Notícias
Estudantes produzem mapas conceituais e quadrinhos para aprender conteúdos da Educação Física
Ação realizada na EMEF Pedro Fukuyei Yamaguchi Ferreira envolve mais de 100 estudantes dos 9º anos
Publicado em: 10/05/2019 10h37 | Atualizado em: 30/11/2020Estudantes da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Pedro Fukuyei Yamaguchi Ferreira, da Diretoria Regional de Educação (DRE) São Miguel, aprendem conteúdos da Educação Física Escolar através de mapas conceituais e histórias em quadrinhos.
A iniciativa de utilizar as técnicas como metodologias de ensino surgiu em 2010, durante as aulas de um curso de especialização, onde o Professor Peterson Amaro, responsável pela proposta, começou a refletir sobre como estas ferramentas poderiam contribuir para o aprendizado dos estudantes.
Mais de 100 estudantes das turmas dos 9º anos participam da proposta inovadora de ensino que iniciou em fevereiro de 2018 e se mantêm presente nas aulas de Educação Física em 2019, cujo objetivo é possibilitar a participação de todos os alunos dentro de uma gestão de aula democrática.
Nas aulas, o professor apresenta o tema de estudo escolhido pelos estudantes, em seguida, expõe uma história em quadrinhos específica daquela manifestação ou um mapa conceitual para iniciar um diálogo com a turma.
Mapa conceitual da prática do Tênis criado pelo Professor Peterson
Geralmente, os quadrinhos seguem uma ordem de apresentação das informações: tema, surgimento, modalidade, regras e materiais. Já os mapas conceituais, são desenhos e informações distribuídas de maneira aleatória em uma folha para que os estudantes possam destacar circulando ou colorindo as informações que gostariam de aprender sobre aquela prática. Com base nas informações apresentadas pelas turmas, o professor planeja e orienta suas ações durante as aulas.
Outra proposta metodológica apresentada pelo Professor Peterson é a explicação dos conteúdos por meio de um site, criado com a finalidade de enriquecer as explicações apresentadas durante as aulas, e apresentar materiais produzidos pelo professor em parceria com estudantes.
Durante as aulas, os estudantes se reúnem em grupos para fazer análise de reportagens em revistas sobre as manifestações corporais elencadas pela turma. A turma do 9ºA estuda a prática do Tênis e considera importante desenvolver mapas conceituais para a turma, o 9º B se debruçou sobre a prática do futebol, já os 9º anos C e D optaram pela criação de quadrinhos sobre o Voleibol e Basquetebol após analisarem mapas conceituais de ambas as práticas.
História em quadrinhos criado pelas estudantes do 9º ano, Brenda e Dyenifer
Mapa conceitual criado pelas estudantes do 9º ano, Bruna, Beatriz, Nayara, Maria Luiza e Emylaine Vitória
Para o Professor Peterson, ao realizar estas ações, os estudantes têm em mãos, um material produzido por eles para fazerem análises críticas para além da prática corporal de movimento, “fazer pelo fazer”, possibilitando a compreensão sobre novas formas de aprender, enriquecendo o processo de ensino e aprendizagem.
No decorrer da proposta, o professor perguntou aos alunos sobre a utilização desta metodologia nas aulas:
“É um jeito diferente de aprendizado”, observa Luis Henrique.
“O mapa de ideias nos ajudou e muito, pois não sabíamos jogar perfeitamente, começamos a conhecer outras formas e posições do Basquetebol, além disso, nos surpreendemos ao trabalhar em grupo e saber que a gente se deu muito bem na atividade”, relatam as estudantes Dyenifer e Brenda.
“Os quadrinhos nos ajudaram a entender melhor as atividades”, comenta Fernanda Ferreira e Julia Oliveira.
Notícias Mais Recentes
Secretaria Municipal de Educação
Sesc 14 Bis promove palestra sobre a exposição "Pausa" que traz reflexões sobre o cotidiano das infâncias
Secretaria Municipal de Educação
Professores da rede pública e privada terão desconto para reserva de hoteis em todo o país
Secretaria Municipal de Educação
Prêmios do concurso “Cozinhas e Infâncias” começam a ser entregues nas unidades educacionais vencedoras
Secretaria Municipal de Educação
Programa Recreio nas Férias da Prefeitura de SP também beneficiou os estudantes de escolas particulares
Secretaria Municipal de Educação
CEI Cantinho da Tia Isaura promove projeto de adaptação e palestra sobre aleitamento materno
Diretoria Regional de Educação Guaianases
DRE Guaianases Realiza Reunião de Organização do Ano Letivo de 2025 com os CEIs Parceiro
Relacionadas
![Rede UniCEU divulga resultados parciais da pesquisa por interesse](https://educacao.sme.prefeitura.sp.gov.br/wp-content/uploads/2019/05/36849_tb-1.jpg)
Pesquisa de Interesse por Cursos – Rede UniCEU/UAB
Publicado em: 17/03/2017 12h12 - em Ensino Superior
![9º Prêmio CET de Educação de Trânsito](https://educacao.sme.prefeitura.sp.gov.br/wp-content/uploads/2019/05/36837_tb-1.jpg)
9º Prêmio CET de Educação de Trânsito
Publicado em: 17/03/2017 11h22 - em Secretaria Municipal de Educação
![CEI Instituto Dona Ana Rosa participa de gravação de vídeo para o PNAE](https://educacao.sme.prefeitura.sp.gov.br/wp-content/uploads/2019/05/36813_tb-1.jpg)
CEI Instituto Dona Ana Rosa participa de gravação de vídeo para o PNAE
Publicado em: 16/03/2017 4h35 - em Alimentação Escolar
![Memorial da Educação Municipal oferece programação de férias](https://educacao.sme.prefeitura.sp.gov.br/wp-content/uploads/2019/05/9139_tb-1.jpg)
Memorial da Educação Municipal oferece programação de férias
Publicado em: 16/03/2017 2h21 - em Formação
![Educação publica portaria que orienta a aplicação das Avaliações Externas](https://educacao.sme.prefeitura.sp.gov.br/wp-content/uploads/2019/05/36738_tb-1.jpg)
Educação publica portaria que orienta a aplicação das Avaliações Externas
Publicado em: 16/03/2017 11h35 - em Diretoria Regional de Educação Butantã