação
Programa de Apoio Pedagógico promove protagonismo estudantil na EMEF Conde Luiz Eduardo Matarazzo
Secretaria Municipal de Educação
Prefeitura de São Paulo lança Educamóvel para orientar e tirar dúvidas sobre os serviços da Rede Municipal de Ensino
Secretaria Municipal de Educação
44ª edição do Recreio nas Férias começa na próxima quarta-feira (10) com refeições diárias, atividades recreativas e passeios culturais
Secretaria Municipal de Educação
Estudantes da Rede Municipal de Ensino participam de programações do Edifício Oswald de Andrade
Relacionadas
Prefeitura de SP anuncia parceria com a Unicamp para promover ações formativas de Cultura de Paz nas escolas
Publicado em: 02/07/2024 1h30 - em Secretaria Municipal de Educação
SME abre processo seletivo para atuação em Classes Hospitalares
Publicado em: 01/07/2024 2h37 - em Secretaria Municipal de Educação
SME desenvolve plataforma que dá acesso às documentações da Educação Paulistana
Publicado em: 28/06/2024 6h00 - em Secretaria Municipal de Educação
CEU Casa Blanca abre inscrições para a 10ª edição do Festival de Dança
Publicado em: 28/06/2024 11h29 - em Secretaria Municipal de Educação
2ª edição do Acelerando Hortas vai selecionar e premiar 13 unidades educacionais com projetos de Hortas Escolares
Publicado em: 27/06/2024 6h03 - em Alimentação Escolar